quinta-feira, 7 de junho de 2012


Pacto Pela Vida Animal realiza primeira ação no Centro do Recife

Ação vai coletar denúncias e assinaturas para petição do Pacto. Intuito é gerar mobilização popular para garantir leis mais rígidas contra crimes ambientais

Na próxima sexta-feira (8), a Delegacia do Meio Ambiente (Depoma), em parceria com entidades da sociedade civil, vai realizar a primeira ação em defesa do Pacto Pela Vida Animal. A mobilização acontece a partir das 7h, no pátio da Igreja do Carmo, na Cruz Cabugá, Centro do Recife.

No local, Uma equipe da Depoma estará na Delegacia Móvel coletando assinaturas para o programa Pacto Pela Vida Animal, que tem como objetivo a implementação de Políticas Públicas que garantam a proteção dos animais no Estado e fazendo o registro de denúncias de crimes ambientais.

De acordo com a delegada Nely Carvalho, mais da metade das queixas registradas na Depoma atualmente são de maus tratos contra animais, por isso a importância de conscientizar a população sobre o crime. "Cerca de 60% das denúncias feitas são de maus tratos, é necessário atuar junto a população", comenta.

Representantes de organizações não governamentais como as Associações de Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (Adama) e Solidários Pela Vida (Sovida) estarão presentes na ação, além de defensores autônomos dos direitos dos animais. A mobilização acontece até às 16h.

SOBRE O PACTO
 - Inspirado no programa Pacto Pela Vida, o Pacto Pela Vida Animal, lançado no dia 30 de maio, é um programa entre Estado e sociedade civil que visa promover ações que garantam segurança e bem estar aos animais como um todo, além de agravar a pena para os acusados de atentar contra a integridades dos bichos, através atitudes como abandono e maus tratos.

O Pacto preparou uma petição e, ao atingir o número de 64.634 assinaturas, o documento será encaminhado ao governador Eduardo Campos e em seguida ao Congresso, para que as leis contra crimes ambientais sejam mais rígidas em Pernambuco. "Hoje, a pena varia de 3 meses a 1 ano e multa, pois é considerado um crime de menor potencial ofensivo. Caso esse novo projeto de reforma do código seja aprovado no plenário do Congresso Nacional, a pena vai ser de 1 a 4 anos, inclusive a gente vai poder lavrar um auto de prisão em flagrante e delito", informou a delegada.

A petição do Pacto pela Vida Animal pode ser assinada por qualquer pessoa tanto presencialmente quanto pela internet, através do sitewww.pactopelavidaanimal.com.br. O endereço da web também permite que os interessados em colaborar com a causa imprimam uma guia da ata para recolher assinaturas. O documento deve ser entregue na Delegacia do Meio Ambiente (Rua Comendador Bento Aguiar, 486, Ilha do Retiro).

Nenhum comentário: