quinta-feira, 21 de junho de 2012


Feras protestam hoje contra redação do Enem

Vestibulandos da UFPE são contrários à manutenção da dissertação do exame nacional. Preferem a prova da Covest

Estudantes de cursinhos pré-vestibulares e de turmas dos 3º anos do ensino médio realizarão, a partir das 13h desta quinta-feira, um protesto contra a decisão da UFPE de manter a redação do Enem no vestibular. Os feras vão se concentrar na Praça do Derby, área central do Recife. Pretendem ocupar a Avenida Agamenom Magalhães, embora garantam que o objetivo não é atrapalhar o trânsito. De lá, o grupo sairá em passeata para a sede da Comissão do Vestibular (Covest), que fica perto da praça, na Rua Amaury de Medeiros. 

Cartazes e faixas foram produzidas pelos estudantes, segundo Laila Santiago, uma das organizadoras do protesto. Os jovens tentarão falar com o presidente da Covest, Armando Cavalcanti. Apesar de a comissão realizar o vestibular da UFPE, qualquer decisão sobre o processo seletivo é de responsabilidade do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. Foi esse conselho que, semana passada, aprovou a manutenção da redação do Enem no concurso.

A reclamação dos vestibulandos é que a correção das redações do Enem é injusta e nem sempre as notas são corretas. Eles defendem que a redação volte a ser aplicada pela Covest. Na UFPE, a primeira fase do vestibular é o Enem. A segunda etapa é realizada pela Covest. O calendário deste ano já foi divulgado: Enem dias 3 e 4 de novembro. A segunda fase será dias 2 e 3 de dezembro. As inscrições ocorrerão de 11 de setembro a 5 de outubro.

Nenhum comentário: