quinta-feira, 28 de junho de 2012

Coluna Politica


       Eduardo contra Lula
O presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, ouviu, ontem, do ex-presidente Lula, por diversas vezes, durante uma conversa de uma hora, que no Recife só terá um candidato a prefeito: o senador Humberto Costa (PT).
Com isso, é possível de antemão prever uma disputa na capital entre duas potências. De um lado Lula, que em seu governo transformou o Estado num canteiro de obras, e de outro o governador Eduardo Campos (PSB), que vai testar o seu capital político e eleitoral reeditando a velha tese do andor com a candidatura do secretário licenciado do Desenvolvimento, Geraldo Júlio.
Trata-se de um cenário nunca imaginado. Afinal, até há menos de 15 dias, Lula e Eduardo eram tão próximos, tão afinados, tão entendidos e entrosados que Lula certa vez disse que o tinha como filho. E o apontava como uma espécie de sucessor no cenário nacional. Quem é mais forte no Recife: Lula ou Eduardo?
Saberemos com o resultado das eleições. O ex-presidente é quase que um santo para os pernambucanos e não está apoiando um nome desconhecido, mas um senador da República com serviços prestados ao partido, ao Estado e ao País.
Eduardo, por sua vez, é o fato novo da cena nacional. E resolveu apostar todas as fichas na sua popularidade para derrotar o PT, criar um sucessor e, consequentemente, derrotar Lula. Se conseguir tal façanha, estará credenciado para o voo nacional, com o qual sonha acordado.
CORPO MOLE- O deputado Paulo Rubem Santiago superou as pressões da direção estadual do PDT e com o aval da cúpula nacional pedetista faz, hoje, a sua convenção homologando a candidatura na corrida sucessória do Recife. Presidente do PDT no Estado, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, não fez muito esforço também para reverter à decisão de Rubem, temendo que o PT, em represália, viesse a lançar um candidato petista na capital do forró.
Imagem diz tudo - Lula não deu um sorriso na foto, ontem, com o senador Humberto Costa e o presidente do PP, Eduardo da Fonte, o que sinaliza claramente seu descontentamento com a crise vivida pela Frente Popular no Recife e, principalmente, a mudança de rumo do governador Eduardo Campos, que trocou ele (Lula) por Jarbas.

PMDB em festa - O PMDB governista – leia-se o grupo dos senadores José Sarney e Renan Calheiros – comemora intensamente o rompimento da aliança do governador Eduardo Campos com o PT no Recife. Enxerga na crise uma forma de Dilma passar, a partir de agora, a prestigiar mais a ala, temendo a projeção de Eduardo no plano nacional. Tem gente comemorando com champanhe.
Fim do isolamento - O candidato do PT a prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, rompeu o isolamento imposto pelo Palácio das Princesas e amarrou, ontem, o apoio do PPS, fechando a sua chapa com o empresário pós-comunista Vilmar Capellaro. Na semana passada, o petista perdeu uma legenda aliada, o PP, por pressão do PSB, que tem candidato próprio: Fernando Filho.
Lula na telinha - O ex-presidente Lula prometeu, ontem, ao senador Humberto Costa, gravar um depoimento para ser exibido na convenção do candidato petista a prefeito do Recife, amanhã, na sede do Baile Perfumado, antigo Cavalo Dourado. Não será a primeira nem única participação dele na campanha de Humberto. Lula virá ao Recife e será a grande estrela de Humberto no guia.

CURTAS
VICE DE PESO – O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, ganhou um reforço, ontem, para sua campanha: seu vice será o ex-prefeito Guilherme Coelho, filho do ex-deputado federal Osvaldo Coelho. Substitui o tucano Domingos Sávio, que continua na base de apoio ao prefeito.
CALOTE– A Empetur deu um calote nos radialistas contratados no Sertão do Pajeú para animação dos polos oficiais do Carnaval.  Em se tratando de Governo, não dá para se surpreender. Artistas que trabalharam no Carnaval também ainda não receberam os seus cachês.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Na volta hoje ao Estado, o governador vai confirmar o distanciamento de Lula?

Nenhum comentário: