quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coluna Politica


       Nem Lula reverte
Nem o ex-presidente Lula implorando amanhã, durante encontro em São Paulo, o governador Eduardo Campos abrirá mão do direito de o PSB disputar a eleição em faixa própria para prefeito do Recife. “A decisão é irreversível”, garante uma fonte palaciana.
Lula iria falar, ontem, com exclusividade, no programa de Geraldo Freire, mas recuou e em seu lugar escalou o presidente da executiva nacional do PT, Rui Falcão. Ruim para Humberto Costa, candidato do partido, porque, diferentemente de Lula, que passa credibilidade e exerce influência indiscutível no Estado, especialmente na capital, Falcão é o símbolo do autoritarismo.
No Recife, a sua imagem é, indiscutivelmente, associada ao golpe dado pelo PT na candidatura de João da Costa. Rui Falcão é stalinista e recorreu aos métodos mais ortodoxos do seu inspirador, o ditador soviético Josef Stalin, para impedir o direito do prefeito de tentar a reeleição.
A conversa, portanto, de Lula e Eduardo, amanhã, em São Paulo, é apenas um comunicado do governador, porque ninguém mais do que o próprio ex-presidente conhece as razões em profundidade de o PSB não se alinhar ao PT com Humberto no Recife.
COLIGAÇÃO GIGANTESCA- Na bancada federal em Brasília, a convicção entre os aliados do governador é tamanha quanto ao não alinhamento do PSB à candidatura do senador Humberto Costa que já se fala até no tamanho da coligação que será formada em torno do candidato socialista: 12 legendas. Quanto ao candidato, ninguém também tem mais dúvidas de que o governador prefere o secretário Geraldo Júlio, de perfil gerencial, a sua Dilma de calças compridas.
Fichas sujas de Gravatá -  Em Gravatá, o pré-candidato do PTB, Bruno Martiniano, favorito na disputa pela Prefeitura, não poderia ter recebido melhor notícia ontem: a confirmação, pela lista do Tribunal Superior Eleitoral, do prefeito Ozano Brito (PSD) e do ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB) no rol dos políticos fichas-sujas e, portanto, inelegíveis.


Bem na foto - Chegou às mãos do presidente estadual do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, uma ampla pesquisa sobre o cenário político em Jaboatão dos Guararapes. Aponta um quadro bastante favorável à reeleição do prefeito Elias Gomes (PSDB), cuja gestão tem excelente aceitação. O levantamento, aliás, é muito parecido com que foi recentemente publicado na Folha de Pernambuco.
O outro lado - Versão que correu, ontem, nos bastidores da bancada federal em Brasília: no caso do governador Eduardo Campos atender ao apelo de Lula em apoiar à candidatura de Humberto, receberia do PT nacional em contrapartida a garantia de que retiraria as candidaturas petistas em Petrolina, Igarassu e Serra Talhada. Mas ninguém faz fé.
Fundarpe dá calote - A Fundarpe, pasmem, não pagou ainda o cachê dos repentistas que participaram do Desafio Nordestino de Cantadores de 2010. São 10 duplas de violeiros na fila, sendo enganados todos os dias. E a instituição não dá a menor satisfação. Será que o governador Eduardo Campos, que costuma zelar tanto pela imagem do seu governo, está a par disso?

CURTAS
LEGENDA – Pré-candidato do PDT a prefeito do Recife, o deputado Paulo Rubem não acredita que a direção estadual pedetista venha a negar-lhe a legenda para entrar na disputa, caso o PSB resolva de fato disputar a sucessão do prefeito João da Costa em faixa própria. “Queiroz já garantiu minha candidatura”, diz, referindo-se ao presidente José Queiroz. Será?
TRADIÇÃO– Pré-candidato do PSDB a prefeito de Ipojuca, o deputado Carlos Santana cumpriu, ontem, mais uma tradição: saiu direto do plenário da Casa para a comunidade de Camela, onde participou, ao lado dos fiéis, da procissão em homenagem a Santo Antônio, padroeiro do distrito.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Amanhã em São Paulo, depois de encontro com Lula, saberemos se o governador está blefando em relação à candidatura própria do PSB no Recife?

Nenhum comentário: