sexta-feira, 15 de junho de 2012

COLUNA POLITICA


          Henry leva baque
Confirmada a candidatura em faixa própria do PSB no Recife, o mais atingido será o pré-candidato do PMDB, Raul Henry, que alimentava esperança de contar com o apoio do governador Eduardo Campos, mesmo por debaixo dos panos, numa aliança branca.
Henry já teve dois encontros com Eduardo e sinalizações de que seu projeto tinha a sua simpatia diante do impasse gerado pela crise nas hostes do PT. O peemedebista, aliás, fez, ontem, o lançamento extraoficial da sua candidatura com uma festa de arromba em comemoração ao seu aniversário.
Aliados de peso vieram de Brasília, entre eles o vice-presidente da República, Michel Temer (SP), um dos maiores entusiastas de candidatura própria do partido na capital pernambucana. Há 30 dias, Henry teve uma longa conversa com o governador e de lá para cá se apresentou com mais entusiasmo para entrar na disputa, mesmo não atraindo apoios entre os partidos da oposição.
O que o motivou, na verdade, foi o gesto de Eduardo, com quem se relaciona bem e chegou a ajudar na reaproximação dele com o senador Jarbas Vasconcelos. Entrando no Recife com candidato do PSB, o governador não poderá ajudar mais Henry.
E sem somar, caminhando solitário, o candidato do PMDB não tem chances de chegar ao segundo turno. A não ser que conte com apoios de pré-candidatos da oposição que venham a desistir, cenário improvável.
ALIANÇA PAULISTA- O governador Eduardo Campos oficializa, hoje, em São Paulo, o apoio do PSB ao candidato do PT a prefeito da capital, Fernando Haddad. Mas a novela mexicana em que se transformou a sucessão no Recife com o racha provocado na base governista tende a continuar por mais uns dias, porque Lula adiou a conversa com Eduardo seguindo recomendação médica. O martelo será batido no início da semana que vem na capital paulista.
Goela-abaixo - Não foi fácil também para o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, emplacar a deputada Luiza Erundina na vice do candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad. Presidente paulista do diretório estadual, o deputado Márcio França resistiu. Acha que Erundina vive distanciada das atividades partidárias em São Paulo.

Trégua desesperadora - O senador Humberto Costa, indicado pela direção nacional do PT para disputar a Prefeitura, não consegue esconder o nervosismo diante da ameaça de o governador lançar de fato um nome do PSB para disputar a Prefeitura do Recife. Ao presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, chegou a propor a negociação de uma trégua com o grupo do prefeito João da Costa.
Briga de rua - Pedro Eugênio, entretanto, ponderou. Disse que o clima no PT conflagrou-se de uma maneia quase que incontornável. Deixou de ser uma briga política e virou briga de rua. Qualquer um que ganhar essa disputa terá 50% de petistas trabalhando contra, segundo concluiu um influente integrante do PT próximo ao ex-presidente Lula.
O grande encontro - Tão logo soube que Jarbas estava internado no Sírio Libanês para uma intervenção no coração, o ex-presidente Lula manifestou desejo em fazer-lhe uma visita. Na quarta-feira de noite, assim que se confirmou a chegada do ex-presidente ao hospital, o senador pernambucano fez o inverso e foi ao apartamento em que Lula deu entrada. Bateram um papo e posaram para fotos.
CURTAS
CORRERIA – Praticamente todas as convenções no Recife e em cidades importantes do Interior estão sendo marcadas para o último dia do prazo – 30. O governador terá que fazer um milagre para estar presente na festa do seu candidato no Recife e depois em Caruaru e Petrolina, para prestigiar, respectivamente, José Queiroz (PDT) e Fernando Filho (PSB).
VAI BANCAR?– Pré-candidato do PDT a prefeito do Recife, o deputado Paulo Rubem Santiago recebeu a garantia, ontem, do presidente estadual da legenda, José Queiroz, que a convenção que homologará a sua candidatura na capital será realizada no dia 25. Resta saber se depois do imbróglio do PT com o PSB no Recife Queiroz não farrapa.  
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Há chances de Lula convencer, hoje, Eduardo a desistir de candidato próprio do PSB no Recife?

Nenhum comentário: