quinta-feira, 21 de junho de 2012

Coluna Politica


         Bastidores sanguinolentos
É maior e mais sanguinolenta a briga entre PSB e PT em Pernambuco, provocado pelo racha no Recife pela decisão do governador de lançar candidato próprio a prefeito. Nos bastidores, o clima é de guerra. E as consequências começam a respingar em todo Estado.
Sabendo da movimentação do governador em isolar o PT, forçando Humberto a montar uma chapa puro-sangue, um emissário do senador deixar vazar, ontem, que haverá troco. Em Olinda, por exemplo, o PT, que já havia fechado com a reeleição de Renildo Calheiros (PCdoB), pode recuar e lançar candidato próprio. A mais cotada é a deputada Teresa Leitão.
Em Paulista, onde o PT também candidato próprio – deputado estadual Sérgio Leite – forças mobilizadas pelo governador estão levando todos os partidos da Frente Popular ao alinhamento automático à candidatura do socialista Júnior Matuto, para isolar Leite.
Em Petrolina, o candidato do PT, Odacy Amorim, já foi apunhalado. Perdeu o apoio do PP, que tinha como presidente da comissão provisória a sua mulher. O que se diz, ainda, é que governador irá tirar ainda todos os partidos nanicos que já estejam comprometidos com outros petistas no Interior, como Luciano Duque, em Serra Talhada, candidato oficial do prefeito Carlos Evandro.
ALIANÇA COM JARBAS?- Na dura investida contra o PT no Estado, o que se ouve, ainda, nos bastidores, é que o governador estaria disposto também a selar uma aliança com o PMDB, do senador Jarbas Vasconcelos, abrindo na chapa do PSB na capital a vaga para indicação do candidato a vice. Sintomas disso não faltam: Raul Henry foi o primeiro a dizer que abre mão da sua candidatura em nome da unidade da oposição e ontem voltou a São Paulo, para uma conversa com Jarbas.
Arrumando as gavetas - Disposto a enfrentar o poderio do governador, que está bancando um candidato do PSB no Recife, o senador Humberto Costa está em fase de despedidas em Brasília, para se dedicar integralmente à campanha. Já abriu mão da condição de membro efetivo da CPI do Cachoeira, onde será substituído por Jorge Viana (PT-AC).
Dossiê anti-PT - A assessoria do PSB está fazendo um verdadeiro dossiê das alianças do PT na Região Metropolitana e no Interior. Em Serra Talhada, a tendência é do candidato Luciano Duque, apoiado pelo prefeito Carlos Evandro (PR), perder o apoio de todos os partidos da Frente Popular. Tanto que é bem provável que o PTB, de Armando Monteiro, apoie Sebastião Oliveira, candidato do governador.
Briga feia - Em Araripina, o prefeito Lula Sampaio (PTB), que reassumiu por força de medida judicial, prometeu para hoje mostrar as contas referentes aos seis meses da passagem do interino, o vice-prefeito Alexandre Arraes (PSB), que reagiu dizendo que o trabalhista não tem autoridade moral para fazer em ética e moralidade. “Ele foi afastado por corrupção”, disse Arraes.
Henry na vice -  Na visita que fez, ontem, ao senador Jarbas Vasconcelos em São Paulo, o deputado Raul Henry, que já havia estado ali no domingo passado, deve ter discutido com ele a aliança que o governador deseja selar com o PMDB no Recife, entregando a vaga de vice na chapa de Geraldo Júlio ao próprio Henry. Que, aliás, já havia ensaiado o discurso para jogar a toalha.



CURTAS 
HOMOLOGAÇÃO – Aliados do prefeito João da Costa interpretaram a decisão do juiz da 3ª Vara Civil do Recife, tomada terça-feira passada, de forma muito mais ampla. Entendem que o magistrado deu o direito absoluto para o PT homologar a candidatura de Costa à reeleição.
CHANCES ZERO – Numa conversa, ontem, com a repórter Rivânia Queiroz, Francisco Rocha, o Rochinha, deixou a entender que o prefeito João da Costa não tem a menor chance de reverter à decisão do PT nacional, que cassou seu direito à reeleição, mesmo depois da decisão do juiz da 3ª Vara Civil do Recife.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Como vai ser a reação da oposição se o PSB confirmar Raul Henry na vice de Geraldo Júlio no Recife?

Nenhum comentário: