segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paraíso perdido

A combinação de crescimento urbano sem planejamento pode resultar em efeitos catastróficos. Basta ver a desordem no Recife, com tubulações de água e esgoto estourando porque não suportam o aumento da demanda e ruas quase intransitáveis, de tantos carros em circulação. Embora essa realidade não seja ignorada, o governo do Estado deslumbrou-se com o crescimento econômico e a pujança do Litoral Sul após o advento de Suape e descuidou da segurança. O resultado está sendo desastroso.
Em vez de belas praias e sossego, quem busca o litoral do Cabo pode encontrar muita violência pela frente. Arrombamentos, assaltos e tiroteios passaram a ser comuns nas praias do município. A pergunta é: como o governo, sabendo que um polo industrial da estatura de Suape atrairia gente de toda parte do País, não fez um planejamento estratégico em segurança pública? Por falta de efetivo não foi, pois o executivo se gaba (com razão) de ter contratado milhares de policiais nos últimos anos. No litoral Sul, a única praia com policiamento adequado é Porto de Galinhas (dos ovos de ouro, para o turismo). As demais deixam a desejar.
Nesse vácuo de autoridade, os criminosos estão ficando cada vez mais violentos e os crimes, mais ousados. Mês passado, bandidos de barco assaltaram turistas na paradisíaca Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Se cada visitante voltar para casa contando história parecida com essa, em breve nosso litoral voltará a ser deserto.

Nenhum comentário: