quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

COLUNA POLITICA II


Portfólio para 2014
“O povo não tem como estar reclamando a vocês. Então, fui eleito para reclamar. Quando o general senta, a tropa deita”. O texto é ditado pelo governador Eduardo Campos a seus secretários em reuniões. Resume a forma como o socialista conduz a gestão. Na visão do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, a rédea curta provoca resultados. Ele registrou o trecho, ontem, em passagem pela Folha ao falar do modelo de cobranças impresso à administração. O monitoramento deixou de ser feito com os auxiliares de um por um e passou a ser conduzido em grupos. Em outras palavras, os secretários precisam apresentar frutos e dados positivos se não quiserem levar chamadas na frente dos outros. Um dia antes do governador chegar da viagem de férias que fez com a família a países como Turquia, Inglaterra e França, Tadeu, sem querer se estender, apresentou um balanço breve do ano. Chegando ao fim, 2011, apesar de ser o o quinto ano de Governo Eduardo, é traduzido pelo secretário como “um ano de semeadura, não de colheita”. A citação tem a ver com outra tese ecoada pelo chefe – “2011 não é o quinto ano da gestão, mas o primeiro de um novo Governo”. Eduardo “botou pilha” no secretariado remanejando-os de função no início do ano. Injetou novo fôlego. O “resumo da ópera”, na leitura de Tadeu, estará pronto só “em 2014″. Portfólio de Eduardo que tem planos de voo nacional.

Na conta -
 No saldo 2011: na Saúde, entrega do 3º hospital metropolitano, o Pelópidas da Silveira e ordem de serviço do hospital Vitalino; na Água, inauguração da Adutora de Pirapama; na Educação, chegou-se a 174 escolas integrais; na Mobilidade, o Promob.

AfiadoO secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, conversou com o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, por mais de uma hora ontem. Apresentou informações de vários setores. Só nos “45 do segundo tempo” foi que precisou recorrer a uma “fila” – sobre o Pacto pela Vida. Carimbou 2011 como o melhor para Segurança. De 2007 para cá, a redução de homicídios foi de 40%.

PSDB + PCdoB

Em Paulista, uma aliança entre PCdoB e PSDB começa a ganhar contornos. Dufles Pires(PSDB), vice do prefeito Yves Ribeiro, realiza amanhã confraternização junto com o secretário Jorge Carreiro (PCdoB). O comunista registra que “nunca existiu história de ser vice de Júnior Matuto (PSB). Existe a possibilidade de discutir”.

Devolvendo…

Auxílio-moradia para lá e para cá, o prefeito Elias Gomes, um dos que recebeu parcelas do benefício retroativo referente à década de 90 (quando atuou na Alepe), está devolvendo, hoje, a quantia. São duas parcelas de cerca de R$ 4 mil. O tucano já passou os cheques, mas levou o dia ontem para descobrir a conta da Assembleia.

…o auxílio

A verba vai ficar para os cofres do legislativo e o tucano não sabe a que será destinada. Havia recebido dois depósitos, um de 24 de novembro e outro de 23 de dezembro. Os próximos também serão alvo de devolução, promete. Elias ainda pensou em doar a instituição de caridade. Abriu “jurisprudência”. Alguém mais se habilita?
 CURTAS

Até…-
 Até o PT marcou presença na confraternização do PSDB no Barrozo, na segunda-feira. O partido estava representado pelo vereador Romeu do Povo, de Vicência.

…o PT - 
 Ele é aquele que juntou Humberto Costa, Eduardo Campos, Armando Neto e Sérgio Guerra em adesivos no carro, na campanha de 2010. Pediu votos para chapa governista e para o tucano ao mesmo tempo.

Samba -
 Além do PT, passaram por lá representantes do PMDB, DEM, PP, PSD, PSB e PTB. O petebista era José Humberto, secretário-geral da sigla, cujo presidente estadual, Armando Neto, andou conversando com o prefeiturável do Cabo, Betinho Gomes (PSDB).

Nenhum comentário: