terça-feira, 27 de dezembro de 2011

COLUNA POLITICA II

Dois pesos - Ao protocolar representação no Ministério Público contra o auxílio-moradia retroativo a deputados estaduais da década de 90, a OAB abriu a questão: por que não questionar o TJPE, TCE e o MPPE que também recebem?
  
Novo tom
Assim que transferiu seu título de Petrolina para o Recife, em outubro, o ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho (PSB) tinha acabado de ter uma “surpresa” – como ele mesmo definiu a troca do deputado estadual Odacy Amorim do PSB pelo PT. O parlamentar investiu na mudança como meio de concorrer à Prefeitura de Petrolina, alvo importante para o PSB, cujos planos são de ampliar em cinco vezes seu número de prefeitos em 2012. Naquele momento, FBC reagiu e foi bem duro com o prefeito petista do Recife, João da Costa. Em meio as disparos, afirmou que a capital não estava acompanhando o ritmo de desenvolvimento do Estado. Em seguida, chegou a marcar uma conversa com o gestor. Por desencontros de agenda, o encontro não ocorreu. E, agora, não há mais previsão. “Talvez em janeiro”, cogita FBC. Hoje, ele já fala em outro tom, bem mais ameno – mais sintonizado na disposição do PSB de colaborar com a unidade da Frente Popular, do que com o plano de ter candidaturta própria na capital. “Precisamos manter a unidade”, enfatizou FBC, ontem, em entrevista à Rádio Folha. Indagado sobre João da Costa, amenizou: “O prefeito teve suas dificuldades, inlcusive de saúde e isso acabou por afastá-lo do dia-a-dia da gestão. Isso pode ter contribuído para dificuldades administrativas (…) Hoje, há muita dificuldade. Não quer dizer que não pode ser construído”. 
 
Na prática  - A mudança no “timbre” tem a ver com o fato de que o Palácio não quer perder as eleições no Recife, mas também não vai implodir a Frente Popular por conta disso. “A população apoia de forma expressiva a presidente Dilma e Eduardo. Precisamos manter a unidade”, resumiu FBC.
 
Desejo de FBC 
Falando em saúde do prefeito, o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, passou o Natal na Bahia, na casa do cunhado. Voltou com uma fitinha do Nosso Senhor do Bonfim azul amarrada no pulso. Pediu Saúde, antes de dá o nozinho. Embarcando, hoje, para Brasília, retorna na quinta e passa o ano novo em Porto de Galinhas.
 
Quase oficial
É cada dia mais explícita a relação amigável, em Pernambuco, do PSB com o oposicionista PSDB. Mesmo quando os socialistas lançam candidatura própria na cidade mais relevante governada pelo tucanato, Jaboatão, o clima é só de flores. Ontem, na confraternização dos tucanos, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, marcaram presença.
 
Anexo
O prefeito Eduardo Coutinho anda animado com a “nova cidade” que está sendo construída em Água Preta para compensar os efeitos das enchentes de 2010. Na área de 249 hectares, desapropriada pelo Governo do Estado, estão sendo erguidas 2.159 casas, um hospital, cinco escolas, 40 Km de ruas, 30 praças e centros de idosos.
 
Desembarque
O governador Eduardo Campos chega amanhã da viagem de férias à Europa e já tem agenda administrativa prevista – entregará carros à Polícia Militar ainda esta semana. Embora distante, andou acompanhando tudo e procurou saber de Tadeu Alencar o estado de saúde do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, submetido a um cateterismo.
 
CURTAS
 
Andor - Guilherme Uchoa não esconde o entusiasmo diante da performance de sua filha, Giovana Uchoa (PDT) – pré-candidata a vereadora em Igarassu. As primeiras sondagens são positivas.
 
Diferente - A falta de água que tem levado a população a cobrar ações do deputado estadual e prefeiturável em Jaboatão, João Fernando Coutinho, é em Ribeirão, governada pelo prefeito Clóvis Paiva (PTB), onde o socialista foi majoritário, e não em Água Preta. 
 
Educação - Em Água Preta, Eduardo Coutinho promete concluir três escolas no valor de três milhões com recursos próprios – quantia alta para uma cidade pequena.

Nenhum comentário: