sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

COLUNA POLITICA II

Acho que vai existir muita conversa [com a Câmara]. Entendo que tem segmentos que querem mexer, mas, do nosso ponto de vista, o texto tem avanços expressivos”. Da ministra Isabella Teixeira sobre o Código Florestal.
 
Tanto e tão pouco
O foco está no prefeito do Recife João da Costa. O petista tem sido alvo constante de críticas devido à aprovação relativamente baixa e rejeição elevada. No entanto, olhando com mais detalhes para a última amostra do Ibope divulgada pela Band, na semana passada, percebe-se que, de modo geral, a avaliação da atual safra de gestores municipais é muito baixa se comparada com os números obtidos pelos governadores. Em comparação com as principais capitais, por exemplo, o gestor do Recife aparece entre os melhores colocados no quesito “ótimo” e possui apenas 7%. Empata com Eduardo Paes (RJ) que pontua os mesmos 7% nesse ponto e é o melhor colocado. Virando a lente para o governador Eduardo Campos, mais bem avaliado do Brasil, a marca dele de “ótimo”é de 34%. O socialista, segundo a pesquisa Ibope, é aprovado por 89%, enquanto João da Costa por 41%. O prefeito do Recife aparece à frente dos mais mal avaliados, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), com 31%, e o de Salvador, João Henrique, com 21% de aprovação. Salta aos olhos que todos os prefeitos são mais mal avaliados que os governadores de seus respectivos Estados. Talvez porque as cidades tenham sofrido mais com a crise econômica. Com 2012 à vista, o déficit precisa ser debitado na conta de alguém.
 
Surpresa! - Tão criticados por receber o auxílio-moradia muitos dos deputados beneficiados nem sabiam que teriam direito ou estavam desavisados quando viram o dinheiro cair em sua conta. Foi o caso, por exemplo, do ex-deputado estadual, Valdeir Batista. Estranhando o depósito, foi ao gabinete do deputado Raimundo Pimentel (PSB) e indagou do que se tratava.
 
Só com a Alepe (charge)
Menos de uma semana depois de Jayme Asfora, conselheiro nacional da Comissão de Direitos Humanos da OAB, protocolar representação no MPPE contra o auxílio-moradia, o presidente da seccional pernambucana do orgão, Henrique Mariano, vai ao TJPE combater o benefício. Novamente, o alvo é a Alepe, quando TJPE e TCE continuam ilesos, embora também beneficiados.
 
Que volte aos cofres públicos
O dirigente vai protocolar ação popular contra o pagamento retroativo a deputados estaduais. A medida vai ser enviada logo após o recesso. Tal caminho é o mais adequado, segundo a diretoria da entidade – atenderá aos objetivos de garantir a suspensão imediata do pagamento e o ressarcimento ao erário. 
 
Champagne…
Grupo grande de políticos, desembargadores e advogados devem acompanhar a contagem regressiva para 2012 do fundador do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz. Na lista: o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jurandir Liberal (PT), o deputado estadual Francismar Pontes (PTB).
 
…na praia
Do grupo de desembargadores do TJPE, Eurico de Barros Correia Filho, Francisco Tenório, Fausto Campos e Fernando Cerqueira entre os convidados. O promotor Ricardo Lapenda e os advogados Antônio Campos e Bruno Monteiro também devem prestigiar. A virada será na casa de praia de Muro Alto de Janguiê.
 
CURTAS
 
Orelha queimando - Eduardo Campos encontrou-se, por acaso, no aeroporto de Lisboa com o deputado João Paulo. Os dois vieram no mesmo voo para Recife. Conversaram o que? “Não posso contar”, brincou Eduardo, para depois jurar que só trataram de “amenidades”.
 
Boa… - Coube ao secretário de Imprensa, Evaldo Costa, ser o primeiro a repassar ao governador a notícia de que ele fora o mais bem avaliado do País na pesquisa Ibope da Band. O socialista encontrava-se na Europa e o comunicado foi feito via “torpedo”.
 
…nova - “Uma notícia boa para ele me dar ao menos porque sempre escalam ele para me dar notícia ruim”, observou o gestor entre risos.

Nenhum comentário: