quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

COLUNA POLITICA


        A oposição de Jarbas
“Sou senador da República e me volto para temas nacionais sem nunca deixar de lado questões importantes, como foi a intervenção do governador no TCU com a eleição da sua mãe. Não vou entrar, no entanto, no rame-rame do dia das questões estaduais. Isso é papel do deputado estadual”, disse.
Derrotado por Eduardo na eleição de 2010, Jarbas adotou uma postura diferenciada e tem dedicado o seu mandato numa oposição firme e vigilante ao PT. Foi assim com Lula, lá atrás, está sendo com Dilma agora.
Para ele, não deve um senador fazer marcação cerrada a qualquer governo estadual que seja. A preocupação de Jarbas é pertinente e compreensível, mas, infelizmente, não dá para esperar de uma oposição tão chinfrin na Assembleia Legislativa a vigilância que o senado exerce  no Congresso.
Só nove dos 49 deputados, teoricamente, estariam no campo da oposição. Ocorre que eles não têm cumprido esse papel. Elementar. Estão muito mais para governistas, recorrendo quase sempre a um discurso fácil e bajulador.
CONFIANÇA – Quanto ao Recife, Jarbas disse que o prefeito João da Costa (PT) anda tão mal das pernas que as oposições têm amplas chances de ganhar a eleição, mesmo num segundo turno. Para ele, o ideal seria que as oposições tivessem dois candidatos, para provocar um segundo turno.“Isso se configuraria num bom cenário. Por onde passo, seja no centro ou na periferia da cidade, dá para sentir a alta rejeição da população ao prefeito”, afirmou.
Invasão pública - O brigadeiro que ocupa uma mansão na Avenida Boa Viagem se acha no direito de invadir o espaço público da praia com enormes cavaletes de ferro, que estão atrapalhando e muito o trânsito, a vida dos pedestres e roubando vagas destinadas a estacionamento.  A Prefeitura do Recife faz que não enxerga.

Teresa teria chances - O Palácio tem pesquisas internas sobre a sucessão em Olinda. A grande surpresa é a deputada Teresa Leitão (PT). Se os petistas  assumissem de fato a candidatura da parlamentar ela teria condições de se viabilizar e dificultar a reeleição do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB). Que, aliás, navega em céu de brigadeiro porque as oposições não têm um candidato natural.
Farra em Aldeia - Os delegados do Orçamento Participativo, que formam, na verdade, um grande exército de cabos eleitorais em favor da reeleição do prefeito João da Costa promoveram uma festa de confraternização de arromba, ontem, mas não foi na capital e sim em Aldeia. A conta, naturalmente, foi paga pela viúva. Alguém tem alguma dúvida?
Licitação suspeita - A justiça paralisou a compra de 156 mil tablets por parte da Secretaria estadual de Educação, atendendo a recurso interposto por uma das empresas perdedoras. Trata-se da maior licitação realizada no exercício de 2011 pela Educação, através de pregão eletrônico. A vencedora cobrou um preço 15% acima do valor, o que representa um acréscimo de R$ 22 milhões.
CURTAS
PAPACAÇA – Hoje, passo o dia em Bom Conselho comemorando os 20 anos de fundação da Rádio Papacaça AM, integrante da Rede Pernambucana de Rádio e retransmissora do Frente a Frente. A emissora, do meu amigo Hélio Urquisa, será a cabeça de rede com a apresentação do meu programa ao vivo diretamente dos seus estúdios.
ECLÉTICO– O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, mostrou, anteontem, na festa de confraternização tucana no Recife, como transita bem no Governo e na oposição. Até petistas foram vistos por lá abraçando o anfitrião, isso sem falar nos eduardistas de carteirinha, entre os quais o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – João da Costa já sentiu que está sendo fritado pela corrente de Humberto Costa?

Nenhum comentário: