![]()
Recife antecipa racha de 2014
O governador Eduardo Campos entrou em cena e assumiu as articulações dentro da Frente Popular na sucessão no Recife. Passou o fim de semana ouvindo presidentes de partidos aliados, entre eles o senador Armando Monteiro Neto (PTB), nome que o bloco alternativo pode lançar mão para entrar na disputa.
Sabendo que o senador Humberto Costa não tem chances de unir o PT, atraindo para o seu palanque o prefeito João da Costa, Eduardo se movimenta para, na verdade, evitar a antecipação do racha da sua aliança que se daria em 2014 para 2012.
Com quem conversou, o governador deu explicações sobre a decisão de exonerar quatro auxiliares do primeiro escalão para um eventual plano B no Recife. O blog apurou que o governador se fixou no nome do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e teria deixado a vice em aberto para negociar com o PT, mas via ex-presidente Lula.
O nome preferencial seria o do deputado Maurício Rands. Para isso, Humberto terá que ser rifado, algo humanamente impossível depois de tudo que ocorreu protagonizado pela executiva nacional do PT.
Com Humberto batendo o pé, 2014 já estará antecipado, com amplas chances de Armando se aliar ao senador petista para enfrentar o candidato indicado pelo governador.
LULA, O CULPADO- A cassação do direito do prefeito João da Costa de disputar a reeleição pelo seu próprio partido, o PT, virou pauta na mídia nacional. As revistas semanais deram destaque ao assunto colocando o ex-presidente Lula como principal responsável. E associaram também à postura da senadora Marta Suplicy, igualmente impedida de sair candidata em São Paulo pelo próprio Lula, que armou a alternativa do ex-ministro Fernando Haddad, que não rompe a barreira dos dois dígitos nas pesquisas.
Governador na berlinda -
No depoimento marcado para a CPI do Cachoeira, na próxima quarta-feira, o governador Agnelo Queiroz (DF) terá que explicar não apenas as relações promiscuas com o contraventor, mas a mágica de seu patrimônio ter sido multiplicado por 12 vezes num período de 12 anos, saindo de R$ 95,9 mil em 1998 para R$ 1,15 milhão em 2010.
União contra PSB - Tão logo saiu do encontro de ontem com o governador Eduardo Campos, o senador Armando Monteiro Neto se reuniu com aliados para avaliação. Antes da conversa com o socialista, Armando esteve com o senador Humberto Costa. Há uma versão latente de que Humberto teria pedido a Armando apoio para enfrentar o provável candidato do PSB.
Sangria não estanca - Com a decisão do prefeito João da Costa de recorrer ao diretório nacional do PT, a crise na legenda petista tende a se prolongar por pelo menos mais 10 dias, o que inviabiliza os planos do senador Humberto Costa de unir o PT, a partir do apoio do prefeito. O fato é que João não tem chances de derrubar a decisão da executiva nacional, que cassou sua candidatura, junto ao diretório.
PP com Humberto -
O presidente do PP, Eduardo da Fonte, é favorável ao entendimento do bloco alternativo em torno da candidatura de Humberto no enfrentamento ao nome que seria posto pelo PSB. Ele é a voz mais firme contrária à candidatura de Armando, que no seu entender deveria ser preservado para o embate ao Governo do Estado em 2014.
CURTAS
PT LONGE DO PSB – Em Afogados da Ingazeira, o PT bateu o martelo: terá candidato próprio a prefeito, apesar da pressão do PSB na cúpula estadual para que o partido apoie o ex-dirigente do Prorural, José Patriota. Em encontro ontem, ficou decido que o candidato petista será Jair das Baterias tendo na vice Braz Emídio, do movimento sindical.
O TROCO – Em Iguaracy, o prefeito Albérico Rocha (PR), que também teve o seu direito de disputar a reeleição cassado pelo partido (leia-se Inocêncio Oliveira), pode dar o troco apoiando o principal candidato da oposição, médico Pedro Alves, contra o ex-prefeito Francisco Dessoles.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando Lula romperá o silêncio em relação à crise do PT no Recife?
|
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Coluna Politica
às
segunda-feira, junho 11, 2012
Postado por Márcio Morais
Unknown
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário