quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

COLUNA POLITICA II


Contra múltiplas
Padrinho da aproximação com o prefeito, o presidente municipal do PSD, José Neves, anda “muito feliz” e comemorando o encontro entre João da Costa e o presidente estadual de sua sigla, André de Paula.
Nuances de 2014
Enquanto a discussão de 2012 oscila, na Frente Popular, entre ser adiada e entrar na pauta a conta gotas, nuances de 2014 vão emergindo ainda que de forma recatada. De exatas e cautelosas palavras, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, prioriza a discrição, evita holofotes. Apesar de viver mais nos bastidores, tem assumido um papel relevante na condução de assuntos do Governo, razão pela qual aparece entre os cotados para concorrer à sucessão de Eduardo Campos. Entre socialistas, é descrito como um ser de “jeitoso”, “culto”, “de fino trato”, “preparado” e que tem conseguido “agregar”. Ontem, numa rádio, expôs um parte do seu currículo ao ser indagado sobre pretensões de disputar em 2014: foi bancário do Banco do Brasil, dividiu greves históricas com o atual secretário de Cultura, Fernando Duarte, presidiu a Associação do Tribunal de Contas e, em 1979, organizou junto com o MDB, a chegada do ex-governador Miguel Arraes do exílio no Cariri. Tadeu é cearense – “cearense do Recife”, detalha. Falou como pré-candidato? Ameniza: “sem comentários (sobre eventual disputa)”. E admite: “Me considero gestor público, técnico. Eventualmente, não posso descartar (cargo eletivo). Se no momento, não estamos cuidando de 2012, muito menos de 2014″. Em política, ficar em silêncio, às vezes, é a melhor forma de “fazer barulho”. Tadeu valoriza o “estilo”. Sabe o essencial na hora de se portar.
O estilo de Tadeu
Tadeu descreveu o PT como “fraterno PT”. “O PSB contra o fraterno PT não existe”, pontuou. E arrematou: “A meta é desafiadora (fazer 1.500 prefeitos do PSB). Não se fará atropelando agremiação fraterna que mereça apoio do PSB”.
Vício digital
A tecnologia anda chamando mais atenção no plenário da Alepe que as discussões em pauta. Na terça-feira, os deputados Edson Vieira (PSDB) e Clodoaldo Magalhães (PTB) levaram vários minutos compartilhando informações sobre etapas de jogos no celular. Paciência…
Exigência de diploma na Alepe
É esperada para hoje votação, na Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei de autoria do deputado Ricardo Costa que exige o diploma de Jornalismo ou a DRT já adquirida, áqueles que desejam concorrer à vaga de jornalista em concursos públicos nos três Poderes de PE: Judiciário, Legislativo e Executivo. A proposta conta com apoio do Palácio das Princesas.
João reúne 13…
Depois de cumprir 22 agendas como pré-candidato a prefeito, no fim de semana, João Fernando Coutinho viu a confraternização do PSB em Jaboatão, ontem, se transformar num ato com foco no seu projeto majoritário. Pelo evento, no MPBar, passaram lideranças de 13 partidos: PDT, PHS, PT, PP, PR, PSC, PSD, PSDC, PTC, PTdoB, PTN, PCdoB e PP.
…Elias soma 13
O prefeito Elias Gomes tem em sua administração 13 siglas hoje, dentre elas o PDT, PSC e PSD. A confraternização do tucano, a propósito, foi na mesma noite da do PSB e ele comemorava ter recebido mais de 100 nomes da Imprensa. Na mesma noite, o PSC, antes resistente, batia o martelo na pré-candidatura de Cleiton Collins à prefeito.
Curtas
De Natal - O prefeito de Bonito, Ruy Barbosa (PSB), anunciou investimento de quase a R$ 2 mi em duas novas escolas, uma em Sítio Riachão e outra no Sitio Rodeadouro, zona rural. Serão mais 10 novas salas de aula.
Só com…- O pré-candidato a prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho (PSB), esclarece que esteve na confraternização do PSB em Jaboatão na terça-feira à noite. De lá, seguiu direto para a, da Casa Civil, capitaneada por Tadeu Alencar, no Oitão.
…o PSB - Pontua que, “sequer, cogitou ir para a do prefeito Elias Gomes”, no Spettus, na mesma noite, como fonte da coluna registrara. O PSDB conta com Vavá Rufino no páreo em Moreno.

Nenhum comentário: