segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Teste rápido para diagnóstico de HIV será feito nas unidades prisionais do Recife


Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids na próxima quinta-feira (1º), a  Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais, já deu início às atividades no Município. Uma das primeiras ações será a realização do teste rápido para HIV nas unidades prisionais do Recife.
Durante esta semana, os detentos e detentas do presídio Professor Aníbal Bruno e da Colônia Penal Feminina Bom Pastor, respectivamente, poderão realizar o exame cujo resultado sai em meia hora e para os casos positivos, o encaminhamento ao tratamento na rede municipal. A primeira unidade a ser atendida pelos profissionais será o presídio masculino, cuja ação começará logo mais, às 9h e segue até o meio dia.

De acordo com a coordenação serão realizados 100 testes em cada unidade. A ação conta com a parceria do Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatites e o objetivo principal da iniciativa - que acontece pela primeira vez em unidades prisionais do Recife -, é detectar e oferecer tratamento aos detentos e detentas que forem detectados com o vírus.
Além da testagem, será realizada palestra educativa para a prevenção às DSTs e distribuição de panfletos informativos. O evento contará com flebotomistas, aconselhadores, cadastradores e palestrantes, além dos próprios agentes de saúde penitenciários.  Na próxima quarta-feira (30) será a vez da testagem rápida na unidade prisional feminina também no horário das 9h às 12h.

Nenhum comentário: