quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COLUNA POLITICA


        Qualquer violência é inaceitável
No mesmo dia em que este blog lança uma campanha contra a venda de bebida nos estádios, para despertar na sociedade o mal que a proposta pode fazer, o deputado Antônio Moraes (PSDB) perde a compostura e agride verbalmente  este blogueiro.
O País mudou, vivemos numa democracia estável e consolidada que só o parlamentar não enxerga. Com viés autoritário, o não tão nobre parlamentar transfere para a atividade política todo o ranço do seu tempo de delegado, onde o que prevalecia era a chibata, nunca a palavra como arma de convencimento e disciplinamento.
O blog é contra a liberação de bebida nos estádios por entender que álcool e futebol representam uma mistura explosiva. Mas o deputado, que tem no seu currículo o cargo de secretário de Segurança em Pernambuco, sabe, mais do que ninguém, que a bebida lidera todos os rankings de mortes no trânsito.
É também a maior provocadora do aumento dos homicídios nos fins de semana, quando se consome mais. E também responsável pelo maior índice de agressões e violência contra a mulher por parte do marido embriagado. Em nenhum momento, este blog deixou de dar espaço para o deputado fazer sua defesa.
Só que, quanto mais ele se explica, mais se complica. Porque seus argumentos são frágeis, inócuos e vazios. O que só nos leva a deduzir, facilmente, que por trás da sua movimentação intempestiva em favor do projeto,  estão os interesses das cervejarias.
COMO FOI – Fui agredido pelo deputado tucano quando chegava ao restaurante Spettus, no Derby, para cobrir o lançamento do anuário dos municípios, evento da Amupe. Por coincidência, chegamos juntos. Foi quando ele se dirigiu a mim, dedo em riste, aos berros: “Lobista é a p.. Respeite-me. Você não pode me chamar de lobista”. Se ele não é lobista, a quem interessa, na verdade, a liberação da venda de cerveja nos centros esportivos? Ao torcedor, não é!
Não ao verde - A proposta de mudar o nome do PPS para Partido Socialista Verde, aprovada pelo diretório pernambucano, no último fim de semana, não tem a simpatia da direção nacional, que deve reprovar a ideia no encontro de Brasília, no mês que vem. Dizem que a sugestão saiu da cabeça de Raul Jungmann.
Sem barganha - O prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), pai do deputado João Fernando Coutinho, rechaça a tese de que o filho tenha transferido o seu domicílio eleitoral para Jaboatão apenas com a intenção de barganhar a vaga na vice do prefeito Elias Gomes. “A candidatura é para valer,  uma determinação do governador e do PSB e um projeto partidário”, afirmou. Ah, bom!
Suspense no PSD - Os políticos que ingressaram no recém-criado PSD apostaram no escuro, porque legenda nova não tem direito legal para tempo no rádio e na televisão na propaganda eleitoral. Mais do que isso, pode não ter acesso aos recursos do Fundo Partidário. Até o próximo dia 15, no entanto, o Tribunal Superior Eleitoral tomará uma decisão sobre o assunto.
Pressão federal - Mais de 80 prefeitos de Pernambuco embarcam, hoje, para Brasília. Na pauta, a Marcha Nacional dos Prefeitos em favor da aprovação do projeto que redistribui a fatia dos royalties para Estados também não produtores de petróleo. O Congresso chegou a um impasse depois das ameaças feitas pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, que emparedou Dilma.

CURTAS
FEIRA REGIONAL – Passira realizou com sucesso, mais uma vez, a V Edição da Feira do Bordado Manual, voltada para aproximar artesões e clientes, estimular o turismo regional e, principalmente, valorizar o artesanato da região.
REPÚDIO– Isaltino Buracão, secretário de Transportes, ganhou, ontem, voto de repúdio da Câmara de Vereadores do Cabo pelo estado deplorável da PE-37, que dá acesso ao sistema de Pirapama. Ali, foi feito apenas uma operação tapa-buraco meia-sola.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Faltou vassoura para Dilma continuar a sua faxina?

Nenhum comentário: