terça-feira, 29 de novembro de 2011

COLUNA POLITICA


        Jarbas entre Henry e Jungmann
Jarbas voltou a circular no cenário estadual sendo a principal atração do encontro do PPS, que referendou a candidatura do ex-deputado Raul Jungmann a prefeito do Recife. Há quem aponte o senador como o candidato mais forte das oposições na capital, caso houvesse aglutinação dos partidos em torno do seu nome.
Mesmo aparecendo bem situado em pesquisas internas, o peemedebista não quer nem pensar no assunto. Está dedicado ao seu mandato em Brasília com a cabeça na cena nacional. Recentemente, reuniu em sua casa de Brasília um grupo de oito senadores em um jantar para discutir estratégias com vistas ao endurecimento no discurso de oposição ao Governo Dilma.
Hoje, na verdade, o senador só tem entusiasmo pelo debate nacional, tanto que já confessou a correligionários que terá um papel secundário nas eleições municipais, sobretudo no Interior. No Recife, sua participação dependerá do rumo que as oposições venham a tomar.
Jarbas é defensor da tese de que os partidos de oposição tenham o maior número de candidatos, para forçar a realização de um segundo turno. Seu nome preferido é o do deputado Raul Henry, do PMDB, mas se este não vier a entrar na disputa, não terá nenhuma dificuldade em apoiar o pós-comunista Jungmann.
LONGE DO TUCANATO – Mesmo sendo admirador do tucano Daniel Coelho, Jarbas dificilmente apoiará sua candidatura a prefeito, pelo menos no primeiro turno. Nada contra o deputado, que é filho de um grande amigo seu, o ex-deputado João Coelho. O que afasta Jarbas do palanque de Daniel é o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, com quem o senador rompeu relações desde a eleição passada para governador. E quer manter distância dele.
Teobaldo, o agregador - Ao reunir, ontem, no Palácio, os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro Neto, além das principais lideranças da Frente Popular, no ato que marcou a instalação de três indústrias em Limoeiro, o prefeito tucano Ricardo Teobaldo mostrou que, embora filiado a um partido de oposição, agrega mais do que muita gente grauda na própria base governista.
Olho estrangeiro no social - Chefiada pela ministra Maria Elena Zepeda, do Programa de Bonificação da Família, uma delegação de Honduras passou o dia, ontem, em Pernambuco, conhecendo programas sociais nos municípios de Bom Jardim e Gravatá. Hoje, o mesmo grupo tem agenda em Jaboatão. No roteiro, ações de enfrentamento às drogas, inclusão produtiva e educação fiscal.
MP na CPI - O Ministério Público de Pernambuco prometeu engajamento total nos trabalhos da CPI da Telefonia Móvel, mobilizando o maior número possível de promotores nas audiências públicas na capital e interior. A garantia foi dada pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, numa audiência com os deputados Betinho Gomes e Rodrigo Novaes.
Aval para hospital - O presidente do Consórcio Intermunicipal do Pajeú, Albérico Rocha, recebeu do vice-governador João Lyra Neto, também ex-secretário de Saúde, apoio total, em nome do governador Eduardo Campos, para que a instituição assuma o controle do hospital regional, em Afogados da Ingazeira. Seria, segundo Lyra, reeditar a experiência bem sucedida do Consórcio do Araripe.
CURTAS
BARGANHA – Muita gente entendeu o ingresso do deputado João Fernando Coutinho (PSB) na disputa em Jaboatão, como candidato a prefeito, apenas para barganhar. Na realidade, o que se comenta é que seu objetivo seria compor a chapa de Elias Gomes como vice.
NORDESTE– Os governadores Eduardo Campos (PE), Jacques Wagner (BA) e Cid Gomes (CE) debatem “O Nordeste do século XXI”, no próximo dia 6, em Salvador. O seminário é uma promoção da revista Carta Capital, com o apoio do Banco do Nordeste.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando a Polícia Federal vai revelar os nomes dos envolvidos no escândalo do DNIT em Pernambuco?

Nenhum comentário: