quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Procissão da Bandeira marca início da Festa do Morro Eventos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição seguem até o dia 8 de dezembro

A fé, a devoção e, sobretudo, a esperança em Nossa Senhora da Conceição, padroeira “adotada” pelos recifenses, levaram milhares de católicos ao Sítio da Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O lugar foi ponto de partida para a Procissão da Bandeira. O festejo marca o início das comemorações da Festa do Morro, que começou nesta terça-feira (29) e segue até o dia 8 de dezembro. Ao som de cânticos e orações, fiéis, vindos de várias partes da cidade, saíram pontualmente às 18h rumo à praça principal do Morro da Conceição, onde a bandeira foi hasteada. Em seguida, o bispo da Diocese de Salgueiro, Magnus Henrique, celebrou a missa de abertura da programação religiosa. 



Foto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20ImagemFoto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20ImagemFoto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20ImagemFoto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20Imagem

Grávida de seis meses, a estudante Izabella Fernanda da Silva, 20 anos, moradora do Morro, disse que nunca perdeu a procissão. Este ano, a jovem tem motivos de sobra para agradecer. A mãe estava internada na UTI, com os dois rins paralisados. Quando a esperança já chegava ao fim, a jovem afirmou que a fé falou mais alto. “Me apeguei a Nossa Senhora e rezei muito. Prometi que se minha mãe saísse do hospital acompanharia todas as celebrações, mesmo com essa barriga imensa”, comentou a estudante, que também pediu saúde para o bebê.
Nas preces, a devota Célia Maria Chagas, 79, deposita na santa o êxito da cirurgia da filha. Ela já havia perdido outra filha durante uma intervenção semelhante. Célia acompanhou o cortejo com uma vela nas mãos. “Essa vela simboliza a vida e a fé na minha santinha.”
Com intenções parecidas às de Izabella e Célia, cerca de 30 mil católicos acompanharam o cortejo com a bandeira da santa e um trio musical. “A procissão representa a chegada das festas. É a bandeira que vai à frente mostrar a todos o significado das homenagens”, explicou o padre da paróquia do Morro, José Roberto França.
Celebrando a 107ª edição, a Festa de Nossa Senhora da Conceição presta homenagem à Fundação Perrone. A entidade, localizada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, desenvolve atividades de reabilitação com crianças portadoras de deficiências neuro-motoras. “A escolha da instituição, capitaneada pelo padre Michelle Perrone, foi resultado do bonito trabalho social prestado a essas crianças”, explicou padre França. Até o fim da festa, 53 missas serão realizadas.


Nenhum comentário: