sábado, 12 de novembro de 2011

COLUNA POLITICA



         Não há razão para se rifar João

O prefeito do Recife, João da Costa (PT), pode até estar isolado ou desarticulado dentro da base de sustentação do seu governo, mas dificilmente perderá as condições naturais de ir à reeleição. Qual a razão que o PT pode alegar para não apoiá-lo? Que está desgastado?

Bobagem! Em 2004, João Paulo deu a largada da campanha à reeleição com índices bem maiores de rejeição e só não perdeu a eleição por causa da pisada de bola de Cadoca em Brasília Teimosa. Outra suposição: que não tem mais tempo para se recuperar e que não se reelege, porque a oposição está se fortalecendo.

Pura ilusão! Além de contar com tempo, João tem o guia e a propaganda institucional para mostrar a sua obra com alguns bons ingredientes: foi o prefeito que mais construiu casas populares e mais investiu nos morros.

Nem João Paulo fez tanto! Só isso, já é um grande diferencial. Para completar, é fantasiosa a versão de que a oposição se fortalece. Em torno de quem? Não há o chamado candidato natural. O que existe de fato é muita fadiga de material por aí.

Portanto, nem mesmo que o governador Eduardo Campos queira rifar o direito de o prefeito disputar a reeleição não terá um raciocínio lógico nem avassalador contra João, que já conta também com o apoio do ex-presidente Lula.

GESTO LARGO – Ao ir à festa dos 64 anos do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, o prefeito João da Costa acabou roubando a cena. Era o único petista ali presente em meio a uma grande fauna tucana, com destaque para um dos seus prováveis adversários em 2012, o deputado Daniel Coelho. João disse que foi abraçar Guerra porque, na Comissão de Orçamento, ele tem ajudado o Recife.

Oposição na mira  Em Caruaru, o prefeito José Queiroz (PDT) não superar fácil como imagina a fase do seu inferno astral. Na Câmara, a oposição já articula a criação de uma CPI para investigar as denúncias do leite da merenda escolar com a logomarca da Prefeitura abastecendo a merenda do município de Altinho.


Sem ciúme  Pré-candidato do PSDB a prefeito do Recife, o deputado Daniel Coelho não ficou desapontado com a presença do prefeito João da Costa na festa de aniversário do deputado Sérgio Guerra, presidente nacional tucano. “Guerra é uma liderança nacional, articulada e respeitada, que trabalha em favor de Pernambuco. A festa dele não teve motivação política nem relação com 2012”, disse. 
Avanço do mar  - O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), assina, na próxima segunda-feira, convênio no valor de R$ 13 milhões para obras de contenção do avanço do mar, contemplando trechos em Piedade, Candeias e Barra de Jangada, numa extensão de5,3 km. Na obra, serão necessários 600 mil metros cúbicos de areia.

Quem convidou - O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), tem, na verdade, uma relação amistosa, hoje, com o conterrâneo Fernando Bezerra Coelho, mas não partiu do ministro, conforma havia sido informado, o convite para que integrasse o Conselho Deliberativo da Sudene. A iniciativa, segundo Lóssio, foi da Associação Brasileira de Municípios (AMB).
  
CURTAS

EM CARPINA – O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Antônio Moraes (PSDB) desistiu de disputar a Prefeitura de Carpina, mas não de enfrentar seu ex-aliado e hoje inimigo Manoel Botafogo. Fechou com a candidatura de Carlinhos do Moinho. 
PSDB MULHER – O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, abre, na próxima quarta-feira, em Brasília, o encontro nacional do PSDB Mulher, que contará também com a presença dos presidenciáveis tucanos Aécio Neves e José Serra. Pernambuco terá sua delegação. 
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Lupi vai resistir no cargo depois de dizer tanta asneiras?

Nenhum comentário: