Estive em Fernando de Noronha entre os dias 27 e 30 de outubro de 2011. Fiquei hospedado na Pousada da Morena. Por volta das 6h30 da manhã do sábado, 29 de outubro, resolvi fazer uma simples caminhada ao longo da rodovia federal que corta a ilha e passei um grande susto ao me deparar, num intervalo de poucos minutos, com dois perigosos cães parados ao lado do passeio, soltos e sem nenhuma pessoa por perto.
Um deles era um pitbull e o outro um rothweiller, duas raças campeãs de violência. Não preciso dizer que temi muito pela minha sorte, mas, felizmente, consegui passar por eles sem ser importunado. Fico, no entanto, imaginando o que poderia acontecer se alguém passasse por eles correndo ou esboçando algum gesto que os irritasse. E se uma criança se aproximasse deles para "brincar"? Acho estranho que a Administração de Fernando de Noronha, que exagera nos controles sobre tudo o que se passa no arquipélago, permita que situações como essa ocorram.
É fácil saber quem é o proprietário desses cães. Os guias turísticos que me serviram sabiam. É alguém que mora perto da rodovia BR, nas imediações da entrada para a Vila dos Remédios. Sugiro que a Administração e demais autoridades da ilha tomem providências urgentes para impedir a repetição de situações como a que passei, antes que ocorra alguma tragédia que, aliás, seria péssimo para a imagem de Noronha como destino turístico. De minha parte, procuro divulgar a aventura que vivi, para que, assim, outros turistas tomem as devidas cautelas antes de se "aventurarem" a fazer uma simples caminhada pela ilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário