Uma pesquisa realizada pela Ibope/Band, divulgada na noite de ontem (22), aponta o governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), com o maior índice de aprovação entre um grupo de nove gestores de Estados, incluindo aí nessa cota, até o do Distrito Federal, Agnelo Queiroz Filho (PT). O socialista aparece disparado, com 89% de aprovação. Avaliando a gestão da administração estadual, o pernambucano obteve 79% de aprovação ótimo/bom.Logo após a Eduardo, surgem os governadores do Paraná e Rio de Janeiro, Beto Richa (PSDB/74%) – aliado de Campos no Estado sulista – e Sérgio Cabral (PMDB/71%) – um dos adversário do pernambucano no embate pela disputa dos royalties do pré-sal, respectivamente. Amargando a última colocação, aparece o gestor do Distrito Federal, com 23%, o pior índice.
Ainda figuram à lista os governadores de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB/), em 4º lugar, com 69% de aprovação; do Ceará, Cid Gomes (PSB), em 5º, com 69%, de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), em 6º, com 67%, de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSBD), em 7º, com 67%; da Bahia, Jaques Wagner (PT), em 8º, com 66%, e em nona colocação o do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), com 66%.
Avaliando os governos atuais, o governador Eduardo Campos (PSB) também aparece em primeiro lugar. Para 34% dos entrevistados, a administração atual é ótima e 45% a veem como boa. Na segunda colocação aparece outro socialista, o governador do Ceará, Cid Gomes, que 13% acreditam que sua administração é ótima. Em terceiro, outro governante nordestino, Jaques Wagner, da Bahia, com 12%. Na outra ponta da lista, Agnelo Queiroz novamente amarga as estatísticas. Apenas 1% considera sua administração é ótima, enquanto 44% dos entrevistados a avaliam como péssima.
Os números da pesquisa Band/Ibope alimentam ainda mais a possibilidade do governador Eduardo Campos levantar voo nacional em 2014. O índice de popularidade obtidos nesta amostragem se revela maior do que a última avaliação da presidente Dilma Rousseff (PT), feita pela CNI/Ibope, divulgada na semana passada, onde a petista teve aprovação pessoal de 72% das 2.002 pessoas ouvidas – maior do que do ex-presidente Lula e FHC – e 56% de aprovação pelo desempenho no governo federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário