quarta-feira, 18 de maio de 2011

Orientação Médica

Perder barriga

Para perder a barriga, primeiro você deve parar de comer alimentos que engordam, como por exemplo, doces, alimentos gordurosos, refrigerante, cerveja, etc. Depois, você deve fazer exercícios. Dê preferência às caminhadas de pelo menos 45 minutos diariamente, aumentando o ritmo gradativamente e, por último fazer a ginástica localizada. Para a barriga é o famoso abdominal que deve ser bem aprendido com um professor de educação física, pois um abdominal mal feito pode machucar a coluna.


Alergia

Alergias são problemas hereditários que, até o momento, não apresentam cura, somente controle. Elas só vão melhorar com medidas preventivas: 1) Areje bem os ambientes; 2) Forre travesseiros e colchões com capas plásticas ou impermeáveis aos ácaros; 3) Limpe chão e móveis com pano úmido; 4) Evite banhos muito quentes; 5) Evite cortinas, carpetes, tapetes; 6) Não permaneça muito tempo em locais com mofo ou umidade; 7) Retire plantas do quarto e objetos que possam juntar poeira (livros, bichos de pelúcia, cortinas e tapetes); 8) Não use inseticidas em spray ou espiral; 9) Fique longe de animais que soltam pêlos; 10) Proíba que fumem dentro de casa; 11) Lave com freqüência as roupas de cama e coloque no sol roupas guardadas há muito tempo no armário; 12) Pratique esportes.


Meteorismo (gases)


O meteorismo se deve, na maioria dos casos, a uma aerofagia inconsciente (engolir ar) ou a uma sensibilidade exagerada aos alimentos que produzem gases. Elimine ou diminua a ingestão de feijão, ervilhas, lentilhas, repolho, cebola, batata, rabanete, acelga, guisados, couve-flor, arroz e sopas. Não tome mais que um copo de leite por dia. Diminua o consumo de iogurte e queijo fresco, evite açúcar (pode usar a sacarina em seu lugar), só um prato de massas por semana, 150 gramas de pão por dia, coma de preferência frutas maduras e sem casca, inclusive o tomate, evite bebidas gasosas, evite ingerir líquidos durante as refeições, coma devagar, mastigando bem os alimentos, evite balas e chicletes, não fale enquanto come e procure ingerir líquidos sem fazer barulho, lentamente. Procure não fumar e manter o intestino funcionando normalmente. Procure se conhecer e identificar outros alimentos que provocam aumento de gases. Neste caso, os remédios são pouco eficazes.


Endoscopia

Na endoscopia o médico vai aplicar um spray anestésico na sua garganta e dar um sedativo relaxante. Vai te colocar deitado do lado esquerdo do corpo. Lentamente, você vai engolindo o endoscópio e, assim, o exame vai sendo feito. Procure relaxar o máximo possível. Tem gente que relaxa tanto que até consegue dormir. Não vá sozinho ao exame, pois você vai ficar meio "grogue" com o sedativo e vai precisar de auxílio para ir para casa.


Condromalácea

A condromalácea é um termo geralmente utilizado nas alterações degenerativas da cartilagem da patela, no joelho. A cartilagem da patela tem importante função, participando dos movimentos do joelho. A condromalácea da patela geralmente causa dor junto a este osso.


Giardíase

A Giardíase é uma verminose bastante comum. Seus sintomas podem ser parecidos com os de pessoas que têm gastrite, úlcera, problemas de flatulência, dispepsia, etc. Não é doença grave, mas deve ser tratada, pois pode incomodar bastante. O grande problema é que esse verme está cada vez mais resistente aos medicamentos. Esse tipo de verme é adquirido a partir de alimentos contaminados, principalmente os que comemos crus (saladas, verduras, legumes, frutas) e água contaminada, além da higiene pessoal. Lave as verduras e frutas que consome e só tome água tratada. É fácil tratar a água: para cada litro de água, pingar 2 gotas de hipoclorito de sódio, a famosa água sanitária e, para as saladas, deixar de molho por 30 minutos em água tratada e mais 2 colheres de sopa de vinagre.


Como a Homeopatia funciona

A homeopatia é uma especialidade médica que trata a pessoa e não os seus males ou doenças. Quando for ao homeopata, vai ver que ele vai tentar traçar um perfil da sua personalidade e vai buscar os sintomas raros, estranhos e peculiares, que a medicina tradicional não dá importância. Através desse perfil, o homeopata vai selecionar remédios que causem em pessoa sã, os mesmos sintomas ou queixas que apresenta. É a cura pelo semelhante. O remédio vai agir estimulando o organismo a encontrar o equilíbrio.





Anorexia Nervosa


As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado a um temor "intenso" de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da autopercepção da forma e/ou do tamanho do corpo. O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite, mas sim, uma recusa em se alimentar. A Anorexia Nervosa é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso.


Hipertireoidismo


O hipertireoidismo é uma doença que envolve a glândula tireóide, localizada no pescoço. Os sintomas são muitos e vão desde irritabilidade, nervosismo, taquicardias (batimentos cardíacos acelerados), hipertensão arterial, exoftalmia (olhos saltado para fora), emagrecimento, etc. É uma doença importante que acomete vários órgãos e deve ser tratado o quanto antes. O tratamento geralmente é simples, na maioria das vezes com medicação e o especialista mais indicado é o endocrinologista.


Acne ou espinhas


Acne é transtorno da pele com inflamação do conjunto constituído do folículo piloso e da glândula sebácea, aparecendo como pápulas avermelhadas, comedões fechados (cistos brancos) e comedões abertos (pontos negros). O que fazer? Lavar a área afetada duas vezes ao dia, com água morna e sabonete; suspender as maquiagens oleosas, os produtos com iodo ou com álcool, e procurar descansar e dormir bem, pois o estresse é um dos aliados da acne. Não deve espremer ou apertar as espinhas ou pontos negros, pois pode aumentar a inflamação da pele, ferindo-a, ou produzindo cicatrizes. Podem ser aplicados cremes, loções ou gel com antibióticos que produzem descamação, como o ácido retinóico. Em certos casos, torna-se necessário ministrar antibiótico via oral por longos períodos, principalmente nos casos de acne profunda. Quando justificado pela gravidade da acne, pode ser ministrada isotretinoína por via oral, que apresenta bons resultados. Esse tratamento deve receber acompanhamento médico pelos efeitos colaterais que pode apresentar. Existem produtos tópicos de venda livre (como o peróxido de benzoil e o sulfeto de resorcinol) que exercem uma ação benéfica sobre a acne.


Uso da pílula anticoncepcional


O ideal é nunca esquecer de tomar a pílula no horário determinado. Para isso, tome sempre junto com uma refeição, para que possa formar o hábito e não se esquecer. Se esquecer assim mesmo, tome na hora que se lembrar, se for na hora da próxima pílula, tome as duas ao mesmo tempo. Sempre termine a cartela. Não tomar toda a cartela ou fazer uso sem intervalo pode levar a irregularidade menstrual. Em caso de esquecimento ou vômito ou diarréia (o efeito da pílula pode ser perdido nestas situações também), utilize o preservativo naquela semana, bem como nas duas primeiras semanas de início de tratamento. 


Calcárea carbônica


A calcárea carbônica é o cálcio, que Hahnemann, o Pai da homeopatia, retirou das conchas das ostras para tratar as pessoas. É um excelente remédio constitucional que tem ação sobre distúrbios nutricionais, sendo, também um excelente remédio para a ansiedade.

Ovários policísticos

Ovários policísticos fazem parte de uma síndrome que pode conter diferentes sintomas como irregularidade menstrual, obesidade, acne, hisurtismo (aumento de pelos), etc. Infelizmente não se descobriu ainda a sua causa. Porém, sabe-se que é importante causa de infertilidade entre casais. Para se fazer o diagnóstico, são necessárias diferentes dosagens hormonais e ultrassonografia. O tratamento visa a correção da menstruação, da obesidade e do hirsutismo por meio de hormônios. Esse tratamento requer acompanhamento próximo do especialista.




Câimbras


Câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores. Ocorrem principalmente nos braços e pernas. As mais freqüentes são as câimbras nas panturrilhas (batatas das pernas). As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como câimbras de calor. Diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, distúrbios das glândulas supra-renais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços e varizes nas pernas. Se a câimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbra do esportista", que pode ser causada por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. Mas as câimbras muito freqüentes merecem uma cuidadosa investigação médica. Elas podem ser de origem vascular (por uma isquemia local), neuromuscular (por uma miopatia alcoólica) ou de origem metabólica (intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina, etc.).
O que fazer:
1) Tome um copo de água com sal se o caso for de câimbra de calor e se não tiver problemas de pressão alta.
2) Para câimbras na barriga da perna, apóie o pé no chão e ande apoiando o peso do corpo nos calcanhares.
3) Para câimbras no dedão do pé e no polegar, peça para que alguém dobre o dedo no sentido contrário.
4) No caso de câimbra no braço, peça para alguém que dobre o antebraço até formar um ângulo reto com o braço.
5) Para câimbras no abdômen, flexione as pernas.
6) Procure fazer alongamentos
7) Procure alimentar-se com muitas frutas e legumes que contêm minerais.

Intolerância ao Leite

A intolerância ao leite, cujas conseqüências podem variar de simples mal-estar até o impedimento das atividades normais do indivíduo, é provocada pela deficiência de lactase no adulto, uma condição determinada geneticamente e de prevalência significativa no Brasil. Segundo as estimativas levantadas, a deficiência de lactase ocorreria em 58 milhões de brasileiros adultos (maiores de 15 anos). Em decorrência disso, 37 milhões de pessoas apresentariam intolerância ao leite e estariam sujeitos a sintomas desagradáveis ao tomarem um simples copo de leite. Em conseqüência da falta da enzima lactase, essas pessoas perdem a capacidade de digerir e absorver o açúcar do leite (lactose), podendo apresentar sintomas digestivos de gravidade variável após a ingestão do leite. Como alternativa, substitua o leite integral por leite com baixo teor de lactose, em que o açúcar tenha sido previamente hidrolisado por lactase. Outra alternativa seria substituir o leite por queijo ou manteiga, que possuem pouca lactose (menos do que 0,2%) e apresentam o mesmo valor nutritivo em proteínas e gorduras, além do leite de soja que não possui tal problema.

Importância do cálcio

O cálcio é um elemento essencial nos organismos vivos. Nos animais, o cálcio é o elemento inorgânico mais abundante, e está localizado principalmente nos ossos e nos dentes sob a forma de fosfato de cálcio. Também o sangue é um reservatório importante do íon cálcio. De um modo geral, encontramos cálcio em todos os tecidos animais, com diversas funções como a de controlar a transmissão de impulsos nervosos, a ação muscular, a coagulação do sangue e a permeabilidade celular. A deficiência de cálcio pode provocar raquitismo, falhas no mecanismo de coagulação do sangue, distúrbios nervosos e contrações musculares convulsivas. A ingestão de vitamina D aumenta bastante a absorção do íon cálcio: daí o seu emprego no tratamento do raquitismo. Um excesso de cálcio também é prejudicial, pois pode provocar calcificações excessivas nos ossos ou nos rins (pedras nos rins).

Problema psicológico
Quando uma pessoa se sente estranha, incomodada com alguma situação, quando está passando por alguma dificuldade ou alguma situação traumática ou de estresse, quando sente que está se comportando de maneira diferente, isto pode dever-se a algum problema psicológico. No caso da depressão pode-se dizer que a pessoa sente uma tristeza muito grande, imensurável, que não passa, não tem vontade de fazer nada, deseja se isolar do mundo e das pessoas, tanto que às vezes pode até tentar o suicídio. Ás vezes, para se tratar é necessário tomar remédio antidepressivo (existem vários, que vai depender do tipo de depressão) e também de fazer terapia. Nesses casos, deve-se sempre procurar ajuda de um profissional médico ou psicólogo.



Unhas quebradiças

Pode ocorrer pelo excesso de umidade, uso de substâncias químicas, como detergentes, multiusos, alvejantes, etc. Para esses casos, é recomendado o uso de luvas. Uma alimentação saudável, rica em vitaminas, principalmente "A" também é desejável, encontrada nos legumes e frutas. É importante também descartar a possibilidade de anemia. Importante também é deixar a unha respirar, livre de esmaltes.


Choque anafilático

Algumas pessoas sofrem reação alérgica a medicações como penicilina, certos alimentos como frutos do mar e às toxinas transmitidas por picadas de insetos ou mordidas de animais. Se esta reação for muito forte, dependendo da gravidade, pode causar o choque anafilático que pode levar a pessoa à morte se não for detectado a tempo. Observe se a pessoa apresenta algum desses sintomas: - Forte inchaço em todo o corpo, principalmente em volta dos olhos, lábios, língua e membros; - Erupção (grosseiro) generalizada na pele do corpo; - Coceira pelo corpo; - Respiração ofegante e tosse; - Fraqueza, tonturas, desmaio e inconsciência; - Tom azulado na pele; Na presença de algum desses sintomas, procure imediatamente um Pronto Socorro. O tratamento inclui a aplicação de medicações que diminuem o efeito alérgico das toxinas. Em caso de edema de glote (inchaço na garganta, impedindo a respiração), é necessária a realização de uma cirurgia de traqueostomia (corte na região do pescoço para que a pessoa possa conseguir respirar) imediatamente.


Menstruação e crescimento

A pré-adolescência e a adolescência se caracterizam por uma seqüência de mudanças físicas, que ocorrem um pouco mais cedo nas meninas que nos meninos. Nas meninas, primeiramente há uma progressiva deposição de tecido adiposo (gordura) ao redor dos quadris, seguidos rapidamente pelo surgimento do broto mamário, que pode ser uni ou bilateral, e dos primeiros pêlos pubianos. Geralmente isto se dá por volta dos onze anos (podendo variar entre 8 e 13 anos). Ao redor de um ano após o início do desenvolvimento das mamas acontece um intenso aumento em estatura, conhecido com estirão puberal. Aproximadamente seis meses após este aumento da velocidade de crescimento costuma ocorrer a primeira menstruação. Percebemos, assim, que a primeira menstruação é um fato relativamente tardio na seqüência de eventos da puberdade. Em termos práticos, como referência, o intervalo de tempo entre o surgimento dos brotos mamários e a menarca costuma ser de cerca de dois anos, dois anos e meio. A verdade em relação à altura após a primeira menstruação, é que a fase de maior crescimento é realmente antes da primeira menstruação e quando esta ocorre, a menina já está num período de desaceleração. Mas ela ainda crescerá entre 3 a 11 centímetros nos próximos anos, dependendo muito de sua bagagem genética, ou seja, da altura de seus pais, avós e outros familiares.


Abuso de sal

Cada vez mais está sendo comprovado pelos cientistas que somos o que comemos. Qualquer alimento ou vitamina pode ser perigoso se ingerido em demasia. O sal então, nem se fala. Este é um abuso ou um mau hábito que nos foi passado pelos nossos ancestrais, pois, como no passado não havia geladeira, conservar a carne no sal era um hábito. O sal ou cloreto de sódio é uma substância que faz parte da nossa alimentação e que está presente na maioria dos alimentos, não sendo, pois necessário adicionarmos mais sal a eles. Isso não passa de um mau hábito que pode e deve ser combatido. De tanto comer sal as papilas gustativas da língua vão se atrofiando e exigindo que mais sal seja colocado na comida. Parece que sem sal as comidas não têm mais gosto...O sal também faz com que o nosso organismo retenha líquido, assim, ele nos faz inchar, ganhar peso, aumentando a quantidade de líquido circulante e fazendo com que o coração tenha que fazer mais força para bombear o sangue, além de aumentar a pressão arterial. Portanto quem abusa do sal deve saber que está obrigando o coração a fazer mais esforço do que o necessário para trabalhar, reduzindo sua vida útil e que mais cedo ou mais tarde apresentará hipertensão arterial. Além de estar prejudicando suas papilas gustativas.



Leucopenia e anisocitose

Leucopenia não é uma doença, ela representa uma diminuição dos glóbulos brancos do sangue e está associada a algumas doenças que podem ser graves, porém, algumas pessoas têm um número menor de glóbulos brancos sem que isso signifique uma patologia. Tudo vai depender das condições em que esta leucopenia está ocorrendo. Anisocitose é uma variação no tamanho das hemáceas (glóbulos vermelhos do sangue), que fica maior que o normal. Quando discreta pode não ter nenhum significado clínico, mas pode também acompanhar a maioria das anemias em seu início.


Vitamina E

A vitamina E é encontrada em amêndoas, azeite de oliva, peixes (salmão), leite, abacate, cereais integrais, noz, castanhas, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião e alguns vegetais.


Córtex Pré-frontal

Em realidade, são córtices pré-frontais direito e esquerdo. São estas áreas extremamente complexas e ainda há muito por ser desvendado. Pelo que já se sabe parece que os córtices pré-frontais podem ser responsáveis por aquilo que caracteriza e distingue a espécie Homo sapiens sapiens (nós, humanos) de todas as outras espécies que habitam o Planeta Terra. O pensamento, o planejamento de ações e a conseqüente inibição ou expressão destas ações, ou seja, a execução, decisão, noções de tempo e espaço, a personalidade de cada um, a própria consciência (como a entendemos), e outras podem ter direta relação com os córtices pré-frontais. Antonio R. Damásio, um eminente neurocientista português, radicado nos Estados Unidos da América, e autor do livro "O erro de Descartes: razão e emoção" defende que tanto o planejamento como a decisão que fazemos estão diretamente relacionados com razão e emoção. Ou seja, segundo ele, é pouco provável que exista a "razão pura", independente de emoções.


Retinopatia Serosa Central

A retinopatia serosa central é doença pouco comum, que afeta a mácula, região central da retina (lente do olho) e costuma atrapalhar a visão repentinamente. Pessoas sem outras doenças oculares podem sofrer do problema. Apesar de ter causas desconhecidas, a retinopatia serosa central tem forte relação com estresse e ansiedade. Acredita-se que o uso de corticóide inalatório também provoque a doença. Na maioria dos casos, a cura é espontânea e os sintomas regridem entre quatro e oito semanas. Aproximadamente um terço dos pacientes apresenta recorrência do problema. Se o líquido não for reabsorvido em poucas semanas, apenas o laser resolverá o problema.


Tratamento da labirintite

Não existe um tratamento "adequado" para labirintite. Existe um tratamento adequado para a pessoa que apresenta certos sintomas que podem ser labirintite. Para se chegar ao tratamento mais adequado é preciso consultar um profissional de saúde, ser examinado e, se for necessário, fazer exames, pois existem várias causas de labirintite. Ai sim, descobrindo-se a causa se poderá tentar um tratamento. O que fazer enquanto não consulta: Evite os maus hábitos. O cigarro, o álcool e o excesso de cafeína podem influenciar negativamente na tontura e no zumbido; faça exercícios físicos. Está cientificamente provado que o exercício bem indicado melhora os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, diminui o risco de doenças cardíacas, previne a obesidade e fortalece a musculatura. Evita problemas metabólicos e, portanto, a tontura. A caminhada é a melhor opção; fracione a sua dieta. Procure alimentar-se a cada três horas, evitando grandes quantidades de comida. O excesso de sal e açúcar não são recomendados. Abuse das frutas, legumes, leite e verduras; tome muito líquido. São recomendados dois litros de água por dia. A maior filtração renal elimina as toxinas acumuladas pelo organismo; RELAXE. O stress piora qualquer condição orgânica, inclusive a tontura. Procure ter alguns momentos reservados para o seu lazer.


Função do pâncreas

O pâncreas é uma glândula mista ou anfícrina - apresenta determinadas regiões endócrinas e determinadas regiões exócrinas (da porção secretora partem dutos que lançam as secreções para o interior da cavidade intestinal) ao mesmo tempo. As chamadas ilhotas de Langerhans são a porção endócrina, onde estão as células que secretam os dois hormônios: insulina e glucagon, que atuam no metabolismo da glicose. A função é de regulação da glicose no sangue por intermédio da ação desses dois hormônios.



Papanicolau Classe II e HPV

O resultado Classe II papanicolau é o mais comum de ser encontrado em mulheres sexualmente ativas. METAPLASIA é um estágio BENIGNO de diferenciação celular que nada tem a ver com HPV ou com qualquer outra doença. Nível hormonal estimado: Normoestrogenico, é normo de normal. Flora bacteriana: BACILAR, bacilos são miocroorganismos que habitam a flora normal da vagina e só devem ser tratados se estão causando algum sintoma como corrimento. HPV é um vírus, não um bacilo. É preciso ver a necessidade de realizar uma colposcopia, que é olhar o colo do útero com um microscópio (procedimento totalmente indolor) e até mesmo fazer uma biópsia se for encontrada alguma lesão no colo do útero, para que se possa ter certeza de que não se infectou com HPV. E o mais importante de tudo: use SEMPRE preservativo em todas as relações sexuais. É ainda o meio mais eficaz de se proteger, não só do HPV como de outras doenças.


História da Homeopatia

A Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo CFM. Abaixo segue uma pequena história da homeopatia e de seu criador: Os princípios homeopáticos foram determinados por Samuel Hahnemann no final do século XVIII, e foram baseados na cura pelo semelhante (Similia Similibus Curantur), isto é, uma substância capaz de produzir determinada alteração (sintoma) em um indivíduo saudável, teria a capacidade de curar esta alteração, em uma condição de doença, quando dada em doses pequenas. Samuel Hahnemann nasceu em Meissen, pequena cidade alemã em 1755. Formou-se em Medicina em 1779. De Hipócrates estudou os fenômenos vitais, de Paracelso o princípio a Similia Similibus Curantur e, de Platão a alma como causa da vida. Mas, foi estudando a Matéria Médica de Cullen, em 1790 que resolveu testar em si próprio as propriedades da China officinalis (retirada da casca de arbustos chamados Rubiáceas), indicada para curar febre por ser capaz de produzir febre. A cada dose ingerida um acesso de febre intermitente o assaltava. Este fato o impressionou de tal forma, que começou a registrar observações sobre o efeito das substâncias no corpo de outras pessoas, como continuou a fazer experiências no próprio corpo com diferentes medicamentos. Em 1810 publicou seu livro mestre, chamado "O Organon da Ciência Médica Racional", que foi aperfeiçoado em 1819, mudando o nome para "O Organon da Arte de Curar". Estava assim criada a Homeopatia ! No Brasil, se fala em Homeopatia desde 1818, porém, só em 1840, através do Dr. Bento Mure, médico francês, é que se iniciou sua propagação no Rio de Janeiro. Em 1843 fundou-se o Instituto Homeopático do Brasil. Porém, só em 1980, é que a Homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e, em 1990, passou a constar do Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira, deixando assim de fazer parte das terapias alternativas.


Diferenças entre diclofenaco de sódio e diclofenaco de potássio

Os dois medicamentos são antiinflamatórios e a única diferença é no tempo de ação. Um tem tempo de ação mais prolongado que o outro. Os efeitos adversos são os mesmos: gastrite, aumento de pressão, problemas renais, etc. Só utilize em caso de indicação médica.


Papanicolau NIC II ou Displasia Moderada

NIC II ou displasia moderada é a presença de uma inflamação no colo do útero, onde existe um número moderado de células atípicas que se não forem tratadas podem evoluir para o câncer de colo do útero. O tratamento vai consistir de combate à infecção e controle através de colposcopia (exame do colo do útero com microscópio) e biópsia e exames preventivos de 3/3 meses para acompanhamento. As causas da doença ainda não são claras, só se sabe que existem fatores predisponentes como: início precoce de vida sexual, parceiros múltiplos, doenças venéreas prévias, tabagismo, etc. A prevenção está ligada ao controle dos fatores acima e à realização sistemáticas dos exames preventivos.


Desidratação de discos vertebrais/Estenose Lombar

A desidratação dos discos vertebrais é conseqüência de outras doenças, como a estenose lombar. Há duas causas fundamentais para a estenose lombar: a congênita e a adquirida. Pessoas com o canal lombar congenitamente estreito são propensas a sofrer compressão das raízes nervosas lombares com maior facilidade. Nestes casos os sintomas muitas vezes aparecem precocemente. É o caso de jovens atletas que, tendo o canal lombar já estreito, ao provocarem traumas repetidos sobre a coluna lombar, provocam protrusões discais, hipertrofia das facetas articulares e dos ligamentos. O canal torna-se então ainda mais estreito, passando a comprimir as estruturas nervosas. A segunda causa, adquirida, é conseqüência da espondilartrose da coluna, também chamada espondilose. É muito mais freqüente que a forma congênita. Corresponde ao desgaste progressivo das estruturas da coluna, associado a pequenos traumas repetidos durante a vida. A conseqüência é a progressiva desidratação do disco intervertebral, sua protrusão, seguindo-se a hipertrofia dos ligamentos e das facetas articulares, com formação de osteófitos (popularmente conhecidos como bicos-de-papagaio) ou pontes ósseas entre as vértebras e que terminam por reduzir o canal medular. Os seus sintomas aparecem, em geral, a partir da quinta década de vida. Tratamento: A estenose congênita é, por ora, inevitável. Jovens atletas devem ser precocemente avaliados se apresentarem manifestações de dores freqüentes na coluna lombar, com irradiação para nádegas e membros inferiores. Atividade física regular, manutenção do peso ideal, evitar traumas repetidos à coluna vertebral, não fumar e evitar posturas físicas inadequadas são a melhor maneira de evita-la no curso da vida. As pessoas com manifestações leves ou toleráveis de dor, sem déficits objetivos de força muscular e da sensibilidade dos membros inferiores, são tratadas com medicamentos, atividade física, orientação da postura e manutenção do peso ideal. Pessoas idosas, com claudicação dos membros inferiores conseqüente a estenose lombar, são orientadas a caminhar com interrupções freqüentes e de acordo com a sua tolerância. Para as pessoas que não toleram a intensidade da dor, que apresentam déficits motores e sensitivos nos membros inferiores e cuja claudicação é significativamente limitante, indica-se o tratamento cirúrgico.



Colesterol

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelos tecidos orgânicos do nosso corpo, em especial o fígado, e é transportado no sangue por "pacotes" chamados lipoproteínas. Há o "pacote" HDL - lipoproteína de alta densidade - conhecido como bom colesterol, por remover a gordura da corrente sangüínea e há o LDL - lipoproteína de baixa densidade - conhecido como mau colesterol, por distribuir a gordura por todo o organismo. É justamente esta fração que está elevada quando se diz que uma pessoa tem colesterol alto. O colesterol pode ser prejudicial por três motivos: devido a sua quantidade no sangue, devido a problemas nas proteínas específicas que o transportam ou, ainda, devido a alguns transtornos nos receptores celulares que facilitam o seu metabolismo. Se a gordura sobrar na circulação, irá ficar depositada nas artérias, que com o tempo, poderão entupir. Se isso ocorrer numa artéria do coração, a pessoa terá um infarto do miocárdio, se for no cérebro, terá um derrame. Existe uma predisposição hereditária para o colesterol alto. Além disso, a obesidade, sedentarismo, alimentação rica em gorduras saturadas e pobre em gorduras poliinsaturadas (óleos vegetais) e fibras também contribuem para a elevação do colesterol. Quem tem baixa concentração de hormônios tireóide, ou diabetes não controlada também tem propensão a colesterol alto. A concentração ideal de colesterol total é por volta de 140 miligramas por decilitro, mas até 225 é considerado um valor normal. Além do colesterol total, é muito importante analisar a taxa dos dois tipos de colesterol. O valor do HDL (colesterol bom) por sua vez deve apresentar taxa superior a 40 miligramas por decilitro, e o LDL (colesterol ruim) deve ter uma taxa inferior a 130. Através de exame de sangue pode-se identificar os níveis de colesterol total e das frações LDL e HDL, além de taxas correlacionadas como LDL/HDL e colesterol total/ HDL. O que fazer? 1. Atividade física regular: você não precisa se exercitar todos os dias, o importante é que mantenha sempre a mesma freqüência. Estudos mais recentes demonstram que as pessoas se sentem mais felizes quando estão praticando uma atividade que elas gostam. Se você não é adepto à caminhada, existem muitas outras alternativas, como a dança, a hidroginástica, etc. O importante é que você sinta prazer naquilo que está fazendo, para que consiga manter uma freqüência. 2. Dieta adequada com alimentos ricos em fibras e pectina (cereais integrais, frutas e verduras) e óleos insaturados (oliva e canola). Existem hoje no mercado diversos produtos naturais, como a soja, que está comprovado cientificamente que previne e cura diversas doenças. 3. Evite principalmente o consumo de ovos, gordura animal, manteiga e outros óleos que se solidificam em temperatura ambiente. Há várias maneiras de se preparar um alimento que diminuem consideravelmente o nível de calorias. 4. Conheça o que é recomendável e o que não é, em relação à alimentação: Não recomendável: manteiga, banha, toucinho; creme de leite, leite condensado, sorvetes, queijo amarelo; pão branco; gemas; conservas, azeitonas; frituras em geral; castanhas; carnes gordas; conservas de peixe em óleo e todos os tipos de mariscos; bebidas com açúcar e alcoólicas. Recomendável: azeite, óleo de girassol, óleo de milho, pasta de soja; leite magro, iogurte magro, queijos magros; cereais integrais, sucos naturais e chás. 



Dieta para Triglicerídeos

Esse distúrbio caracteriza-se pelo aumento das taxas sangüíneas de triglicérides, o que pode formar placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Comumente está associado a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo. Segue abaixo uma orientação dietética: Alimentos proibidos: - Açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas; - Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas; - Roscas, tortas, balas, biscoitos, chocolates; - Massas como: lasanha, caneloni, ravióli; - Pizzas; - Farinhas (mandioca, milho, trigo, aveia); - Refrigerantes; - Bebidas alcoólicas. Alimentos restringidos: - Bolachas de água e sal, de água e torradas; - Batata, mandioca, beterraba, arroz, macarrão, milho verde; - Feijão, ervilha, soja, lentilha, vagem. Alimentos permitidos: - Leite desnatado, café, chá, suco de frutas; - Queijos; - Carnes magras; - Óleo vegetal em pouca quantidade; - Frutas; - Verduras e legumes. Recomendações: - Utilizar adoçante no lugar do açúcar - Praticar exercícios físicos regularmente.


Gânglio

É uma estrutura que faz parte do sistema de defesa de nosso corpo. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo denunciando uma infecção próxima a ele, recrutando e produzindo células de defesa, os famosos anticorpos.


Hérnia esôfago

Para que os sintomas melhorem um pouco, faça pequenas refeições de 3 em 3 horas (você não deve ficar com o estômago nem muito vazio, nem muito cheio), procure não ingerir alimentos irritantes (café, frutas ácidas e tudo que achar que te faz mal), não se deite logo após as refeições, evite bebidas gasosas e alcoólicas e siga a medicação que seu médico lhe indicou.


Dieta Ácido Úrico

Para o aumento do Ácido Úrico (Hiperuricemia): indivíduos com esse distúrbio, têm dificuldade de eliminar o ácido úrico, produto final do metabolismo da purina, formado na quebra de proteínas, principalmente de origem animal. Geralmente desenvolve a gota úrica, doença que lembra a artrite, pela ocorrência de dores nas articulações. Segue abaixo uma orientação dietética: Alimentos proibidos: - Miúdos em geral (miolo, fígado, rins, coração, moela); - Alguns alimentos do mar, como sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque, camarão, lagosta, ostra, caranguejo; - Algumas aves, como pombo, ganso, peru, galinha, galeto; - Carne de porco, embutidos, toucinho defumado, bacon; - Caldo de carne e molhos prontos; - Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, trigo; - Frutas oleaginosas, como coco, nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache, avelã; - Presunto, banha, extrato de tomate, chocolate, pão de centeio; - Alho porro, aspargo, brócolos, cogumelo, espinafre; - Todos os grãos e sementes. Alimentos restringidos: - Carnes magras (patinho, coxão duro); - Peito de frango, filé de peixe (pescada branca) "2 porções pequenas por dia". Alimentos permitidos: - Leite e iogurte desnatados, queijos brancos; - ovos; - Vegetais (exceto os acima); - Pães brancos e biscoitos de água e sal; - Frutas em geral; - Macarrão e arroz; - Batata; - Óleos vegetais (girassol, canola), em quantidade moderada. Recomendações: - Utilizar preparações com carnes cozidas desprezando a água do cozimento; - Carnes assadas não devem ser tostadas; - Não utilizar preparações ou alimentos ricos em gorduras; - Não ingerir bebidas alcoólicas; - Ingerir 2 a 3 litros de água por dia.


Pressão Alta

Hoje consideramos pressão alta toda pressão que ultrapasse 139 X 85 mmHg quando medida corretamente, ou seja, após 15 minutos de descanso sentado, sem ter comido, bebido (mesmo água) ou fumado na última meia hora. Infelizmente, em 95% dos casos de hipertensão arterial não se consegue encontrar a causa e a pessoa terá que fazer uso da medicação por toda a vida, além de cultivar bons hábitos alimentares, fazer caminhadas/exercícios, não fumar, não abusar de bebidas alcoólicas, evitar o ganho de peso, etc para ter sucesso no seu controle.


Fogachos (calorões)

Os famosos fogachos podem ser controlados por algumas pessoas com a ingestão de chá de folhas de amora: encontre uma amoreira, recolhas algumas folhas, as mais bonitas e verdes, lave-as com cuidado. Coloque água para ferver. Assim que estiver em ebulição, desligue o fogo, coloque as folhas (3 ou 4), tampe e deixe em infusão. Depois tome o chá diariamente. O Kinako que é a farinha da soja, o tofu (queijo de soja) e o leite de soja possuem a isoflavona que é uma proteína muito parecida com o estrogênio e que quando ingeridos diariamente também podem combater os fogachos em algumas pessoas. 


amoreira medicinal é a Morus celsa alba e Morus celsa nigra da Família Moráceas. Sua arvore atinge de 2,00 (alba) a 10,00 (nigra) metros, apresenta
tronco verrugoso, folhas ovaladas, lisas, verdes brilhantes, dão frutos doces, comestíveis, que amadurecem no verão. Se dá bem em regiões com muito
sol, e aguenta invernos rigorosos.

Tem propriedades laxativas, expectorantes, refrescantes e emolientes.

Laxante simples » comer os frutos lavados de manhã em jejum. Bom para inflamações de garganta e da boca. Fazer bochechos e gargarejos com o suco
fresco dos frutos. Combate diabetes : infuso com 10 g de folhas em 100 ml de água.

Cosmética » para dermatoses, eczemas e erupções cutâneas, sob forma de cataplasmas: pegar um punhado de folhas, lavar, secar, colocar numa panelinha com duas
colheres de sopa de água. Aquecer até que o líquido evapore. Pegar as folhas, estender sobre uma gaze e esmagar um pouco para que saia o líquido.
Aplicar quente, mas não fervente, deixando sobre a pele até esfriar. Repertir mais duas vezes.

Utilização

* Uso caseiro: : Árvore que atrai pássaros, especialmente beija-flores, que nidificam entre sua fronde. Ciltivadas também em função de suas folhas, que
alimentam bichos-de-seda.
* Uso culinário: Os frutos são utilizados em xaropes, geléias, licores e tortas. Xarope: esmagar os frutos para obter suco; filtrar e pôr em fogo
brando; acrescentar açúcar na proporção do dobro do peso do suco. Deixar engrossar até consistência de xarope e guardar em garrafas esterilizadas,
bem fechadas.

Hemospermia (sangue no esperma)

A hemospermia (sangue no esperma) é uma condição relativamente comum que pode estar relacionada processos infecciosos na próstata, na vesícula seminal, na uretra, etc. Para se fazer o diagnóstico correto o exame do urologista é imprescindível, ele vai solicitar exame de urina simples, cultura de urina e até uma ultra-sonografia da próstata para esclarecimentos.


Choque pirogênico

Choque ou reação pirogênica é a reação que o organismo apresenta quando é invadido por endotoxinas (microorganismos que podem ser, por exemplo, bactérias). Ela é caracterizada por respostas agudas como febre, calafrios, tremores, cefaléia, hipotensão, etc. E pode ocorrer por contaminação de soros, diálise, etc.


Dieta para prisão de ventre

Alimentos que devem ser ingeridos com maior freqüência: -Cereais integrais (farinhas, trigo, arroz), pão integral, biscoito integral; -Leguminosas frescas e secas (feijão, grão de bico, fava, lentilha); -Frutas frescas como laranja com bagaço, mamão, pêra, uva, figo, ameixa fresca, mexerica, abacaxi, banana prata (exceto maçã e banana maçã); -Sementes oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas, castanhas, amendoim, pistache); -Verduras como alface, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolis, pimentão, (de preferência cruas); -Frutas secas (uva passa, figo, ameixa, damasco); -Sucos de frutas como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá (sem coar); -Leite e derivados, principalmente batido com frutas e mel; -Ban-chá ou chá de jasmim; -Farelo de trigo. Recomendação importante: - Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia. Em caso de permanecer por 3 dias sem evacuar: -Bater no liquidificador 1 copo de leite gelado, ½ mamão papaia, 4 ameixas secas e tomar em jejum; -Ferver em 1 xícara de água 6 ameixas secas, coar e tomar à noite.


Doença de Scheuermann

A doença de Scheuermann se caracteriza pela necrose da epífise de crescimento dos corpos vertebrais constituintes do centro da curva dorsal (6ª a 9ª vértebra dorsal). Esta necrose ou morte da estrutura óssea epifisária gera uma deformidade em acunhamento do corpo vertebral, fazendo com que haja uma acentuação da curvatura toráxica. A causa dessa doença é desconhecida. Muitos autores relacionam com a hiper-pressão sobre a região dorsal em crianças rígidas com mau preparo músculo-ligamentar durante a fase de crescimento do esqueleto.se caracteriza pela necrose da epífise de crescimento dos corpos vertebrais constituintes do centro da curva dorsal (6ª a 9ª vértebra dorsal). Esta necrose ou morte da estrutura óssea epifisária gera uma deformidade em acunhamento do corpo vertebral, fazendo com que haja uma acentuação da curvatura toráxica. A causa dessa doença é desconhecida. Muitos autores relacionam com a hiper-pressão sobre a região dorsal em crianças rígidas com mau preparo músculo-ligamentar durante a fase de crescimento do esqueleto. Os casos discretos de doenca de scheuermann não requerem tratamento nenhum. Quando a cifose é significativa, é conveniente o uso precoce de colete para correção durante longos períodos, acompanhado de atividade física orientada. Os casos refratários a estes tratamentos ou que apresentem sinais concomitantes de comprometimento de nervos raquidianos, eventualmente podem necessitar de cirurgia para correção da malformação. Assim, a evolução de cada caso vai depender do comprometimento ósseo e deverá ser avaliada individualmente.


Receita de Leite de Soja

Receita do "leite" de soja divulgado pela Embrapa - Soja e que tem um gosto bem agradável segundo o que já experimentei: Ingredientes: 3 xícaras de chá de grãos de soja escolhidos e sem lavar; 6 colheres de sopa de açúcar refinado; 1 colher de chá de sal; 4 e meio litros de água. Preparo: Ferver 1 e meio litros de água; adicionar os grãos e contar 5 minutos a partir da nova fervura; escorrer a água de cozimento e lavar os grãos em água corrente; colocar o restante da água (3 litros) para ferver, adicionar os grãos e cozinhar por 5 minutos, retirar do fogo e não descartar a água de cozimento; quando estiver morno, bater os grãos e a água no liquidificador, por aproximadamente 3 minutos; cozinhar a massa obtida, em panela aberta, por 10 minutos, reduzindo a chama após a fervura, mexendo sempre; retirar do fogo; quando estiver morno, coar em pano de algodão limpo e espremer bem a massa através do pano, com auxílio das mãos; o líquido filtrado é o extrato ("leite") de soja e a massa restante é o resíduo; levar o extrato ao fogo, ferver por dois minutos e adicionar o açúcar e o sal. Para obter sabor diferente, basta acrescentar chocolate em pó, canela, baunilha, frutas, etc. Acondicionar o resíduo em sacos plásticos e armazenar em freezer para posterior utilização em outras receitas que você pode conseguir no site da Embrapa: www.embrapa.br Acredita-se que o gosto ruim deva-se ao fato de lavar a soja em água fria. Não faça isso. Se achar a receita muito complicada, o que pode fazer é comprar o extrato de soja já pronto que você encontra em qualquer supermercado e utilizá-lo como "leite em pó", para fazer vitaminas, mingaus, etc.



Anfetaminas para emagrecer

Não acredito na utilização de remédios para emagrecer, principalmente em se tratando das anfetaminas, que são medicamentos que viciam (cada vez você precisa tomar doses mais altas para atingir o efeito desejado, ou seja, baixar a ansiedade e parar de comer) e que só funcionam enquanto a pessoa está tomando. Parou de tomar, a pessoa engorda mais do que estava antes. Os efeitos colaterais mais freqüentes, principalmente com o uso prolongado são: irritabilidade; depressão; disforia (uma mistura de humor instável, euforia, irritação, agressividade e depressão); perda de memória; cefaléia (dor de cabeça); confusão mental; alucinações; Uma boa maneira de descrever o estado de irritabilidade, humor repressivo, "pavio curto" que essas pessoas apresentam, é como se fosse uma TPM de mês inteiro. Se você tem problemas na tireóide, precisa estar equilibrada nesta área para conseguir emagrecer. Não acredito tampouco em dietas milagrosas. Acredito sim em mudança de estilo de vida, alimentação saudável e exercícios físicos aeróbicos.


Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário próprio dos gatos chamado Toxoplasma. A doença pode determinar quadros variados, desde ausência de sintomas até doença com manifestações graves. A transmissão pode ser por três vias: por ingestão de cistos do solo, areia, qualquer lugar onde possam existir fezes de gatos; por ingestão de cistos de carne crua ou mal-passada, principalmente de porco ou carneiro; por contaminação da gestante para seu feto. A doença não é transmitida de uma pessoa para outra, com exceção de mulher grávida para seu feto. Os sintomas são muito variados, dependentes também da imunidade do paciente. O início dos sintomas pode variar de cinco a 30 dias após a contaminação. Podemos distinguir algumas manifestações mais chamativas: Doença febril: febre e manchas pelo corpo como sarampo ou rubéola; pode haver sintomas localizados nos pulmões, coração, fígado ou sistema nervoso. A evolução dos sintomas tem curso benigno, isto é, autolimitado. Linfadenite: são as famosas ínguas pelo corpo, mais localizadas na região do pescoço e raras vezes disseminadas. Doença ocular: é a doença mais comum no paciente com boa imunidade, inicia com dificuldade para enxergar, inflamação, podendo até terminar em cegueira. Toxoplasmose neonatal: infecção que ocorre no feto quando a gestante fica doente durante a gravidez, podendo ser sem sintomas até fatal dependendo da idade da gestação; quanto mais cedo se contaminar, pior a infecção. Por isso a importância do pré-natal. Toxoplasmose e AIDS/Câncer: como a imunidade do paciente está muito diminuída, a doença se apresenta de forma muito grave, causando lesões no sistema nervoso, pulmões, coração e retina. Como a doença apresenta sintomas muito variados, é muito importante uma consulta com médico especializado (infectologista) para a detecção dos fatores de risco para a contaminação e para estudos por exames de sangue específicos. Somente uma coleta de sangue não será suficiente para o diagnóstico definitivo.


Lesões em coluna vertebral

A dor na coluna é um sintoma referido por mais de 80% da população em algum momento da vida e é um dos motivos mais freqüentes que leva o paciente ao consultório do clínico geral, sendo superado apenas pela dor de cabeça. Além disso, é responsável por um terço das queixas reumatológicas. O termo lombalgia é usado para definir a dor nas costas devido a um grande número de doenças. Da mesma maneira, cervicalgia aplica-se à dor na região do pescoço. A dor nas costas pode ser devido a um grande número de fatores e doenças, pois praticamente todas as estruturas da coluna podem causar dor, como: discos, músculos, ligamentos, nervos e mesmo outras estruturas que não fazem parte da coluna. Fatores de risco para a dor na coluna vertebral: Obesidade; Distúrbio mecânico/estrutural; Tensão emocional: ansiedade, depressão; Esforços excessivos; Má postura; Idade, sexo, raça; Condições sócio econômicas; Atividade profissional. Doenças que podem causar dor na coluna vertebral: Traumatismos: comum em tecidos moles (distensão muscular, tendão, ligamentos), fraturas e hérnias discais; Malformações congênitas; Mecânico-posturais: postura viciosa, obesidade, gravidez, encurtamento dos músculos posteriores das pernas; Doenças de partes moles: fibromialgia, dor miofacial; Degenerativas: artrose; Inflamatória não-infecciosa: artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, pelvespondilite anquilosante, artrite psoriática, Síndrome de Reiter e outras; Infecciosa: tuberculose e outras bactérias; 

Metabólica: osteoporose etc.; Tumores: benignos e malignos; Psicogênica: de ordem emocional. A dor pode se manifestar de diferentes formas: - Localizada: dor sentida em um ponto ou uma área; - Irradiada: dor na coluna acompanhada por dor em outra área. É uma dor sentida à distância. Quando a dor é intensa ou prolongada, a tensão muscular é elevada e pode influenciar o quadro. Na presença de dor, tensionamos os músculos da região como reflexo de proteção. Se contraídos por muito tempo, eles começam a doer, aumentando o mal estar. Por isso, em muitos casos a dor não provém propriamente da disfunção, mas da tensão muscular. Muitas vezes não conseguimos dizer onde é que a dor se localiza exatamente e pode parecer que ela muda de lugar durante o dia ou de um dia para outro.


Tamanho dos testículos

O tamanho dos testículos depende da idade, indo de 2,6 cm por 3,3 cm na pré-adolescência, até 3,7 cm por 4,2 cm no homem adulto, sendo possível variações para mais ou para menos.


Espirometria

A espirometria é um exame que avalia a função respiratória e permite classificar as insuficiências respiratórias, seguir sua evolução e avaliar a eficácia do tratamento. O teste consiste na medida de volumes e capacidades do pulmão, através de respirações rápidas e lentas no aparelho chamado espirômetro, um microprocessador faz automaticamente o registro gráfico e o cálculo dos parâmetros.


Ureterocele

Ureterocele é a presença de uma delgada (fina) membrana sobre o meato (orifício) ureteral dentro da bexiga, que se enche de urina quando o ureter se esvazia. Pode causar ureterohidronefrose (aumento do ureter e do rim) ou apenas ser detectada ao exame da bexiga, sem maiores sintomas. O tratamento geralmente é cirúrgico endoscópico. Normalmente é uma alteração congênita, ou seja, a pessoa já nasce com ela.


Tratamento não farmacológico da Hipertensão Arterial

O tratamento não farmacológico da hipertensão arterial é eficaz e já fez com que inúmeras pessoas ficassem sem precisar tomar remédios para controle. É importante salientar que a hipertensão arterial não tem cura. O controle deverá ser feito por toda a vida. Ai vai: 1) Retire o sal de sua alimentação o máximo possível; 2) Comece a fazer um exercício aeróbico, que pode ser caminhada, bicicleta ou natação. Diariamente, pelo menos por 30 minutos; 3) Se este for o seu caso, perca peso; 4) Reduza as gorduras animais e os açucares de sua alimentação; 5) Procure realizar atividades relaxantes. Procure exercitar-se no controle da tensão.


Benefícios do Sol à saúde

Além de relaxar e garantir uma bonita cor, o sol é responsável pela síntese cutânea de vitamina D, que auxilia a captação de cálcio para os ossos. Os benefícios do sol também se estendem à área psíquica. Estudos comprovam que sua presença estimula o bom humor das pessoas e evita estados de depressão e suicídios, freqüentes em países de inverno rigoroso em que a presença de luz natural é restrita a poucas horas por dia. Às gestantes também é recomendado que tomem sol por 15 minutos diários nos seios para torná-los mais fortes e preparados para a amamentação. Aproveitar o que Sol oferece de melhor, com responsabilidade. Essa é a tônica das novas campanhas apoiadas pela American Academy of Dermatology, que recomenda o uso de protetor solar para quem se expõe ao sol por mais de 20 minutos diários, independentemente da pessoa estar na praia, no clube ou parada no trânsito. A aplicação do filtro solar deve ser feita de 30 a 60 minutos antes da pessoa se expor ao sol.


Abstinência sexual e masturbação

Não há problema nenhum em ficar em abstinência sexual, desde que a pessoa se sinta bem assim. Tem-se o exemplo dos monges budistas e de outros religiosos que o fazem sem problemas. Agora, se a pessoa sente muita vontade e por limitações religiosas deseja manter a castidade até o casamento, sugiro a masturbação como solução. Está provado que ela é benéfica para o ser humano e até permite que a pessoa conheça melhor o seu corpo.


Betacaroteno

O betacaroteno é encontrado na cenoura e, em vários outros alimentos. Ele é um antioxidante pró-vitamina A que, quando transformado em vitamina A em nosso organismo, age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação de melanina, pigmento presente na pele e responsável por protegê-la dos raios solares e conferir o bronzeamento. A cenoura não apresenta efeito tóxico porque, quando consumida em excesso, o organismo não transforma o betacaroteno em vitamina A e o mantém armazenado no epitélio, conferindo um tom amarelo-alaranjado nas palmas da mão e no tom da pele. O organismo só ira sintetizar o betacaroteno em vitamina A quando for necessário. De qualquer forma não é nada agradável ficar com a o tom da pele amarelo-alaranjado e, por isso, sempre é bom consumir somente o necessário. As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, mamão, melão e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis. Considerando que necessitamos de todos os nutrientes, que existe uma interação importante entre eles e que o excesso nunca é legal, aproveite o verão e a grande oferta desta estação de frutas e verduras para elaborar um cardápio bem colorido.

Orientação para diabético, hipertenso e obeso

A diminuição do peso, a dieta balanceada, o controle da pressão, o controle do colesterol, exercícios e o contole de glicemia são excenciais e devem ser perseguidos por todos os diabéticos. Em relação à dieta, não ingira açucar de nenhuma maneira. Use sempre adoçante. Faça, ao menos, 4 refeições por dia porém, comendo pouco. Esse é o segredo! Prefira as carnes magras, leite e queijo desnatados, ovos somente 2 vezes na semana, fuja das frituras, coma muita verdura, saladas e legumes. Não misture arroz, batata, macarrão e mandioca. Quer come-los? Cada um em uma refeição separada pois, transformam-se em açucar após a digestão. Frutas: uma por refeição de tamanho médio. Se tiver dificuldade em diminuir a quantidade de comida, use um prato menor (funciona). Prefira sempre água. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Evite os embutidos, salsichas, salame, presunto, etc. Exercícios: prefira caminhadas. Comece devagar, 15 minutos por dia. Á medida que vai se sentindo bem, aumente o tempo, até chegar a 45 minutos diários. Se preferir, faça natação ou bicicleta. Alongamentos também são importantes. Sua pressão deve ser menor ou igual que 130 X 80 mmHg. À medida que for perdendo peso e fazendo o controle do sal na dieta, ela melhora bastante. Se não conseguir, tome a medicação. Dê preferência ao captopril (fale com seu médico), pois, ele protege o rim e não provoca disfunção na ereção. Controle sempre o colesterol e se for preciso use medicamentos. Metas: HDL= 50; LDL < 100; TG < 130. O AAS infantil pode ser necessário (pergunte ao seu médico).


Alimentação saudável

Alimentação saudável é aquela que vai utilizar sempre 3 tipos de alimentos: os construtores, os energéticos e os reguladores. Sendo os construtores as proteínas (carnes, leite, ovos); os energéticos os carbohidratos (massas, pão, raízes, batata, etc) e os reguladores as verduras, legumes e frutas. Abuse sempre dos reguladores, coma sem medo, mas vá com calma com os construtores e energéticos. Evite as gorduras, o álcool, o café. Tome bastante líquido. Algumas dicas: - não passar fome; - fazer ao menos 6 refeições diárias; - comer sempre a metade do que gostaria; - não ingerir líquidos durante as refeições; - evitar comidas gordurosas, frituras, carne de porco, banha de porco, torresmo, bacon, evitar beliscar entre as refeições, evitar bebidas alcoólicas, côco, amendoim, carne de siri, doces, açúcar (trocar pelo adoçante), refrigerantes, sorvete; -comer à vontade: verduras, saladas, legumes, de preferência crus ou senão cozidos e frutas, com exceção de abacate, manga e caqui; - preferir sempre leite desnatado e queijo branco tipo ricota ou cottage; - nunca misturar em uma única refeição: macarrão, arroz, batata e mandioca. Eles podem ser comidos separadamente. No caso do pão, não é ele que engorda, é a manteiga ou margarina e a geléia que se usa. No caso do macarrão é parecido: o que engorda é o molho. E por ai vai.... Em relação à atividade física, recomendo sempre uma atividade aeróbica que pode ser caminhada, natação, hidroginástica ou bicicleta. Essas atividades devem sempre ser antecedidas por alongamentos. Comece devagar, não force o corpo. À medida que for se sentindo bem, vá aumentando o tempo de atividade para que o corpo e os órgãos se adaptem ao exercício. Essa atividade deve ser feita no mínimo 3 vezes na semana e para ser efetiva, deve-se chegar a 45 minutos diários (gradativamente, atenção!).


Helicobacter pylori (HP)

Há mais de cem anos que se pesquisa uma provável origem bacteriana para as doenças do trato gastrointestinal superior. Em 1893 foi relatada pela primeira vez a presença de bactérias em forma de espiral no estômago de animais. Em 1983 dois pesquisadores chamados Warren e Marshall isolaram pela primeira vez o Helicobacter pylori (HP) para provar que esta bactéria era responsável pelas gastrites e úlceras. Marshall ingeriu uma cultura purificada de Helicobacter pylori. Os sintomas começaram 7 dias após Marshall ter ingerido a cultura de bactérias e ao ser submetido a uma endoscopia foi constatado uma gastrite. O HP é uma bactéria que vive profundamente na mucosa gástrica. Ao contrário de outras bactérias o HP sobrevive ao ácido existente no estomago. É uma bactéria que se adaptou muito bem à vida no interior do estômago. Está assim reconhecido que a infecção pelo HP é o principal responsável pela grande maioria das gastrites. No Brasil, o índice de contaminação, é maior na primeira infância e na adolescência. Nos países ricos, são os adultos as vítimas mais freqüentes. A contaminação ocorre principalmente pela ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. Não existe uma explicação objetiva para o fato de algumas pessoas desenvolverem doenças relacionadas à bactéria e outras não. Existem indivíduos que são imunologicamente mais resistentes, outros nem tanto. Sabe-se também que fatores genéticos, fumo, bebida e uso de drogas contribuem para tornar algumas pessoas mais vulneráveis. O tratamento é feito com antibióticos e um medicamento que inibe a acidez. O índice de reinfestação dos pacientes chega a 5%. Os sintomas são os clássicos da gastrite, úlcera, etc.

Ducha Vaginal

A ducha vaginal não deve ser usada em nenhuma hipótese. A razão é fácil de entender: a vagina possui uma fauna normal, onde convivem diversos microorganismos. A ducha destroi essa fauna e, a falta dela, para esta parte do corpo faz com que fique desprotegida e mais susceptível às infecções.




Dieta para Triglicérides


Abaixo, segue a pergunta e a resposta sobre


"Gostaria de saber o que eu posso comer pois tenho triglicerídio
alto e colesterol também. O médico disse o que eu NÃO posso comer, mas eu quero saber o que eu posso."


Esse distúrbio caracteriza-se pelo aumento das taxas sangüíneas de triglicérides, o que pode formar placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Comumente está associado a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo. Segue abaixo uma orientação dietética:



Alimentos proibidos:
- Açúcar, mel, doces, sorvetes, gelatinas;
- Pudim, compotas, frutas secas e cristalizadas;
- Roscas, tortas, balas, biscoitos, chocolates;
- Massas como: lasanha, caneloni, ravióli;
- Pizzas;
- Farinhas (mandioca, milho, trigo, aveia);
- Refrigerantes;
- Bebidas alcoólicas.

Alimentos restringidos:
- Bolachas de água e sal, de água e torradas;
- Batata, mandioca, beterraba, arroz, macarrão, milho verde;
- Feijão, ervilha, soja, lentilha, vagem.

Alimentos permitidos:
- Leite desnatado, café, chá, suco de frutas;
- Queijos;
- Carnes magras;
- Óleo vegetal em pouca quantidade;
- Frutas;
- Verduras e legumes.

Recomendações:
- Utilizar adoçante no lugar do açúcar
- Praticar exercícios físicos regularmente.




Nenhum comentário: