terça-feira, 31 de maio de 2011

BURACOS E ESGOTOS ATORMENTAM POVO DE ÁGUAS COMPRIDAS



TRAFEGAR pela Estrada de Águas Compridas requer muita paciência
Trafegar pela Estrada de Águas Compridas, próximo ao terminal de ônibus, em Olinda, requer muita paciência. Buracos preenchidos com água de esgoto que escorre pela via incomoda moradores, comerciantes e motoristas. A situação piora quando chove, porque a água suja se mistura com a da chuva. Segundo o aposentado Benedito Bezerra da Silva, de 70 anos, vários serviços de recapeamento já foram feitos ao longo dos anos, mas o problema volta a acontecer com o retorno do esgoto.
“Já nem lembro da última vez que viram aqui para resolver essa situação. Mas tem que resolver. A rua fica suja, os buracos atrapalham o trânsito e fica um grande mau cheiro”, contou. Tudo isso acontece na porta da sua casa. No total, são quatro buracos bem próximos, que obrigam os carros a desviarem. A via é a principal rota de acesso dos ônibus que fazem as linhas Águas Compridas e Santa Casa. No trecho onde os buracos são maiores, os veículos passam com dificuldade.
A área, que é de intenso movimento comercial, já foi palco de várias quedas de transeuntes e motociclistas. É por isso que o atendente Antônio Barbosa da Silva, de 42 anos, passa com cuidado pela via em sua moto. “Temos que passar devagar porque temos que desviar dos buracos e podemos sofrer acidentes”, comentou. Além disso, os transeuntes têm que optar por andar pela calçada, que está repleta de água de esgoto, ou se arriscar, passando pelo meio da rua, por onde passam os ônibus que dão acesso ao bairro.
O taxista Walter Silva de Lucena, de 59 anos, trabalha há seis nas proximidades. Segundo ele, por conta dos buracos, somente este ano, teve que levar o carro para a revisão, situação que ocorria com menos frequência. “A gente precisa fazer mais vezes a manutenção do carro, principalmente para trocar as bandejas da suspensão. Sem contar que, nos horários de pico, fica o maior engarrafamento aqui”.
Procurada pela reportagem da Folha, a Compesa informou, por meio de nota à Imprensa, que “não opera a rede de esgoto na Estrada de Águas Compridas, em Olinda. Quanto aos buracos na via, a companhia informa que não executou nenhum serviço de água na localidade”. Já a Prefeitura de Olinda, também por nota, afirmou que a Estrada de Águas Compridas está passando por intervenções e se comprometeu a verificar a situação para tomar as medidas necessárias. Segundo o documento, “mais de 600 metros da localidade já foram recapeados e serviços de melhorias na rede de drenagem, calçada e sinalização estão sendo executados”.

Nenhum comentário: