terça-feira, 3 de maio de 2011

NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO S. MORAIS


O NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO S. MORAIS priorizam os direitos e deveres coletivos dos cidadãos enquanto moradores, eleitores, pagadores de impostos e consumidores, acerca dos temas respectivos da justiça, da segurança, do meio ambiente, dos mandatos políticos, dos orçamentos públicos e do consumo coletivo, dentre outros. Para o NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO S. MORAIS, os direitos e deveres coletivos, assumem papel fundamental, pois é somente organizando em coletivos que damos VOZ A CIDADANIA.

Mas sempre as dimensões civis, políticas, econômicas e sociais, obrigatoriamente juntas e nesta ordem. Haverá inclusive quem pergunte sobre a expressão dos direitos sociais, que deliberadamente trocamos pela dupla presença da dimensão econômica, seja na vertente das relações do cidadão pagador de impostos com os agentes do Estado, seja nas relações do cidadão consumidor com os agentes do mercado. Todavia, esta dimensão social da cidadania já tem sido muito monitorada pela mídia e pelos políticos, o que tem resultado apenas em demagogia e farsa na história recente brasileira. Quando só a plena consciência de direitos e deveres civis, políticos e econômicos, e sobre tudo na sua vertente de relações do cidadão morador com seus próprios coletivos e do cidadão eleitor com seus governantes, é que pode garantir efetivamente os tão falados direitos sociais. 

Conhecendo melhor as necessidades diagnosticadas, contando com o efetivo de voluntários, apoio da comunidade local, participação dos assistidos e da sociedade como um todo o Instituição julgou que era seu dever social e cívico proporcionar melhorias nas condições de vida dessas famílias, promovendo atendimento, orientação e apoio, suprindo algumas necessidades básicas e de educação, na área de socialização de crianças e adultos, e proporcionando-lhes meios e condições para a continuidade da presença nos bancos escolares. Para esse atendimento, em 2009 implantou o NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS.

Uma vez que o NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS, através do Centro de Atendimento Comunitário, proporciona atividades sócio-educativas diárias, inclusive nos sábados e domingos, as crianças, adolescentes e suas famílias têm se mantido em estreito contato com os monitores e com a direção, desenvolvendo a possibilidade de convívio pessoal e comunitário, envolvendo-se cada vez mais com a Instituição, tornando-se inclusive voluntários em ações que possam ser por eles desenvolvidas. Essas ações, especialmente programadas, desenvolvem na criança e no adolescente valores pessoais, que se exteriorizam no seu comportamento social e familiar.

Por outro lado, observa-se um aumento significativo no ingresso de crianças e adolescentes de uma mesma família, assim como de seus pais ou responsáveis, caracterizando ação familiar. No entanto, a mudança de hábitos, que é o objetivo principal do Projeto, não acontece de um momento para o outro, sendo, na verdade, um longo processo de educação de costumes, adoção de novas idéias e valores. Por conseguinte, a manutenção das atividades, ao longo do tempo, ocasiona uma lenta, mas firme mudança, que se irradia de freqüentadores para os demais familiares, assim como no próprio bairro, que já apresenta numa configuração, diferente daquela que apresentava quando da instalação do NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS.

A ausência de políticas públicas nas Comunidades de Jardim Atlântico e Rio Doce afeta crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores desta região. Como resposta a esta realidade social, o NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS busca otimizar seus recursos técnicos e administrativos, dando melhor aproveitamento à sua capacidade de trabalho de forma a tornar o Núcleo e a Instituição, em geral, capaz de suportar o desafio de desenvolver ações com maior abrangência e efetividade.

Ao procurar resultados de maior escala, o NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS intensificam suas ações através da inclusão de novas frentes de trabalho e reforça a cobrança da implantação de políticas públicas na comunidade por meio da formalização de convênios e serviços públicos.
Neste contexto, com o objetivo de dar respostas rápidas à população, ele trabalha na transversalidade entre os exos de forma integrada, objetivando um atendimento de maior qualidade.
O NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS atuam em cinco eixos de trabalho: atendimento ao idoso, biblioteca, articulação comunitária, serviço social e saúde.

ATENDIMENTO AO IDOSO - Proporciona aos idosos das comunidades atendidas pelo NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS um espaço de socialização e convivência. Esse eixo incentiva atividades como dança, artesanato, debates e palestras sobre saúde e relacionamento familiar, além de promover passeios e a troca de experiências entre os seus freqüentadores. O contato dos idosos com crianças e jovens de outros núcleos é estimulado como forma de reforçar a afetividade e o respeito entre gerações, além de favorecer a propagação da cultura. Ele também oferece acompanhamento aos idosos no comparecimento à rede pública de saúde e a confecção de próteses dentárias, em ação conjunta com o eixo Saúde.

BIBLIOTECA - Fornece suporte aos alunos dos demais núcleos do Educando na Periferia ou das escolas das regiões em que o NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS está presente. Com ponto de acesso à internet e acervo constituído por livros, jornais, revistas e filmes, é aberta também aos moradores dessas regiões, o que a torna um importante ponto de aproximação da instituição com a comunidade e dos educadores com as famílias de seus alunos. Ela possui cerca de 4000 títulos e é a única biblioteca presente na região.

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA - Atua no sentido de privilegiar espaço social de construção dos significados éticos de toda e qualquer ação de cidadania, possibilitando aos usuários perceber-se como parte de uma comunidade, de uma classe, de um ou vários grupos sociais, além de comprometer-se particularmente com questões que são consideradas relevantes para a vida coletiva, marcada pela desigualdade social, pela disparidade regional e por uma notável diversidade cultural.

SERVIÇO SOCIAL - Realiza ações de pressão e articulação política e social, com o objetivo de proteger a população que sofre violação de seus direitos, fortalecendo assim o acesso aos bens e serviços públicos existentes. O serviço social presta atendimento a todos os cidadãos que dele necessitar visando a garantia dos direitos.

SAÚDE - De caráter predominantemente informativo, as iniciativas do Instituto nessa área estão concentrados na orientação para prevenção de doenças, no apoio às campanhas públicas de saúde e vacinação e na manutenção de um serviço odontológico voltado ao atendimento em biocibernética bucal. Esse tipo de atendimento se dedica à correção da respiração bucal, um problema com repercussões sobre diversos aspectos da saúde, orgânicos e psicológicos, capaz de comprometer a capacidade cognitiva e o rendimento escolar.

* Sabemos que os problemas sociais são desafiadores, mas o NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO S. MORAIS os enfrenta com firmeza, dedicação e compromisso em busca de soluções.

Atenciosamente;


Marcio Morais
Presidente

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