quinta-feira, 5 de maio de 2011

Insegurança em Rio Doce

Conheço bem o bairro de Rio Doce, pois trabalhei em Olinda durante uma década. Neste local em que os fatos ocorreram fica a sede de uma das maiores empresas de transporte da região, por este motivo; centenas de pessoas transitam por ai diaramente ao longo de todo o dia, inclusive durante as madrugadas. 


As histórias de assaltos são constantes na Av. Nápoles e vale salientar que a mesma fica próxima de 02 núcleos policiais o de Jardim Atlântico a cerca de 600 metros da via e o da 4ª etapa de Rio Doce que tem praticarmente a mesma distância do primeiro.
A violência no bairro de Rio Doce está relacionada a falta de uma politica pública de cidadania eficaz?

O segundo maior bairro de Olinda está abandonado pelo poder público. Várias favelas surgiram ao longo dos anos no entorno do bairro ( que é uma vila de Cohab dividida em 5 etapas), tendo também uma área litorânea conhecida como Rio Doce/Praia. Em qualquer perimetro de Rio Doce o cidadão corre perigo. Conheço sete familias que deixaram o bairro nos últimos três anos devido a violência e outros problemas sociais existentes na comunidade.

A PMO precisa alargar a sua visão e junto com as ONG'S e o Governo do Estado desenvolver programas para aquela comunidade. Fatos como esse estão destruindo a imagem do bairro. O comércio está sofrendo, o valor imobiliário das residências está em queda livre. A única coisa boa que existe hoje no bairro é o sistema de transporte coletivo, que bem é grande e tem uma oferta louvável de linhas.

Para onde você olha observa uma decandência do bairro. Agora fico perguntando-me! Um bairro tão grande como esse, com uma população tão esclarecida e organizada politicamente, por que a população local está tão adormecida? Tenho centenas de amigos e alguns parentes que residem no bairro e gostaria muito que esta mudança começasse com eles. Pois sei que eles tem a capacidade de modificar esta situação. Avante! ilustres moradores vamos trazer de volta o doce sabor para as águas deste rio que no momento se encontram bastante amargas e sujas de sangue. E que o Senhor Deus tenha misercórdia de cada um de nós. Márcio Morais

Nenhum comentário: