quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caruaru faz hoje 154 anos


 alt
Hoje Caruaru completa 154 anos de emancipação política, o que nos deixa muito feliz e satisfeito de morar aqui. Caruaru, antes era uma fazenda, agora é uma cidade, cidade essa conhecida como princesinha do agreste, capital do agreste e até mesmo capital mundial do forró, onde festa junina tem a tradição de durar 30 dias, não é o caso desse ano, mais nada apaga o brilho do maior e melhor São João do mundo, que chega atrair mais de 150 mil pessoas por noite. Quem visita essa terra, nunca mais quer deixar de vir, e quem mora aqui, nunca mais quer sair.

Terra de grandes artistas, tais como “mestre Viltalino” “Tavares da gaita” “Petrucio Amorim” “Azulão” “Elifas Junior” “Onildo Almeida” entre tantos outros, que pra onde vão leva nossa música, cantando e encantando o Brasil a fora. Nosso querido São João deixa muitas cidades com inveja, temos comidas gigantes, brincadeiras, fogueiras gigantes, festival de fogos, drilhas que enfeita mais ainda a festa.Não podemos esquecer também da maior feira ao ar livre da América Latina, que no dia 6 de dezembro de 2006, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, e como cantava com muito orgulho Luiz Gonzaga: “De tudo que há no mundo, tem na feira de Caruaru” Na música composta por Onildo Almeida.

É em Caruaru que tem o famoso Alto do Moura, eleito pela UNESCO como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. ‘Próximo ao centro de Caruaru’, o Alto do Moura concentra mais de 1.000 artesãos, que transformaram suas casas em Ateliês. Atualmente, as peças produzidas pelo Alto do Moura ultrapassam os oceanos, mostrando o povo e a cultura do povo brasileiro. Em Caruaru temos também Autódromo Ayrton Senna, Morro do Bom Jesus entre outros pontos turísticos e históricos.

Eu diria que o ‘país’ de Caruaru é um melhores cantos para se viver no Brasil, não só por suas festividades, mas por seu clima, por sua natureza, por seu povo, por sua cultura. Enfim, o ‘país’ Caruaru é único, e como diria o grande artista Ariano Suassuna: “Não troco meu oxente, pelo ok de seu ninguém”. Não é por causa dos problemas sociais, que inclusive são muitos, que não iremos comemorar essa data tão importante, mais do que nunca é hora de comemorar. Por isso, se você não veio a Caruaru ainda, você não sabe o que está perdendo. 

Nenhum comentário: