sexta-feira, 6 de maio de 2011

Boato de enchente no Recife assusta população





Boatos, informações desencontradas, alarme falso. Tudo isso levou a população recifense a suspeitar que haveria um transbordamento do rio Capibaribe e, consequentemente, inundação na cidade. A falsa suspeita de enchente na Capital pernambucana foi disseminada, inclusive, nas redes sociais (Twitter e Facebook), porém, não foi confirmada pelas autoridades públicas. Ontem à noite, o nível de água do Capibaribe estava baixo.

O boato surgiu depois de que foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) que poderia ocorrer chuvas intensas com um índice de 100 milímetros no período entre 0h de hoje e às 6h. Também foi especulado que a barragem de Tapacurá teria ultrapassado sua capacidade de armazenamento d’água e que havia estourado. Com isso, haveria uma inundação no Recife como ocorreu no ano de 1975.

Em alguns bairros do município, a exemplo da Torre, os boatos foram propagados entre a vizinhança. Segundo Yara Morato, moradora do bairro, muita gente da Vila Santa Luzia acreditava realmente que iria haver uma enchente. “Eu fui lá e tinha gente comentando que vai sangrar a barragem. Outros diziam que não acreditavam nisso. Mesmo assim, algumas pessoas subiram as coisas, outras arrumaram e estão em alerta. Mas tinha muita gente indo ver o rio (Capibaribe)”, contou.

De acordo com ela, uma de suas irmãs ligou para a Codecir e foi informada que a maré iria subir e teria avisado à líder comunitária do bairro e pedido que ela falasse com as pessoas que moram nas palafitas na beira do rio. “Só que as pessoas do bairro aumentaram (distorceram). Eles têm medo porque em 1990, devido a uma grande chuva, teve uma enchente na vila”, disse Yara. A previsão do tempo para o dia de hoje, é de chuvas intensas. Estão previstos picos de maré por volta das 4h54 (2,3 metros) e às 17h15 (2,2 metros). Márcio Morais

Nenhum comentário: