quinta-feira, 15 de setembro de 2011

COLUNA POLITICA



     Uma faxina forçada
O ex- ministro Pedro Novais (Turismo) já vinha tocando a sua pasta num cenário de incertezas e instabilidade desde o momento em que foi acusado de patrocinar uma farra num motel com dinheiro público, tão logo tomou posse. As denúncias de má-gestão dos recursos federais continuaram pipocando, mas a presidente Dilma fez vistas grossas, chegando a negar que viesse a dar continuidade a faxina ética no seu governo.
O mais lamentável disso tudo é que Novais não cai pelo conjunto das suas imoralidades, mas porque foi objeto de uma nova revelação bombástica pela Folha de São Paulo. Em sua edição de domingo, o jornal revelou  a administração promíscua da verba de gabinete do ex-ministro, na condição de deputado federal. Foi a pá de cal.
Não fosse isso, Dilma não teria tomado a decisão de aplicá-lo o cartão vermelho. As instituições representativas da sociedade civil querem e esperam muito mais da presidente. Não dá para estancar a suposta faxina agora. Tem muita gente aí ainda pendurada no pincel.
Resta saber se ela terá coragem para continuar as mudanças. A oposição teme e com razão, porque quanto mais se avança nessa limpeza, não permitindo que a sujeira fique debaixo do tapete, mais arranhões sofre a imagem do ex-presidente Lula. Aliás, não há um só ministro que Dilma tenha dispensado que não seja ligado ao ex-presidente. Lula passou a vida inteira passando a mão na cabeça dessa gente, que tanto mal fez ao País.
UMA MERRECA – Mostrei no blog, ontem, o abandono das obras do complexo astronômico de Itacuruba. Trata-se de um projeto de responsabilidade do Governo Federal, notadamente a Chesf, através do Instituto Xingó. Mas, bem que o governador Eduardo Campos poderia usar o seu prestígio em Brasília para desentravar a liberação dos recursos. Não é muito dinheiro. Segundo o prefeito de Itacuruba, Romero Magalhães (PSB), com apenas R$ 200 mil se conclui a obra física e se faz a compra dos equipamentos.
Razão da paralisação - Foi na gestão do pernambucano Gilberto Rodrigues que o Instituto Xingó começou as obras do complexo astronômico de Itacuruba. Segundo o blog apurou, a suspensão dos recursos para o projeto se deu em função da constatação de irregularidades nas contas de Rodrigues, indicado pelo governador Eduardo Campos.
Com pinta de ministra - Não há mais dúvidas em Brasília: a deputada Ana Arraes deve ser mesmo eleita ministra do Tribunal de Contas da União em eleição marcada para a próxima semana. Para evitar versões maldosas em relação ao comportamento da bancada do PTB na Câmara o senador Armando Monteiro Neto fez questão de levar a bancada ao gabinete de Ana e anunciar formalmente o voto fechado.
Bolo nos sem-terra - O INCRA deixou mais de 100 famílias esperando, ontem, no acampamento Xingó, em Petrolândia e, ao final do dia, não deu a menor satisfação aos sem-terra, que, ansiosos, queriam apenas notícias sobre a regulamentação da área. Ali, um dos maiores acampamentos da região, falta de tudo, de água a cesta básica. Mas, ninguém quer sair de lá.
Serviços precários - São de péssima qualidade os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular no Sertão de Itaparica. Em Itacuruba, a OI deixa todo mundo na mão, literalmente. Já em Petrolândia, a TIM vai entrar para o Livro dos Recordes como a pior operadora do País. Conseguir completar uma ligação ali é uma façanha que poucos conseguem.

CURTAS
NEM UM PIO– Na sua passagem, ontem, por Brasília, o governador Eduardo Campos evitou tratar de eleição para o Tribunal de Contas da União. Preferiu reforçar sua posição em cima da decisão de não apoiar uma nova proposta de recriação da CPMF, que ganha adesões.
AUMENTO– Em Petrolândia, a Câmara de Vereadores aprovou, ontem, o aumento do seu número de representantes. A partir da próxima eleição passará de nove para 11 parlamentares. O presidente Fabiano Marques diz que obedeceu a uma decisão do Congresso.
CRIME – Presidente da Subcomissão de Políticas, Orçamento e Segurança Pública, o deputado José Augusto Maia (PTB) preside, amanhã, no anexo da Assembleia Legislativa, importante audiência pública para tratar de medidas relacionadas ao crime organizado

Nenhum comentário: