quinta-feira, 29 de setembro de 2011



        Janela do oportunismo
Enfim, o PSD – Partido Social Democrático - conseguiu o registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral depois de sucessivas tentativas frustradas de impedimento na justiça movidas por legendas incomodadas. Recriado por uma articulação direta do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD já foi uma das grandes agremiações partidárias no passado.
Mas, diferentemente de hoje, quando renasce para abrigar oportunistas e oposicionistas de mentirinha, tanto no plano federal quanto no estadual, o velho PSD impunha respeito. Existiu na era no bipartidarismo dos anos 50 para enfrentar a UDN. Em Pernambuco, o responsável pela sua fundação entrou para a história como um dos maiores políticos e governadores do Estado.
Refiro-me a Agamenon Magalhães, estadista, ícone da ética, da moralidade e do zelo com a coisa pública. O PSD do passado era a escola do pessedismo, sinônimo de sabedoria política, cuja maior marca foi difundir entre os seus fiéis discípulos a enorme capacidade de ouvir, dialogar e buscar o consenso com a única finalidade de concretizar políticas públicas em favor da coletividade.
Mas, hoje não. O PSD que o TSE deu o seu aval é a janela que se abriu num tempo em que não há respeito pela fidelidade partidária não apenas para os oportunistas, mas aos que, desesperados, tentam, a todo custo, salvar os seus mandatos. Que não têm espírito público e enxergam, infelizmente, a política apenas como um verdadeiro balcão de negócios.
SUBLEGENDA DO PSB – Em Pernambuco, o PSD renasce como sublegenda do PSB, partido em nível nacional comandado a mão de ferro pelo governador Eduardo Campos. Na tentativa de ampliar o leque de apoio ao seu governo, Eduardo foi buscar na constelação macielista o presidente do partido no Estado, ex-deputado André de Paula. Que, aliás, não dá um passo adiante sem bater continência para o chefe que dá expediente no Palácio do Campo das Princesas.
Segurando a alça - A revoada para o PSD será a maior de todos os partidos em Pernambuco. E o maior perdedor será o DEM, em fase terminal, que perderá mais um vereador do Recife e mais dois prefeitos. Do jeito que as coisas caminham, só restará o grupo Mendonça para segurar a alça do caixão do Democrata estadual.

Ôba-ôba em Pernambuco - Os outdoors espalhados nas principais ruas do Recife em comemoração à escolha da ministra Ana Arraes para o TCU têm padrinho. É o deputado Ricardo Costa (PTC), dono da Stampa. Ele diz  que não sabe quantas placas foram colocadas e explicou que são uma cortesia da empresa de sua família, da qual se desligou. O outdoor traz a seguinte mensagem: “Ana Arraes, a força da mulher pernambucana no Tribunal de Contas da União”.
Cadê o Governo? - A greve dos Correios já dura duas semanas e a impressão é de total impasse. Alguém precisa avisar à presidente Dilma e ao ministro das Comunicações que tanto os funcionários daquela estatal quanto a sociedade aguardam por um pronunciamento que se traduza em resolução satisfatória para os que reivindicam o respeito a direitos legítimos.
PDT na engorda - A direção nacional do PDT, tendo à frente o deputado Paulinho da Força Sindical (SP), aterrissa, hoje, em Pernambuco para promover a filiação de 130 sindicalistas, em ato que será coordenador pelo presidente estadual, José Queiroz, prefeito de Caruaru. Quanto ao prefeito de Gravatá, Ozano Brito, Queiroz ainda aguarda uma resposta definitiva.


CURTAS -
EM PARNAMIRIM – Aliado do deputado Sérgio Guerra, o tucano Antônio Carlos Sampaio transferiu seu domicilio eleitoral para Parnamirim, no Sertão, e está assumindo a presidência do PSDB naquele município. Com a intenção de apoiar o candidato do prefeito Nininho.
REGRESSANDO – O ex-deputado federal Salatiel Carvalho está de volta à política. Tem convite do PSDB e do PSD para disputar um mandato de vereador em Jaboatão dos Guararapes. Já esteve, inclusive, com o prefeito Elias Gomes, e com o pessedista André de Paula.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Até quando o deputado João Paulo vai ficar com o discurso de que quem manda nele é Lula, enquanto o ex-presidente não está nem aí?

Nenhum comentário: