sexta-feira, 30 de setembro de 2011

INSS QUER QUE MOTORISTA INFRATOR PAGUE INDENIZAÇÃO



Até que enfim, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá ajuizar nos próximos dias as primeiras ações para o pagamento de indenizações a vítimas de acidentes de trânsito pelos motoristas infratores. A ideia é que eles tenham que arcar com os custos de auxílio-doença ou pensão por morte, por exemplo, informou o presidente do INSS, Mauro Hauschild.
A Advocacia-Geral da União (AGU), já estuda a forma como será feita a cobrança. Segundo Hauschild, atualmente, o INSS gasta R$ 8 bilhões por ano com as despesas decorrentes de acidentes de trânsito. 'Não é justo para a sociedade que o INSS, que arca com pesado déficit de suas contas para dar garantias aos segurados, tenha que custear essas despesas, causadas pela má conduta de motoristas que dirigem embriagados, em alta velocidade, provocando graves acidentes com vítimas, ou que trafegam na contramão.”
O presidente do INSS espera que o trabalho envolva a parceria do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal, dos departamentos de Trânsito estaduais (Detrans), entre outros, para que os processos sejam bem embasados. Demorou e custou, essa medida é tardia, mas “antes tarde, do que nunca”.

Nenhum comentário: