domingo, 31 de julho de 2011

BRAZIL,NÃO TEM DINHEIRO PARA A SAÚDE,E SIM PARA SORTEIO DE ELIMINATÓRIAS



É para a cidade do Rio toda a atenção mundial em face do sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Até aí  gente sabe que isto acontece.  Porém o que acontece  de propaganda enganosa e de bajulação,é incrível.   
 Para começo de conversa,o presidente da FIFA receber as chaves da cidade maravilhosa,abre precedente para outros figurões receberem também, e do mesmo porte do ilustre. Faltou conceder a homenagem também  a Ricardo Teixeira.
Todos nós que acompanhamos os noticiários,sabemos de  distorções da organização do Mundial no Brasil. A prova é tanta, que até Brasília aprovou uma flexibilização na lei para adiantar as obras.
Também no Rio,soubemos da "Marcha por uma Copa do Povo: Fora Ricardo Teixeira", a manifestação denunciava a falta de transparência sobre os gastos públicos nas obras para o Mundial,onde os  recursos são  considerado excessivos.
Afinal,a prioridade é ser hexa e deixar de lado outras prioridades do País?  Copa vem e copa vai. Agora a seleção piorou,desaprendeu até a bater pênalti.  A prova está nos jogadores brasileiros que tiveram novas oportunidades,no Milan e esta semana do jogador  do Santos. 
Outro fato é quês e tivesse de enfrentar as eliminatórias,talvez não ficasse de fora,devido ao fato das manobras e da repescagem. A mobilização pela moralidade, teve a participação dos seguimentos sociais e dos partidos de oposição à bandalheira,já que os demais ,ou estão concordando, ou abstendo-se de um processo de tamanha gravidade nacional.
Eu entendo que tem-se de fazer uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do futebol no Congresso. Porém,não sou ingênuo, e esta proposta  só deve ser desengavetada em 2015 e se o Brasil for muito mal,como está sendo antecipado, e só cego global não enxerga ou venha trazer enormes prejuízos,como o elefante branco que está sendo construído em São Lourenço-PE.
A seleção há muito tempo  que deixou de ser nacional. A seleção é elitizada,é de grupos específicos,de empresários e de empresas de jornalismo que escala e faz a cabeça dos massificados.  Aí tem gente que pensa que terá acesso ao estádio,com o todos com a nota. Tem também os sonhadores com a transparência dos gastos públicos.
 Para um país que diz não ter dinheiro para  saúde ou para ditar o piso salarial da classe dos ACS e ACE,se arvora a  gastar R$ 30 milhões em uma festa apenas para o sorteio de eliminatórias.
Até quando as prioridades de campanha no País serão relegadas a um patamar de grau inferior.  A verba que será destinada à preparação dos jogos,disponibilizaria uma educação e saúde de qualidade. Em que uma copa modificará a atenção básica?
A copa é importante,depois de comida,moradia,educação,saúde,emprego,transporte,comunicação, obras de infra-estrutura,respeito com o patrimônio público e corruptos na cadeia. E que o grupo que diz representar o país,tenha um tremendo insucesso no mundial,para que só assim,aconteça a fênix.

Nenhum comentário: