sábado, 30 de julho de 2011

Como hipnotizar uma pessoa



Muitas pessoas acreditam que fazer hipnose, ou seja, induzir outra pessoa a um estado alterado de consciência, é algo difícil, ou que exige um poder místico ou sobre-natural. Isso é mito.
Hipnose é algo natural. Fazer hipnose é simples.
Antes de apresentar abaixo um script para a indução ao transe, é importante que se tenha em mente alguns conceitos. Primeiro, sempre que for praticar hipnose com alguém, se lembre que você deve proporcionar a esta pessoa o bem-estar. Ela deve sair do transe hipnótico se sentindo bem e querendo mais hipnose, pois é um estado bom de se estar.
Segundo, seja confiante em sua fala e em sua movimentação. Se o sujeito a ser hipnotizado não confiar em você ou no que está fazendo, é provável que não entre em transe.
Terceiro, se não der certo na primeira, tente de novo na segunda, na terceira, até acertar. Hipnose é prática.

Tecnica de Hipnose: Mãos Coladas

Posição das mãos nesta técnica de hipnose: Dedos entrelaçados e palma das mãos para fora.
Posição das mãos nesta técnica de hipnose: Dedos entrelaçados e palma das mãos para fora.
Uma das técnicas de hipnose mais comum, principalmente em hipnose de palco, é atécnica das mãos coladas. Esta técnica é muito simples e funciona com a grande maioria das pessoas. O roteiro é o seguinte:
  1. Peça para o sujeito ficar numa posição relaxada. O relaxamento na postura inicial sempre ajuda;
  2. Peça para ele entrelaçar os dedos e esticar os braços com os dedos ainda entrelaçados, posicionando a palma de suas mãos pro lado de fora. O sujeito deverá ver as costas de suas mãos, com os dedos bem entrelaçados;
  3. Nessa posição, com bastante segurança e firmeza, num tom de voz tranquilo, seguro e afirmativo, começe com a seguinte fala. Obs: Você pode alterar o script da fala, adaptando de acordo com seu jeito de falar, sua região, etc. Use a criatividade (as reticencias significam pausas de 2 a 5 segundos):
    1. “Olhe bem para a sua mão. Use todo o poder da imaginação que você possui para imaginar o que irei falar de agora em diante…”
    2. “Imagine uma cola super poderosa sendo passada em seus dedos… colando todos os dedos de sua mão uns aos outros… colando completamente sua mão….”
    3. “Perceba que esta cola é tão poderosa, que parece que não dá para identificar onde um dedo termina e o outro começa… está tudo cada vez mais colado… completamente colado….”
    4. “Quanto mais força se faz para tentar soltar, mais colado fica… essa cola especial deixa mais colado…quando mais força se faz para tirar… mais colado fica…”
    5. “Completamente colado… irei contar até 5… e quando chegar no 5, tentarar tirar e não conseguirá… pois está completamente colado… e quanto mais força para tirar, mais colado fica…”
    6. “Um…. completamente colado…totalmente colado…”
    7. “Dois… quando mais força, mais colado fica…”
    8. “Três… totalmente colado…”
    9. “Quatro… completamente colado… quanto mais força para tirar… mais colado fica…”
    10. “Cinco! Tente tirar e não consegue. Tente tirar e não consegue pois está completamente colado”.
  4. O sujeito provavelmente ficará com as mãos coladas por um tempo. Observe a mão dele e ele tentando tirar. Não demore muito, pois naturalmente a mão irá soltar. Ela não fica colada para sempre.
  5. Aqui vai um truque: quando você perceber que o sujeito está quase tirando a mão, você pede para ele parar, estrala os dedos na frente dele, toca na mão dele e diz: “Agora sua mão está solta. Pode tirar que você consegue”. Ele irá relaxar e soltar a mão.
  6. O passo cinco é um truque porque o sujeito já estava sozinho conseguindo soltar a mão. Quando esse truque é aplicado, ele passa a acreditar que soltou por conta de seu comando. Isso aumenta a confiança que o sujeito terá em você e em sua técnica.
Algumas observações:
  • Sempre fale com muita segurança e tranquilidade. Sem gaguejar, sem tremer a voz. Isso é importante;
  • Se não funcionar, faça de novo com outra pessoa. Hipnose é prática;
  • Algumas frases desse roteiro são muito importantes. Ao final da contagem, a frase utilizada é: “Tente tirar e não consegue”. Essa frase pode estar gramaticalmente estranha, mas isso é importante. O que se está fazendo aqui é dar o comando para a mente consciente e inconsciente da pessoa. Para a mente consciente, se fala: Tente tirar. Para a mente inconsciente se fala: não consegue tirar. Se você só falar: “Agora tente descolar a mão”, o seu comando ficará um pouco mais fraco. Funcionará? Talvez sim, talvez não. Mas é interessante sempre reforçar o comando para garantir um bom resultado.

Nenhum comentário: