sábado, 30 de julho de 2011

COLUNA POLITICA



            Sublegenda do PSB
O PSD em Pernambuco pediu, ontem, o seu registro definitivo no TRE anunciando o ingresso dos primeiros filiados com mandato – o deputado estadual Rodrigo Novaes, que deixou o PTC e o prefeito de São José da Coroa Grande, José Barbosa de Andrade, ex-DEM.
Criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também ex-DEM, para abrigar oposicionistas de meia tigela que não sabem viver longe da inhaca do poder, o PSD em Pernambuco vira, igualmente, uma extensão do PSB, partido do governador Eduardo Campos.
Presidente da recém criada legenda pessedista no Estado, o ex-deputado André de Paula, ex-macielista de carteirinha, não caiu de pára-quedas no comando do partido. Foi indicado pelo governador depois de uma consulta de Kassab.
Está claro que André vai trabalhar intensamente, a partir de agora, não apenas para dar aderência ao partido em Pernambuco, mas, principalmente, atrair deputados que hoje apóiam extra-oficialmente o Governo do Estado na Assembleia, assim como políticos, vereadores e demais lideranças que estão do outro lado do balcão. E que não sabem viver sem as benesses do poder.
O PSD, portanto, vai se transformar num verdadeiro estuário para os oportunistas e carreiristas. Que já enxergam, também, no partido, uma sublegenda do PSB para viabilizar o projeto do governador pernambucano de disputar a Presidência em 2014.
ADITIVOS ATRASAM– Embora o ministro Fernando Bezerra Coelho negue, as obras da transposição do rio São Francisco, tocadas na parte entregue a iniciativa privada, estão todas parando. As empreiteiras querem aditivos que somam R$ 800 milhões para dar continuidade ao projeto. Mas, depois do que aconteceu no Ministério dos Transportes, onde todos foram demitidos, antes de qualquer investigação, é grande a insegurança dos dirigentes da pasta.
O “casal Dnit” - O novo coordenador-geral do Dnit, Marcelino Augusto Rosa, nomeado pela Dilma, se encaixa perfeitamente ao ditado quando se levanta suspeita de alguém - raposa tomando conta de galinheiro. Ele comanda serviços milionários no órgão com empresas representadas por sua mulher, Sônia Rosa. De tanto fazer negócios formam o “casal Dnit”, como são conhecidos em Brasília.

Evandro nega declarações - O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PR), nega que tenha afirmado que seja o dono absoluto dos votos, hoje, no município e que, independente do apoio de Inocêncio Oliveira, faz o sucessor, o seu vice Luciano Duque. “Nunca falei isso. Estão querendo nos dividir. Unidos, somos extremamente fortes, mas tem gente interessada na divisão e isso não vai ocorrer”, diz.
Barragem de Ingazeira - O ministro Fernando Bezerra Coelho assegurou os R$ 42 milhões para construção da barragem de Ingazeira, no Pajeú. Com 48 milhões de metros cúbicos de água, vai resolver o racionamento em quatro cidades, entre as quais São José do Egito. O anúncio foi feito pelo prefeito de São José, Evandro Valadares (PSB).
Lei contraditória - Deputado de primeiro mandato, o sertanejo Rodrigo Novaes, que ontem se transferiu do PTC para o PSD, não corre risco de perder o mandato, caso a legenda exija o seu mandato na justiça. A legislação eleitoral fere a lei da fidelidade partidária. Assegura que pode sim mudar de partido, desde que seja para um novo partido.


CURTAS
CALOTE– O Governo não tem dado explicações às razões apontadas por empreiteiras para abandonar obras de recapeamento de estradas. A G&F Engenharia bateu asas em dois trechos no Pajeú e Agreste alegando que assim agiu porque não recebe dinheiro do Estado.
TCU 1 A deputada Ana Arraes encontrou pela frente um concorrente de peso na disputa pela vaga no Tribunal de Contas da União: o líder do PTB, Jovair Arantes (GO). Na articulação política do Governo, a avaliação é de que ele representa o baixo e o médio clero.  
TCU 2 – A convicção no Governo Dilma é de que dificilmente os deputados elegeriam um nome do PT, do PSB ou do PSDB, e que o PMDB, com três postulantes, é vítima de sua divisão interna. Pesa contra Ana o fato de Pernambuco já ter dois ministros na corte.

Nenhum comentário: