quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto Lutas e Causas Sociais Cozinha nas Comunidades















                              

Capacitar pessoas para o mercado de trabalho. Essa é a proposta do PROJETO LUTAS E CAUSAS SOCIAIS, que há 3 anos desenvolve um trabalho com pessoas com dificuldade de conseguir um emprego por problemas sociais, econômicos ou por apresentarem algum tipo de deficiência. Um curso básico de culinária, está em sua terceira edição e nessa nova etapa, pessoas com múltiplas deficiências serão contempladas com a oportunidade de participarem dessa iniciativa que tem por objetivo a inclusão.
O curso é oferecido em uma semana e tem duração de 4 horas por dia. “Para todo projeto que se inicia abrimos inscrições e esperamos por um número de pessoas. Quando atingimos um mínimo de 20 alunos, marcamos a aula. É preciso que as aulas aconteçam com grupo, pois além da inclusão nosso objetivo também é a socialização desses alunos”.
Os alunos “formados” tornam-se monitores capacitados a recrutarem novos alunos para que futuros grupos se formem. “O objetivo é continuar com o projeto e promovê-lo ao máximo para que mais pessoas tenham uma nova opção e possam ser recolocados no mercado de trabalho”. O projeto mantém contato com comunidades religiosas, escolas, terapeutas do trabalho e assistências sociais. Muitos dos alunos conseguiram um emprego depois de passarem pelo curso. “Eles sabem trabalhar, querem trabalhar e merecem trabalhar. Fazemos de tudo para que depois da aula eles consigam um lugar”.
O curso é gratuito e 100% prático, não é preciso sequer saber ler e escrever para participar.

Nenhum comentário: