domingo, 29 de maio de 2011

PROJETO DANÇA COMUNIDADE


SÍNTESE Capacitar os jovens e abrir seus olhos para a cidadania através da arte. Esse é o objetivo do Dança Comunidade, projeto criado pelo presidente do NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS. O projeto trabalha com a formação de jovens bailarinos entre 08 e 16 anos na periferia de RIO DOCE E JARDIM ATLÂNTICO. O método aplicado para trabalhar com os jovens é a reeducação do movimento, que consiste em mostrar como o movimento pode construir a identidade do adolescente e como, por meio do gesto, ele é capaz de se expressar, se desenvolver e se estabelecer na sociedade.
IMPLANTAÇÃO A seleção dos jovens aconteceu em maio de 2007 e no mês seguinte começaram as aulas de reeducação do movimento e os ensaios de dança com o presidente do NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS Marcio Morais . Foram dadas também aulas de práticas circenses, música teórica e prática, percussão, fisioterapia teórica e prática.
DESAFIOS Expor para mídia, público e profissionais de arte-educação, o potencial educativo e transformador dos projetos coletivos consistentes, tanto os elaborados a partir da dança e da música quanto do esporte. Há ainda o desafio de valorizar o poder de formação e de aglutinação de projetos como este, além de estimular a transformação dos jovens participantes.
RESULTADOS Além de se capacitarem como dançarinos, os 54 jovens cidadãos-dançantes que participam do projeto trocaram o sentimento de abandono e de baixa auto-estima pela sensação de sucesso ao serem aplaudidos de pé.
* Sabemos que os problemas sociais são desafiadores, mas NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS os enfrenta com firmeza, dedicação e compromisso em busca de soluções.

Atenciosamente;


Marcio Morais
             Presidente















Nenhum comentário: