terça-feira, 31 de maio de 2011

OLINDA PERDE PROJETO CRIANÇA ESPERANÇA



Faltou compromisso da Prefeitura com a ação
Por determinação da Unesco o projeto Criança Esperança, que funcionava na Vila Olímpica de Rio Doce desde 2003, está sendo encerrado. A entidade alega que não houve por parte da Prefeitura de Olinda compromisso com a manutenção do espaço – problema já conhecido e inúmeras vezes denunciado sem que qualquer providência tivesse sido tomada.
Com isso, cerca de 2.600 crianças e adolescentes carentes da cidade deixarão de ser beneficiados pelas atividades que ali eram desenvolvidas. O projeto, que era a única sede no Norte-Nordeste, sai de Olinda e vai para Jaboatão dos Guararapes.
A coordenadora do setor de Ciências Humanas e Sociais da Unesco, responsável pela gestão dos recursos e do projeto pedagógico do Criança Esperança, Marlova Noleto disse por que o programa foi para Jaboatão. “A prefeitura de Jaboatão manifestou grande interesse, e isso é fundamental, já que dentro da parceria o Poder Púbico Municipal responsabiliza-se pelos recursos humanos e pela manutenção do espaço”, afirmou.
Crianças carentes serão as maiores prejudicadas
A Prefeitura de Olinda manifestou-se através de nota para tratar do assunto. O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Fernando Ramos, informou que “A prefeitura garante que os moradores beneficiados pelo programa não precisam se preocupar, porque serão mantidos no espaço atividades esportivas e culturais”.
Os moradores e usuários do espaço, entretanto não estão tão certos disso. Gleidson Clementino da Rocha, 23 anos, é beneficiado pelo Criança Esperança desde 2002. “Estamos todos chateados com o fim do projeto, e acredito que a criminalidade possa voltar”, lamentou o auxiliar de serviços gerais.
A suspensão de todas as atividades do Criança Esperança Olinda deve ocorrer no próximo 30 de junho. Rio Doce é o maior bairro da cidade, com mais de 45 mil habitantes. São 15 mil jovens, de até 19 anos.

Nenhum comentário: