quinta-feira, 12 de maio de 2011

16 dicas para se ter uma vida saudável



Como ter uma vida saudável, 16 dicas para se ter uma vida saudável
1 - Você consome proteína vegetal (soja) ou carnes brancas (magras) com maior freqüência que carne vermelha?
 A carne de frango e peixes de água salgada possuem menos gorduras e gorduras saturadas que a maioria dos cortes de carne vermelha ou de porco. É importante comer mais essas carnes no lugar de carnes com alto conteúdo de gordura como por exemplo: salsichas, bifes e assados; e também é importante equilibrar suas proteínas consumindo algum tipo de proteína vegetal, como a soja, diariamente.
 2 - Você consome pelo menos 7 porções de frutas ou verduras de diferentes variedades e cores todos os dias?
É importante consumir, pelo menos 7 porções diárias de frutas e verduras para obter as fibras, vitaminas e minerais que esses alimentos contém. Ingira uma ampla variedade de frutas e verduras de diversas cores para obter várias substâncias que somente se encontram em plantas e que vão ajudar você a manter-se mais saudável.
 3 - Você consome produtos derivados de cereais integrais (pães e massas de farinha integral, arroz integral) no lugar de massas comuns, arroz branco e pão branco? Os grãos processados e refinados oferecem principalmente carboidratos com calorias vazias. É importante consumir, moderadamente, p grãos integrais de forma que você possa obter todos os benefícios que esses alimentos possuem, incluindo vitaminas, fibras e proteínas.
 4 - Você come peixe do mar pelo menos 3 vezes por semana? Os peixes do mar contém óleos saudáveis, Omega 3, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas quando são consumidos como parte de uma dieta saudável. Em geral possuem menor quantidade de gordura em comparação com outras carnes e isso pode ajudar a manter seu peso saudável.
 5 - Você evita comer frituras, molhos, manteiga, margarina? Os alimentos fritos, molhos, manteiga, margarina somam muitas calorias e gorduras saturadas, mesmo consumindo-os em pequenas quantidades. Como é difícil controlar as porções que são consumidas é melhor evitar sempre que possível esses alimentos.
 6 - Você evacua seus intestinos todos os dias com facilidade? Ter um bom funcionamento intestinal é importante para eliminar as toxinas do corpo, e uma eliminação saudável pode manter o equilíbrio do colesterol e outras gorduras do sangue. A constipação (gases) pode ser evitada consumindo 25g de fibra por dia de frutas, vegetais, cereais e bebendo de 6 a 8 copos com água, diariamente. Exercícios suaves e meditação também contribuem.
 7 - Você realiza, pelo menos, 30 minutos de exercícios físicos 3 a 5 vezes por semana? Realizar exercícios que estimulem seu coração, pelo menos 3 a 5 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos, irá ajudar a manter o seu sistema cardiovascular saudável e reduzir o estresse.
 8 - Você mantém um peso estável e adequado? Você pode manter um peso adequado e saudável com atividade física freqüente e seguindo uma dieta baseada em proteínas magras, frutas, vegetais e porções controladas de alimentos integrais.
 9 - Você tem tempo para preparar comidas balanceadas e variadas, ou prefere as comidas rápidas, sanduíches, alimentos congelados? Dada a falta de tempo em nossas vidas, é tentador eleger comidas prontas ou rápidas, ou ainda, comer enquanto realizamos outras atividades. Existem muitos produtos práticos como vegetais pré-lavados para saladas, vegetais congelados, frutas pré-cortadas e até mesmo porções de comidas saudáveis e rápidas de preparar, mas é preciso bom-senso na hora de escolhê-las e consumi-las.
 10 - Você controla a vontade de comer entre as refeições (beliscar)? Comer entre as refeições frutas e vegetais é uma coisa, mas comer salgadinhos ricos em gorduras, ou alimentos ricos em açúcares pode ser uma indicação de estresse, aborrecimento ou mau-hábito. Experimente optar por alimentos mais saudáveis e, principalmente, um chá quente para ajudar a controlar o estresse.
 11 - Você tem boa circulação ou apresenta retenção de líquidos, inchaços? O excesso de peso pode ser, muitas vezes, apenas líquidos retidos. Os inchaços nas mãos e nos pés podem indicar que está acontecendo isso.
 12 - Você tem energia e concentração necessária para superar os desafios diários? Todos querem ter o máximo rendimento durante o dia. O exercício freqüente e o controle do estresse podem ajudar a dormir melhor e a sentir-se descansado e com energia ao longo de todo o dia.
13 - Você bebe pelo menos 8 copos com por dia? Se você espera ter sede para beber água talvez já se encontre um pouco desidratado. Seu corpo precisa de água para diversas funções e estar bem hidratado o ajudará a manter sua pele e outros tecidos saudáveis.
14 - Você consome a quantidade diária de cálcio? Homens = 1000mg, Mulheres até 50 anos = 1200mg, Mulheres acima de 50 anos = 1500mg
O cálcio é importante para a proteção óssea e ajuda a manter uma boa pressão arterial. As melhores fontes são produtos lácteos sem gordura e alimentos enriquecidos com cálcio. O ideal seria combinar a alimentação com suplementação de cálcio.
15 - Você está com os níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial normais? Com a pressão arterial elevada, os triglicérides e o colesterol podem desencadear doenças cardiovasculares graves. O exercício freqüente associado a uma dieta com pouca gordura e rica em vegetais, fibras e óleos saudáveis de peixe podem ajudar a controlar esses fatores.
16 - Seu café da manhã é nutritivo e balanceado todos os dias? Há muito tempo a medicina destaca a importância da primeira refeição do dia. Especialistas em nutrição defendem que um bom e equilibrado café da manhã ajuda a emagrecer. Saiba porque, descobriram que um desjejum "equilibrado" e "saudável" deixa o organismo menos sensível à ação da insulina. Isso significa que, você está diminuindo a produção deste hormônio, conseqüentemente produzindo menos gordura. Eles também chegaram a conclusão de que, quem se alimenta a noite e permanece até o almoço do dia seguinte sem comer, não está emagrecendo e sim queimando massa muscular, pois ficando tantas horas sem ingerir nenhum alimento, o organismo estoca gordura e queima massa magra(músculo).
* Sabemos que os problemas sociais são desafiadores, mas o NUCLEO SOCIAL COMUNITARIO VOZ DA CIDADANIA MARIA DA CONCEIÇÃO SANTANA MORAIS os enfrenta com firmeza, dedicação e compromisso em busca de soluções.



Atenciosamente;

Marcio Morais
Presidente

Nenhum comentário: