sexta-feira, 14 de outubro de 2011

RECIFE VAI DE VIRADA MULTICULTURAL



O fim de semana no Recife (PE) será “de virada”: 48h ininterruptas de programação cultural. Durante esses três dias acontece a primeira Virada Multicultural – Conexão Nordeste, numa realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo. A Virada Multicultural conta com patrocínio da Petrobras, Governo do Estado via Empetur, Caixa Econômica Federal, Ambev, Magazine Luiza e o apoio da ABRASEL.
Para abertura nesta sexta-feira, (14), um verdadeiro “cortejo musical” sairá da Rua da Moeda e Praça do Arsenal, às 18h, com agremiações e expressões culturais de todos os ciclos. O “cortejo” seguirá até o Marco Zero, onde será recepcionado pela grande ciranda puxada pelos “mestres de cerimônia” Lia de Itamaracá e Siba Veloso. Mas esse é só o começo.
No palco do Marco Zero ainda irão acontecer os shows de Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Josildo Sá; Clube do Samba - Encontro de Bambas, com Karynna Spineli, Gerlane Lops, Geraldo Maia, Belo Xis e Paulo Perdigão recebendo a baiana Mariene de Castro; show especial da Orquestra Contemporânea de Olinda com Expedito Baracho, ainda inédito no Recife; além de um dos mais esperados da noite, a Nação Zumbi. Depois, a madrugada continua a ferver com festinha Putz Sem Loção E DJ Baloo.
Já na Praça do Arsenal, o som do DJ Dolores e Conde (PE); além da apresentação de Nando Cordel. No Pátio de São Pedro, a partir das 19h, a programação vai de Ciranda Dengosa, Galo Preto & Ferrugem, Cascabulho (PE) & Biliu de Campina (PB), Maestro Spok e Gafieira de Bamba (PE) com participação especial de: Nena Queiroga, Marron Brasileiro, Gustavo Travassos e Edilza. Mas, além dos shows, o público terá ainda uma noite de muitas outras opções como circo, dança e teatro em outros pontos da cidade.
No Parque Dona Lindu, a abertura da Virada Multicultural fica por conta do espetáculo da companhia italiana Giullari Del Diavolo, às 17h, e do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, às 20h. As apresentações são realizadas ao ar livre no pátio do parque. Na rua da Moeda, apresentação de Zambo, do Grupo Experimental (PE) e Recifervendo, da Escola Municipal de Frevo (PE).
Das 18h da sexta-feira (14) até às 21h, do domingo (16), serão mais de 400 atrações gratuitas entre música (62 atrações, ao todo, contando com os polos descentralizados e o polo Hip Hop), literatura (10 ações), cinema (200 exibições), recitais poéticos, artes cênicas (dança: 36; teatro: 23; e circo: 24, num total de 83 atrações), artes visuais (6 exposições fotográficas e mais 9 equipamentos culturais funcionando com 9 exposições), moda (4 ações de moda), gastronomia (três ações nos mercados públicos); além de cortejos puxados pela Frevioca. Além, é claro, das ações formativas como palestras, debates e oficinas. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: