segunda-feira, 31 de outubro de 2011

COLUNA POLITICA



           Lula sem a sua arma

A notícia de que o ex-presidente Lula tem um câncer na laringe e será submetido a um tratamento quimioterápico entristeceu o País e provocou imediata repercussão no mundo inteiro. Não poderia ser diferente.

Afinal, não existe, hoje, um político com mais afinidade e cheiro de povo do que o ex-líder metalúrgico, forjado nas ruas, em portas de fábricas, lutando permanentemente e incansavelmente em defesa dos trabalhadores explorados e injustiçados.

O rastro de abatimento se explica também não somente pelas transformações que Lula empreendeu em seu governo, do ponto de vista de redução da pobreza e das disparidades regionais, mas principalmente pela enorme capacidade de falar.

É no palanque que se conhece o político eloqüente. E é pela fala que multidões vão ao delírio com Lula. Por ironia do destino, o câncer se instala justamente num órgão que mexe com a fala, a maior arma de Lula no contato direto com a gente simples. No passado, só o saudoso Getúlio Vargas tinha a grande proeza de mobilizar multidões com a sua fala.

Com o avanço da medicina não há dúvida de que Lula vencerá mais esse grande desafio de sua vida. Mas, superada a pior fase via sessões de quimioterapia, fica a torcida brasileira para que o restabelecimento do líder se dê de forma plena.

Mais do que isso, que possa, após o seu restabelecimento, voltar usar a sua voz com a mesma intensidade e a mesma capacidade de mexer com corações e mentes, como fez a vida inteira.

MELHOR E PIOR – A Veja trouxe um caderno especial sobre as melhores e piores cidades do País. Paulista e não Ipojuca, como se esperava, apareceu na liderança do ranking das que mais geram emprego, com 21,3% de crescimento entre os anos de 2009 e 2010. Superou, inclusive, a baiana Camaçari. Em compensação, a mesma Paulista despontou como uma das piores no que se refere aos índices do Ideb – Programa de Desenvolvimento da Educação Básica.  
Jaboatão na fossa - Já a cidade de Jaboatão, segundo o levantamento de Veja, foi a que mais cresceu ignorando o saneamento, área essencial para garantir a saúde e a qualidade de vida da população. Quase metade da sua população – 47,2% - não conta com redes de saneamento, ou seja, vive na lama.

Só quatro em Pernambuco - O levantamento da revista apontou, ainda, as cidades que mais avançaram na economia. Entre as 31 que se destacaram, em Pernambuco aparecem Caruaru, vista como o maior polo de confecção do Nordeste; Jaboatão, pela aproximação com Suape; Olinda, pelo crescimento no turismo e, por fim, Petrolina, segundo centro vinícola do País. 

Em boas mãos  - Ao se ausentar, propositadamente, o governador Eduardo Campos esvaziou, ontem, o encontro estadual do PSB, convocado para renovar a executiva estadual. Presente, o prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca, comemorou a escolha do novo presidente. “O partido está em boas mãos”, disse, referindo-se a Sileno Guedes, que sucede a Milton Coelho.

Paulista dividida - Em Paulista, quem lidera as pesquisas para prefeito é o deputado Sérgio Leite (PT). Mas o prefeito Yves Ribeiro (PSB) trabalha nos bastidores para convencer o governador a apoiar o seu candidato do peito, Jorge Carreiro, secretário forte da sua gestão. Até as paredes do Palácio torcem, no entanto, por Júnior Matuto. 


CURTAS

DESGOVERNO – Em Palmares, a oposição criou um movimento batizado de “Fala, Palmares”, para mostrar o desgoverno do prefeito Beto da Usina (PDT). Segundo Tiago Lima, coordenador da Juventude Socialista, o engajamento do segmento jovem foi grande e esse será um dos diferenciais da oposição. 

BLITZ – A Mesa da Unidade, criada pelos partidos de oposição no Recife, faz, hoje, a primeira blitz sob o comando do peemedebista Raul Henry, o quarto escolhido pelo critério do rodízio. Está marcada para as 11 horas, mas em local que só será anunciado minutos antes. 

PERGUNTAR NÃO OFENDE – O que motivou o governador a não dar o ar da sua graça, ontem, na eleição do novo presidente estadual do PSB?

Nenhum comentário: