domingo, 30 de outubro de 2011

Time B do Brasil bate Cuba e fatura bicampeonato no vôlei



8ed4e24da6c556f889cb0ed3adf21c1a.jpg


O vôlei masculino do Brasil mostrou neste sábado por que é o melhor do mundo. Mesmo com seu time B e desfalcada até do técnico Bernardinho, a seleção brasileira venceu Cuba por 3 a 1 (parciais de 25/11, 24/26, 25/18 e 25/19) e conquistou o ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O resultado mostra que o Brasil é capaz de repetir o resultado da final do último Campeonato Mundial até mesmo com seu time reserva.

Dos 12 jogadores brasileiros que estiveram nos 3 sets a 0 sobre Cuba na final do Mundial da Itália, há pouco mais de um ano, só Bruninho e Mário Júnior (agora líbero reserva do time principal) seguiram com o grupo para Guadalajara, num time comandado pelo assistente técnico Rubinho. Já Cuba foi derrotada no México com praticamente os mesmos titulares que estiveram em Roma.

Com o ouro no México, o Brasil consegue o bicampeonato pan-americano. No Rio, há quatro anos, a seleção brasileira também havia subido ao lugar mais alto do pódio, quando usou força máxima. Na final daquela competição, o Brasil superou os EUA, que desta vez mandaram time reserva e terminaram apenas na quinta colocação. O bronze em Guadalajara ficou com a Argentina, que venceu a decisão do terceiro lugar com um 3 a 2 sobre o México, frustrando a torcida local.

O primeiro set foi o mais tranquilo para o Brasil, que esteve sempre à frente do placar e venceu por 25/11. Na segunda parcial, o placar foi se alternando, com os dois times se revezando na liderança. Com Thiago Alves no saque, o Brasil chegou a 22/22, mas permitiu a virada depois, perdendo por 26/24.

O terceiro set também foi equilibrado, mas o Brasil conseguiu ser superior nos momentos decisivos para fechar por 25/18. Aí, no quarto - e último - set, foi só aproveitar o desânimo cubano. Visivelmente abalados pela derrota que já parecia ser certa, os cubanos foram presas fáceis: 25/19.

O Brasil fecha o Pan com desempenho perfeito no vôlei, com ouros no vôlei de quadra e de praia, no masculino e no feminino. Com 47 medalhas douradas no quadro de medalha ao fim do penúltimo dia de competições, o Brasil garante o terceiro lugar geral. Não pode mais ser ultrapassado pelo México (que levou dois ouros nos saltos ornamentais, no fim deste sábado e chegou a 42 ouros), nem passar Cuba, que foi a 58 ouros. No domingo, estarão em jogo mais três pódios: maratona masculina, basquete masculino (EUA x México na final), e rúgbi.

Nenhum comentário: