
O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE instaurou nesta quarta-feira, de ofício (sem provocação de terceiros), um processo ético-disciplinar contra o advogado Marcos Antônio Figueirêdo de Araújo com o objetivo de apurar eventual infração ético-disciplinar praticada por ele.
A abertura do processo teve como causa o fato ocorrido no último dia 20 no Fórum de Paulista. Segundo informações que chegaram ao conhecimento do presidente Henrique Mariano, o referido advogado teria invadido a 1ª Vara Criminal de Paulista e ameaçado o Juiz.
Paralelamente, a OAB-PE vai representar o Juiz Teodomiro Noronha Cardozo na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco e no Conselho Nacional de Justiça por abuso de autoridade.
As medidas foram decididas após reunião que contou com a participação do presidente, da vice-presidente Catarina Almeida e do presidente da OAB de Paulista, José Araújo Costa.
“A OAB-PE não é condescendente com atos violadores dos deveres éticos profissionais previstos no Estatuto da Advocacia, razão pela qual iremos instaurar e instruir o competente procedimento administrativo com vistas a apurar a eventual violação ético disciplinar por parte do referido advogado. Lembro que, em quase dois anos, aproximadamente 100 advogados foram suspensos pela entidade por terem cometidos infrações ético-disciplinares.”, disse Henrique Mariano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário