quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lutas e causas sociais Márcio Morais


Primeira fatia assegurada





Mesmo sem a autorização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes já começou a se movimentar para resolver o problema do avanço do mar no município. A primeira fatia do dinheiro para as obras de engorda da orla, algo em torno dos R$ 13 milhões, já foi assegurada junto ao Ministério da Integração. O orçamento total deve girar em torno dos R$ 60 milhões e a administração municipal terá que correr atrás do restante desse dinheiro. O órgão ambiental tem até o dia 30 de novembro para liberar a obra e a prefeitura garante que não haverá qualquer impedimento. A intenção é iniciá-la ainda este ano, começando por Candeias e Piedade. A assinatura do convênio será no dia 11 de novembro.


Exame de filariose na Cidade Tabajara
Até a próxima quinta-feira, moradores da Cidade Tabajara, em Olinda, poderão realizar exames de filariose em postos itinerantes que passam pelo bairro. As unidades estão funcionando na USF Tabajara II, USF do 7º RO, Avenida Flores do Campo e Rua Duarte Coelho. A doença, também conhecida por elefantíase, é detectada pela presença da microfilária através do exame de sangue obtido com apenas um pequeno furo no dedo.


Escuridão
Quem precisa trafegar pela Estrada de Manepá, em Paulista, durante a noite, deve redobrar o cuidado. Muitos trechos estão com iluminação deficiente, dificultando a vida dos motoristas que mal conseguem enxergar quem atravessa a via.


Sujeira
“Fui à praia de Casa Caiada após o feriado do Dia dos Comerciários e encontrei uma sujeira só, uma praia bonita e imunda, com todo tipo de lixo. Fiquei indignada com a prefeitura que não manda limpar a praia, será que falta gari?”, 


Igarassu ampliará exames de HIV
A unidade itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza exames de diagnóstico do vírus HIV em áreas de difícil acesso de Igarassu está passando por reforma. Com a obra, o espaço vai ampliar a capacidade de atendimento anual, de 1.590 exames para 4 mil. O novo laboratório será adaptado para receber os modernos equipamentos do Programa Estadual de DST. Dessa forma, além dos testes de HIV, o Centro vai realizar exames diagnósticos de sífilis e hepatites virais.







“Me sinto lesado quando recebo a conta da Celpe com a cobrança de taxa de iluminação pública. Já é normal encontrar as luminárias acesas durante o dia na cidade de Paulista. Algo precisa ser feito urgentemente para evitar o desperdício”


Palestras sobre desarmamento
Cerca de 500 estudantes da Escola Municipal Alberto Luiz Russo, em Jardim Muribeca, Jaboatão dos Guararapes, participam desde ontem de uma campanha de conscientização sobre o desarmamento no município. Na próxima quinta-feira eles poderão trocar brinquedos que remetam à violência por outros brinquedos e jogos educativos.


Capacitação para atender deficientes
Cerca de 200 servidores do Detran estão passando por uma capacitação para atender pessoas com deficiência. As aulas são promovidas pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência. Deficientes visuais, mentais e autistas têm direito a isenção do IPI e do IPVA na hora de comprar um veículo.

Nenhum comentário: