quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Longas filas para abastecer o cartão VEM pode estar com os dias contados

 Longas filas para abastecer cartões podem estar com os dias contados Foto: Clemilsom Campos/JC Imagem
Longas filas para abastecer cartões podem estar com os dias contados 
As longas filhas que já fazem parte da rotina de quem precisa recarregar os cartões VEM Estudantil e Trabalhador podem estar com os dias contados. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) apresenta, nesta quarta-feira (19), o novo sistema de autoatendimento, que vai permitir a recarga descentralizada em mais de 600 pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com a nova proposta, os usuários dos cartões VEM Estudantil, Trabalhador e Comum poderão recarregar os bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento, que serão instaladas em estabelecimentos comerciais.

Atualmente, existem duas maneiras para inserir créditos: ir a um dos três postos de atendimento ou pela internet, através do site. O carregamento embarcado, como é chamada a recarga virtual, funciona da seguinte maneira: o usuário entra no site, preenche um formulário, imprime a página e paga na rede bancária. Os créditos são transferidos em até 24 horas para o cartão do estudante. A transferência é feita quando o aluno aproximar o VEM dos validadores instalados nos coletivos.

Entretanto, a forma virtual para facilitar o atendimento ainda não vingou entre os estudantes. A maioria não compra créditos pela internet. Números do Urbana-PE confirmam a escolha: dos 554 mil estudantes que inserem créditos mensalmente, apenas 33,2 mil estão fazendo a movimentação on line, o que representa pouco mais de 6% do total.

Nenhum comentário: