terça-feira, 4 de outubro de 2011

COLUNA POLITICA



        Uma implosão prevista
Tem razão o deputado Sílvio Costa (PTB) quando adverte que o PT quer tratorar os demais partidos da ampla frente que dá sustentação ao Governo Eduardo Campos. Paradoxalmente à exigência da unidade no Recife em torno da reeleição de João da Costa, o PT impõe candidaturas em municípios estratégicos para o PTB de Armando Monteiro Neto, como Cabo, onde já lançou Fernando Ferro.
Seu olho grande inclui, ainda, Ipojuca, Paulista, Jaboatão, Camaragibe, e mais recentemente Odacy Amorim, em Petrolina, e Luciano Duque, em Serra Talhada. Se o PT anda com tanta sede de poder, o que tem a dizer o PSB, do governador Eduardo Campos? Irritado, o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, também chegou a jogar duro com o deputado Odacy Amorim, após este anunciar seu ingresso na legenda petista.
FBC chegou a ameaçar em levar o partido oficial, no caso o PSB, a lançar candidato próprio nos municipais colégios eleitorais do Estado, incluindo Recife. A reação do ministro teve consequência imediata: Amorim não assinou até ontem a ficha do PT e passou o dia negociando com a direção do PSB e lideranças petistas, como o senador Humberto Costa.
O que ocorre em Petrolina, Serra e nos demais municipios reclamados por Sílvio Costa já era previsto. Uma aliança tão ampla como a oficial não iria durar para sempre. Pelo jeito, não resistirá aos conflitos de interesses que movem as eleições municipais do ano que vem.
PEDETISTA REBELDE – Mais um ingrediente para acirrar os ânimos da base governista: o deputado Paulo Rubem Santiago transferiu seu domicílio eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, onde já disputou duas eleições, para tentar a Prefeitura da capital. Embora o presidente estadual do PDT, José Queiroz, já tenha advertido que o partido tem compromisso com a reeleição do prefeito João da Costa, Rubem ignorou as ponderações e está disposto a ensaiar sua candidatura no Recife.
Grito de independência - Irritada com o comando estadual do PT, que insiste no apoio à reeleição do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), a deputada Teresa Leitão deu o murro na mesa, ontem, e reafirmou que não teme represálias com a sua decisão, que considerá irreversível, de disputar a Prefeitura de Olinda.




PSD aguarda mais deputados - Ao fazer, ontem, um pré-balanço das adesões ao PSD em Pernambuco, o presidente estadual da legenda, André de Paula, contabilizou 14 prefeitos, 220 vereadores e três deputados estaduais. Segundo ele, até sexta-feira próxima, quando vence o prazo do troca-troca, mais um ou dois deputados estaduais estarão ingressando no partido, que já está presente em mais de 150 municípios.
PT quer Amorim - Na conversa que o deputado Odacy Amorim teve, ontem, com o senador Humberto Costa, ficou acertado que a direção estadual do PT tentará convencer o PSB de que a ida do parlamentar para o partido não significa necessariamente que será candidato a prefeito de Petrolina. Trabalham pela filiação de Amorim não apenas Humberto, mas o presidente Pedro Eugênio.
Dinheiro a rodo - Se o Estado receber de fato os investimentos que estão sendio anunciados pelo governador, Pernambuco abocanhará R$ 7 bilhões até o final do Governo socialista. Isso representa a soma dos recursos prometidos pela União, dinheiro azul e branco e iniciativa privada. Mas, entre as promessas e a realidade existe um longo caminho a cumprir, que quase sempre fica pela metade.

CURTAS -
INJUSTO – O deputado Fernando Filho, nome que o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, quer lançar para prefeito em Petrolina, disse, ontem, que o deputado Odaccy Amorim, que está trocando o PSB pelo PT, não foi justo com o seu pai. Só faltou chamá-lo de traíra.
ITAMARACÁ – O presidente do PR em Itamaracá, Dinho Agra, esteve, ontem, com o secretário de Turismo, Alberto Feitosa, e saiu do encontro com a certeza de que Cláudio Gadelha, já filiado à legenda, terá apoio integral do comando republicano na disputa pela Prefeitura da ilha.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – Odacy Amorim vai resistir às pressões do comando do PSB na sua tentiva de se transferir para o PT?

Nenhum comentário: