quarta-feira, 27 de julho de 2011

Professores do Recife podem decidir por greve nesta quarta-feira



Nesta quarta-feira (27) os professores da rede municipal de ensino do Recife se reúnem em assembleia geral, no Teatro Boa Vista, a partir das 8h, para definir se deflagram greve e paralisam todas as atividades por tempo indeterminado. Se for decidido pela greve, mais de 100 mil alunos ficarão sem aulas.

Até o momento, os professores rejeitaram a proposta apresentada pela Prefeitura do Recife de um reajuste de 4,94% no salário base, retroativo a janeiro, e 1,97% para setembro próximo e o acréscimo à titulação de 5%, fracionado em 2,5% para setembro deste ano, e 2,5% para julho de 2012.

A categoria exige que o governo municipal cumpra Lei n° 11.738 que trata da integralidade do Piso Nacional do Magistério (R$ 1.597) estabelecido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da destinação de 1/3 da jornada de trabalho do professor à hora aula-atividade. De acordo com a coordenação do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere), atualmente, o salário inicial de um docente da rede é de R$ 901,00. 

Além da pauta salarial, os professores reivindicam melhores condições de trabalho, com a reestruturação do parque escolar e a diminuição de alunos por turma.

CONQUISTA - Os professores do Recife conquistaram uma reivindicação antiga da categoria. Foi divulgada no Diário Oficial desta terça-feira (26) a aprovação do acréscimo de carga horária. Os professores que acumulam outro horário na rede poderão acrescentar o valor à aposentadoria. Será dada preferência aos professores que estão a mais tempo acumulando carga horária.

Nenhum comentário: