sábado, 2 de julho de 2011

Motoristas desrespeitam sinalização e ameaçam segurança de pedestres em Olinda



 

A Avenida Marcos Freire, em Olinda, está ameaçada pelos motoristas imprudentes. Os moradores da área temem acidentes, pois os carros passam em alta velocidade e o pior, sem respeitar a faixa de pedestres.

O limite na via, que fica na beira mar, é de 40km/h. Mas a sinalização também não ajuda: é muito discreta. “Deveria ter multa. Principalmente nessa área que tem muitos pedestres”, conta a consultora Márcia Melo.

A área que ela fala é a orla de Olinda, local onde as pessoas praticam exercícios e caminham no calçadão. No local, também há vários restaurantes. “De vez em quando um carro sobe aqui [no calçadão] e mata um”, diz a dona de casa Marlise Sena.

No último dia 2 de fevereiro, um pedestre foi atropelado nesta avenida. Com o impacto, Álvaro César de Oliveira, 42 anos, que estava na calçada, foi arremessado a cerca de 50 metros de distância pelo veículo. A vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital da Restauração, mas não resistiu.

Mesmo depois desse acidente, os moradores e comerciantes afirmam que nada foi feito para solucionar o problema. Atravessar a pista, mesmo com sinalização, tornou-se uma tarefa difícil e perigosa. “Tem que passar correndo, eles não param, não. Mesmo na faixa”, diz a dona de casa Elane Fernandes.

O problema poderia ser resolvido se a sinalização fosse reforçada na orla e, principalmente houvesse fiscalização de trânsito. “Tem algumas sinalizações, mas ninguém respeita. Talvez se colocasse uma lombada eletrônica, o pessoal diminuísse a velocidade”, diz o comerciante Fábio Noya.

Nenhum comentário: