quinta-feira, 7 de julho de 2011

Inflação oficial de junho é a menor em dez meses Brasileiro gasta menos com comida e deslocamento e indicador do IBGE fica em 0,15%

Os alimentos e os transportes ficaram mais baratos para o consumidor e a inflação oficial de junho ficou em 0,15%, informou nesta quinta-feira (7) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este é menor patamar do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) desde agosto de 2010.

Indicador oficial de inflação do governo, o IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos (R$ 545 a R$ 21,8 mil), qualquer que seja a fonte, e abrange nove regiões metropolitanas do país, além do município de Goiânia e de Brasília.

O nível que o indicador de preços do governo atingiu em junho significa que praticamente não houve aumentos para o brasileiro - um pouco diferente do registrado em maio, quando o IPCA marcou 0,47%.

Com isso, a inflação oficial no primeiro semestre deste ano fechou em 3,87%, acima da taxa de 3,09% observada no mesmo período de 2010.

Nos últimos 12 meses, que o que realmente importará no final do ano, o IPCA está na casa de 6,71% - um pouco acima dos 6,55% registrados em maio. A meta oficial de inflação do governo é de 4,5% para este ano, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que pode chegar a 2,5% ou subir a 6,5%.

Nenhum comentário: