sábado, 2 de julho de 2011

FAMILIA DE PRESOS TEM DIREITO A AUXÍLIO.




O Auxílio Reclusão existe, mas poucos sabem. Familiares (esposa e filhos) de detentos têm direito a receber do INSS uma pensão no valor de um salário mínimo ou mais (vai depender do valor de contribuição do detento para a Previdência quando em liberdade e trabalhando). E para isso os familiares têm que fazer uma agendamento através do fone 135 (telefone da Previdência, grátis) para saber quais os documentos necessários para pode receber o benefício.

Para obter o direito, a exigência principal é que o preso tenha contribuído para a Previdência pelo menos uns 10 anos. O auxílio fornecido pelo governo deixa de existir quando o detento ganhar a liberdade. É realmente uma questão muito polêmica essa. Mas, afinal, que culpa tém a esposa e os filhos pelos crimes(roubo, assassinato etc) praticados pelo esposo e pai? Na realidade, é um benefício para a família do preso pobre, que é maioria neste País - rico não fica na cadeia e quando isso acontece, passa no máximo alguns dias engaiolado.

Um outro detalhe é que este auxílio não irá beneficiar presos acusados de tráfico por um simples motivo: já fizeram o seu pé de meia à custa da desgraça dos outros.Assim, os familiares não precisam, pois estão ricos. E vão me perguntar: e os que praticaram crime de latrocínio? Respondo: esses, em sua maioria, nunca trabalharam na vida e consequentemente nunca contribuiram para o INSS. E os estrupadores e pedófilos? E a família com isso? São pessoas que precisam de tratamento psicológico e psiquiatra e quando são pegos e presos, os familiares são os primeiros a ficar surpresos - isto quando não são linchados pela sociedade, antes de chegarem à cadeia. É a justiça dos homens sendo feita com as próprias mãos. Quer saber se estou do lado do preso? Não. Simplesmente dando a minha opinião sobre este assunto polêmico. E você o que acha?

Nenhum comentário: