sexta-feira, 22 de julho de 2011

COLUNA POLITICA



      João já abriu o coração para Lula
De passagem, ontem e hoje pelo Recife, o ex-presidente Lula não deve interferir na contenda envolvendo o prefeito João da Costa e o ex-prefeito João Paulo. Numa longa conversa que teve, ontem, com este blogueiro, João Paulo revelou que Lula não se atreveria a buscar um entendimento entre ele e o prefeito, porque, segundo ele, já conhece como ninguém as peculariedades locais.
Brincando, o ex-prefeito disse que Lula não se arriscaria a colocar a sua colher num angu tão apimentado quanto este. Revelou que, num recente encontro com o ex-presidente em São Paulo, tratou especificamente do Recife entrando em detalhes sobre as razões que o levaram a romper, definitivamente, com o prefeito.
Por isso, de nada adiantaria Lula entrar neste momento na discussão da sucessão no Recife envolvendo diretamente a pauta João versos João. Está confirmado, portanto, que os dois Joãos, criador e criatura, não têm mais chances de uma reconciliação.
E quem se aventurar a forjar um ambiente nessa direção se dará muito mal. Político matreiro e maduro, Lula, evidentemente, não iria perder o seu tempo com uma pauta improdutiva, sem levar a lugar algum. Se Lula se convenceu disso, certamente este também deve ser o sentimento da direção nacional do PT, para que evite qualquer tentativa de intervenção no diretório municipal do Recife.
AGENDA DE VOVÔ– João Paulo não foi ao aeroporto, ontem, dar as boas vindas a Lula porque estava numa festa de despedida de uma das netas que mora na França. “Foi um almoço de vovô”, brincou, adiantando que não poderia se ausentar do compromisso familiar. Mas, o restante da programação do ex-presidente no Recife foi acompanhado atentamente pelo ex-prefeito. Hoje, ele, inclusive, estará no almoço no Arcádia que será oferecido ao líder petista.
Globo vê queimação - Deu, ontem, na coluna de Ilimar Franco, no O Globo, com o título “Queimada”: “O governador Eduardo Campos (PSB) está em campo para emplacar a mãe, e líder do PSB, deputada Ana Arraes, no TCU. Mas ela perdeu apoios na Câmara ao votar contra a emenda 164 ao Código Florestal, de autoria do PMDB”.

Algo no ar ou factóide? - O fato se aproxima um pouco de um factóide, mas circulou, ontem, durante a passagem de Lula pelo Recife, que o ministro do TCU, José Múcio Monteiro, renunciaria para se candidatar a prefeito do Recife numa composição com o PT. Com o seu afastamento, Ana Arraes chegaria mais fácil ao TCU, porque hoje lá já estão abrigados dois pernambucanos e isso estaria dificultando sua eleição.
Cara a cara - Tão logo desembarcou, ontem, no Recife, o ex-presidente Lula seguiu direto para um encontro reservado com o governador Eduardo Campos, com quem mantém uma relação de pai para filho, conforme ele próprio já revelou em palanque. Na pauta, o tratamento de Dilma dado a Pernambuco e a sucessão presidencial em 2014.
Ingrato e desleal - Numa dura ontem, o prefeito de Araripina, Lula Sampaio (PTB) classificou o deputado Raimundo Pimentel (PSB) de incoerente, ingrato e desleal. O neo-socialista rompeu com o prefeito e saiu atirando. Mas, não fosse o apoio de Sampaio, que deu  a Pimentel 11 mil votos, ele teria enfrentado dificuldades de se reeleger.

CURTAS
EUFORIA– Augusto César está animado com o acordo fechado com o deputado Sebastião Oliveira, principalmente depois de receber resultado de enquete no programa de Francys Maia, de Serra Talhada, de que o prefeito não elegeria seu sucessor sem o apoio de Sebastião.
NAS RUAS Em Caruaru, o vereador Diego Cantarelli (PSDB) colocou o seu bloco na rua uma semana após receber o sinal verde do presidente tucano Sérgio Guerra, para o partido ter candidato próprio a prefeito. Mas, Tony Gel ainda alimenta esperança de um entendimento.
CARNE NOVA – O presidente estadual do PSD, André de Paula, deve ser a grande surpresa do almoço que será movimentado, hoje, em torno do presidente Lula no Arcádia de Boa Viagem. Primeiro, pela sua ligação com o governador. Segundo, porque o PSD está na base de Dilma.

Nenhum comentário: