quinta-feira, 14 de julho de 2011

COLUNA POLITICA

         Só resta o PTB a João
O tempo vai passando e logo setembro chega sem que o deputado João Paulo defina o seu futuro partidário. Se o ex-prefeito tem de fato projeto para disputar as eleições do Recife em 2012, o caminho mais natural que lhe resta é o PTB, do senador Armando Monteiro Neto.
Ficar no PT na ilusão de que a sucessão de João da Costa terá uma interferência direta da direção nacional do partido, em Brasília, é apostar numa jogada de risco. Daqui para lá, o cenário tanto pode estar mais favorável ao prefeito ou pior. Em qualquer dos cenários, não é a João Paulo que o PT recorrerá para decidir o candidato, mas ao governador Eduardo Campos.
Há muito, para ser mais preciso desde que o socialista firmou sua liderança no Estado, o PT passou a condição de sublegenda do PSB. Eduardo não tolera nem confia em João Paulo. Aliás, ele, estrategicamente, por razões as mais óbvias possíveis, quer distanciamento do ex-prefeito, o único que, eleitoralmente, pode representar uma ameaça às suas pretensões de passar 20 anos no poder.
Com Armando, João Paulo fecha, sem dúvida, uma aliança poderosa e competitiva. Eleito – e as chances são muito grandes – em 2014 o ex-prefeito pode viabilizar, por tabela, a eleição de Armando para o Governo, num pleito desatrelado do governador. João e Armando traçam e discutem este cenário todos os dias. Resta saber se sairão do campo teórico para o prático.
ABANDONO– Maior reserva de gipsita do mundo e responsável pela produção e distribuição de 90% do gesso nacional, Trindade vive um tremendo abandono. Agência de banco oficial só existe uma para atender à grande demanda dos produtores – a do Banco do Brasil. Que, mesmo assim, só funciona por três horas. Sinal de televisão para a população acompanhar o que se passa no Estado não existe. Por isso, a cidade é uma ilha isolada dentro do próprio Estado.
Entre a versão e o fato - Neo-socialista, o deputado Raimundo Pimentel, ex-tucano de média plumagem, diz que não se sente desprestigiado por não ter indicado os diretores das gerências regionais de saúde e educação, porque o Governo fez as nomeações por critérios técnicos. Mas, bem que tentou com Graça Rúbia Falcão, sua aliada, que aparecia no topo da lista analisada pelo governador.
Nadou e morreu na praia - Por falar em Pimentel, no PSDB ele chiava muito, mas era mais prestigiado do que no PSB. Quer um exemplo mais atual? Perdeu para o vice-prefeito Alexandre Arraes o controle do diretório municipal de Araripina, sua principal base eleitoral. O deputado batalhou intensamente para ser ele próprio o cacique-mor em sua tribo de origem, mas fracassou.
Fatalidade no ar - Mais que lamentável o desastre aéreo ocorrido, ontem, em Boa Viagem, com uma aeronave da mais que pernambucana empresa NOAR, do empresário Vicente Jorge, sócio do deputado Inocêncio Oliveira em outros empreendimentos. Trata-se de uma fatalidade. Entre os sócios de Vicente, Douglas Cintra, suplente do senador Armando Neto.
Elefante branco - Empresa financiada pelo Prodepe, programa criado pelo Governo do Estado para levar indústrias ao Interior, a Maxx Amidos do Brasil Agroindústria, voltada para produtos tendo como matéria-prima a mandioca da região, virou um elefante branco. No inicio, não entrou em operação por falta de água encanada. Agora, as razões são desconhecidas.


CURTAS
OLHO NO SERTÃO– Vicente Jorge, da NOAR, proprietário do avião que caiu, ontem, em Boa Viagem, tem planos de abrir linhas comerciais para o Sertão, numa rota que incluiria, inicialmente, os municípios de Serra Talhada, Araripina e Petrolina.
BOMBARDEIO Na volta dos trabalhos na Alepe, o líder da oposição, Antônio Moraes, promete endurecer o discurso contra o Governo. Partiu dele denúncias pesadas, como a precariedade dos matadouros públicos, gestantes sem leitos e a crise no IML.
LAGOA – O PT de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, decidiu, ontem, em assembleia, que teve a participação da deputada Isabel Cristina, disputar a Prefeitura com candidato próprio. O nome mais cotado é o do secretário-geral do partido, Adauto Nogueira.

Nenhum comentário: