
A leitura política da Fiat
A mudança da Fiat de Suape para Goiana, antecipada, ontem, com exclusividade, pelo Diário de Pernambuco, mas negada em seguida pelo Governo, não se daria apenas por questões meramente de natureza logística, comercial e de estrutura. Pode ter implicações políticas, muito além da economia.
A montadora teria no Cabo um centro tecnológico e em Suape, distrito de Ipojuca, a fábrica. É bom lembrar que o prefeito do Cabo, Lula Cabral, é filiado ao PTB, partido do senador Armando Monteiro Neto, que, há pouco, deu um grito de independência ao recomendar a bancada trabalhista na Assembleia o voto contra a emenda da reeleição.
Retaliação à vista? Um fato pode não ter ligação alguma com o outro, mas em qualquer decisão há sempre um componente político, mesmo que as justificativas técnicas e de mercados possam ser compreensíveis e assimiláveis. Há quem possa lembrar que o governador não seria capaz de tomar uma decisão tão impactante imbuído de um espírito revanchista.
Mas, é muita estranha essa mudança e a matéria do jornalista Jorge Moraes é muito rica em detalhes. Oxalá não haja nenhuma implicação política, mas por que tal mudança de forma tão brusca? Só o Governo e a montadora podem dar as explicações necessárias e imprescindíveis, para que muita gente aliada ao Palácio das Princesas tire a pulga atrás da orelha.
QUEIMADO– O PR está indicando o senador Blairo Maggi (PR-MT) para suceder Alfredo Nascimento na pasta de Transportes, mas há resistências da parte da presidente Dilma, que gostaria de contar com um técnico. Maggi tem ligações profundas com o diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, o que seria um grande risco para o Governo, já que Pagot anda ameaçando contar tudo que sabe sobre as falcatruas da quadrilha que Dilma tirou dos Transportes.
Elefante branco -
As obras da transposição do São Francisco viraram um verdadeiro elefante branco. Terça-feira passada, todos os trabalhadores contratados no trecho de Petrolândia foram dispensados. E no trecho de Custódia, os donos de caminhões que transportam material para a Odebrecht estão há três meses sem receber seus pagamentos.
As obras da transposição do São Francisco viraram um verdadeiro elefante branco. Terça-feira passada, todos os trabalhadores contratados no trecho de Petrolândia foram dispensados. E no trecho de Custódia, os donos de caminhões que transportam material para a Odebrecht estão há três meses sem receber seus pagamentos.Daniel pode ficar no PV - Com a saída de Marina Silva, ontem, como ficará o PV de Pernambuco? Trombado com a direção estadual, o deputado Daniel Coelho aguarda apenas a posição que o presidente do diretório, Sérgio Xavier, tomará para decidir o seu futuro. Já Xavier acompanha Marina, mas tende a não deixar a Secretaria de Meio Ambiente. Procurado, não falou sobre o assunto.
Xô, usina! - De passagem por Itacuruba, o deputado Daniel Coelho (PV) constatou uma tremenda rejeição da população à ideia do Governo de instalar ali uma usina nuclear. “Se isso vier a ocorrer, haverá uma reação muita forte da comunidade”, previu. Itacuruba foi escolhida num estudo preliminar do Ministério de Minas e Energia.
Jarbas de fora -
O senador Jarbas Vasconcelos não vai mesmo participar, hoje, do encontro nacional do PMDB em Petrolina. Ali, diversas lideranças do PMDB governista e oposicionista discutirão as eleições de 2012 e outros temas, como reforma política. O anfitrião é o prefeito Júlio Lóssio. Dorany Sampaio representará o diretório estadual.
O senador Jarbas Vasconcelos não vai mesmo participar, hoje, do encontro nacional do PMDB em Petrolina. Ali, diversas lideranças do PMDB governista e oposicionista discutirão as eleições de 2012 e outros temas, como reforma política. O anfitrião é o prefeito Júlio Lóssio. Dorany Sampaio representará o diretório estadual.CURTAS
SULANCA– Cerca de 300 comerciantes de Caruaru visitaram, ontem, um terreno de 80 mil m², nas proximidades do Autódromo Internacional Ayrton, que deve ser ocupado como a nova feira da sulanca, que deixará o Parque 18 de Maio nos próximos anos.
OBRAS– De uma só vez, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, fará 300 obras. O maior conjunto de obras inclui a pavimentação de 261 ruas, a construção sete escolas e de oito unidades de saúde. Os investimentos ultrapassam a casa dos R$ 71 milhões.
CAMPANHA – Em ritmo de pré-campanha ao Planalto, o governador Eduardo Campos esteve na Paraíba falando sobre Pacto pela Vida e na próxima semana já tem agenda no eixo Rio-São Paulo. E ainda diz que não está de olho no Palácio do Planalto
Nenhum comentário:
Postar um comentário